8 estágios comuns de desenvolvimento familiar

Quer percebamos ou não, cada família experimenta o desenvolvimento da maturidade, assim como os humanos individualmente. Essa condição também é conhecida como o estágio de desenvolvimento familiar, que pode ser amplamente dividido em oito fases. O estágio de desenvolvimento familiar é um desafio emocional e intelectual que a família deve enfrentar. Uma família se desenvolverá em termos de idade de casamento e também com a adição de novos membros por meio da presença de descendentes. Os membros da família devem aprender Habilidades em cada estágio do desenvolvimento familiar. O problema é que nem todas as etapas da família podem ser passadas sem problemas, principalmente se houver situações que sobrecarreguem a família, como problemas financeiros, doenças crônicas que atingem os membros da família, até a morte.

Conhecer as etapas de desenvolvimento familiar

A fase de desenvolvimento familiar começa quando o casal inicia uma nova vida no casamento e termina quando entra na categoria de idoso. Em detalhes, a seguir estão os estágios de desenvolvimento familiar de acordo com Duvall (um psicólogo) que quase todas as famílias no mundo passam:

1. O estágio de um casal e não tem filhos (família começando)

Nesse estágio, homens e mulheres farão ajustes mútuos à natureza de cada indivíduo que acabou de se casar. As tarefas de desenvolvimento nesta fase são:
  • Promover relacionamentos íntimos e satisfatórios
  • Discuta a visão e missão da família, incluindo planos de ter filhos ou adiá-los
  • Mantenha boas relações com cada família, marido e mulher.

2. Estágio de nascimento do primeiro filho (família grávida)

Este estágio ocorre quando o marido e a esposa estão esperando o primeiro filho. Este estágio de desenvolvimento familiar durará até o nascimento da criança e até os 30 meses de idade. As tarefas de desenvolvimento nesta fase são:
  • Preparando-se para ser pai
  • Adaptando-se seguindo o papel de um novo pai
  • Mantenha um relacionamento satisfatório com seu parceiro.

3. Famílias com crianças em idade escolar (famílias com pré-escolares)

Esta fase do desenvolvimento familiar começa quando a criança tem de 2,5 a 5 anos. Nesta fase, algumas famílias também estão começando a ter um segundo filho, então os pais devem dividir seu foco entre preparar as necessidades de seus filhos na escola e as necessidades de seu segundo filho, que ainda é um bebê. Nesta fase, seus deveres como pai são:
  • Garantindo a segurança de cada membro da família
  • Ajudando as crianças a se socializarem
  • Adapte-se aos recém-nascidos enquanto atende às necessidades de outras crianças
  • Manter relacionamentos saudáveis, tanto dentro da família quanto com a comunidade
  • Compartilhamento de tempo para indivíduos, casais e crianças.

4. Famílias com crianças em idade escolar (famílias com crianças)

Este estágio familiar é indiscutivelmente o estágio mais ativo de desenvolvimento. Atualmente, o filho mais velho terá de 6 a 12 anos com atividades ocupadas, assim como os pais que deverão trabalhar ou realizar atividades com agenda própria. A tarefa dos pais nesta fase é semelhante à do quarto estágio, por exemplo, ajudar os filhos a se adaptarem ao ambiente e a manterem a intimidade com seus parceiros. Enquanto isso, outra tarefa adicional é se preparar para as crescentes necessidades e custos de vida.

5. Famílias com adolescentes (famílias com adolescentes)

Os adolescentes aqui são crianças com idades compreendidas entre os 13 e os 19-20 anos. Esse estágio de desenvolvimento familiar pode ser mais curto se o primeiro filho adolescente decidir morar separado dos pais, por exemplo, recebendo educação fora da cidade. Além de manter a harmonia familiar, este estágio de desenvolvimento familiar também desafia os pais a construir uma boa comunicação com seus filhos. Os pais devem dar liberdade aos filhos, mas também dar responsabilidades de acordo com a idade e a capacidade da criança.

6. Famílias com filhos adultos (famílias de centro de lançamento)

Este estágio de desenvolvimento familiar começa quando o primeiro filho decide deixar a casa dos pais. Portanto, os pais têm a tarefa de ajudar os filhos a serem independentes, enquanto reorganizam seu papel na casa com os demais membros da família.

7. Família de meia idade (famílias de meia idade)

Esta fase familiar entra no período final quando o último filho saiu de casa ou os pais estão se aproximando da aposentadoria. Nesta fase, sua principal tarefa é manter a saúde com um estilo de vida saudável, alimentação balanceada, exercícios regulares, curtir a vida, mantendo a harmonia com seu parceiro.

8. Família de idosos

Finalmente, o estágio de desenvolvimento familiar entrará na categoria de velhice quando o marido e a esposa se aposentam até que um deles morra. É nessa época que o marido e a esposa têm a tarefa de cuidar um do outro e de manter boas relações com os filhos e as comunidades sociais. Quando o estágio de desenvolvimento familiar não foi alcançado, descubra sobre as tarefas de desenvolvimento familiar não cumpridas e os obstáculos que explicam por que essas tarefas não foram cumpridas. [[Artigo relacionado]]

Manter uma família harmoniosa

Passar pelos estágios de desenvolvimento familiar certamente nem sempre é fácil. Podem ocorrer vários conflitos. Para manter uma família harmoniosa, o seguinte deve ser feito:
  • Comunicar
  • Priorizar família
  • Respeito mútuo
  • Compartilhando histórias
  • Passar tempo juntos
  • Apreciar uns aos outros
  • Ajuda mútua
  • Lide bem com os problemas.
Ter uma família harmoniosa pode criar felicidade juntos para que a vida seja mais bela.

Notas de SehatQ

Os oito estágios de desenvolvimento familiar acima são geralmente ultrapassados ​​pela maioria das famílias na Indonésia. Ao compreender esses estágios, espero que você possa passar por eles mais preparado no futuro.