Compreender as funções dos álvéolos que são importantes para os pulmões

A função dos alvéolos pode ser comparada à frase "pequenas pimentas". Que seja pequeno, a função dos alvéolos no sistema respiratório é muito grande. Sua forma pequena, parece que não é comparável à sua função, que é realmente necessária para você. Os alvéolos são pequenos sacos de ar que são o trabalho da respiração. O formato é muito pequeno, tornando os alvéolos microscópicos (algo que não pode ser visto diretamente, deve-se usar uma ferramenta). Mesmo assim, é importante reconhecer a função dos alvéolos, para que você possa cuidar melhor deles, para a saúde do aparelho respiratório.

Qual é a função do alvéolo?

Cada pessoa possui cerca de 480 milhões de alvéolos no corpo. Existem 170 alvéolos em cada 1 milímetro cúbico de tecido pulmonar. Eles estão todos localizados nas extremidades dos tubos brônquicos. Quando você inspira, os alvéolos se expandem para absorver o oxigênio. Quando você expira, os alvéolos encolhem e liberam dióxido de carbono. Esta é uma das principais funções dos alvéolos. Os alvéolos são onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono. Do alvéolo, o oxigênio é transportado por todo o corpo através do sangue e o dióxido de carbono é expelido pela respiração. Esta é a principal função dos alvéolos. O oxigênio que você respira se espalha através dos alvéolos e capilares (os menores vasos sanguíneos) para o sangue. Enquanto isso, o dióxido de carbono que você inala flui dos capilares para os alvéolos, sobe para os brônquios e sai pela boca. Como o revestimento é muito fino, os alvéolos realizam a troca gasosa neles muito rápido.

Células alveolares

Os próprios alvéolos consistem em duas células distintas, a saber, pneumócitos do tipo I, que são responsáveis ​​pela troca de oxigênio e dióxido de carbono, e pneumócitos do tipo II, que reparam o revestimento alveolar danificado e secretam surfactantes (moléculas que possuem grupos polares e apolares ) Além disso, também existem células imunológicas chamadas macrófagos alveolares. Sua função é considerada como um "caminhão de lixo" para transportar e descartar células mortas, bactérias, até pequenas partículas, que não são devidamente filtradas pelos cílios ou muco do trato respiratório superior.

Fatores que prejudicam a função alveolar

A função dos alvéolos, o pequenino que tem muitas contribuições para isso, pode ser "perturbada" por diversos fatores, que vão desde o hábito de fumar, várias doenças, envelhecimento, até a poluição. O que pode prejudicar a função dos alvéolos?

1. Hábitos de fumar

Fumar pode irritar seus bronquíolos e alvéolos. Além disso, fumar também prejudica o revestimento dos pulmões. O dano causado pelo fumo é cumulativo. A exposição à fumaça do cigarro por anos pode lesar o tecido pulmonar, de modo que a função dos alvéolos não consegue processar o oxigênio e o dióxido de carbono com eficiência.

2. Poluição

Poluentes internos, como fumaça de cigarro, poeira, mofo, produtos químicos, rádon ou amianto, podem danificar os pulmões e agravar doenças pulmonares existentes. Poluentes externos, como emissões de automóveis ou fábricas, também são prejudiciais aos pulmões

3. Doença

Algumas doenças, como asma, câncer de pulmão, pneumonia (uma infecção pulmonar causada por bactérias, fungos ou vírus), fibrose pulmonar idiopática (espessamento e destruição das paredes ao redor dos alvéolos), doença pulmonar obstrutiva crônica (obstrução do fluxo de ar dos pulmões ) pulmões).

4. Envelhecimento

O processo natural de envelhecimento pode desacelerar o sistema respiratório. Isso pode ser caracterizado por capacidade pulmonar reduzida e fraqueza dos músculos do peito. Os idosos também tendem a ser mais suscetíveis à pneumonia, tanto por bactérias quanto por vírus. Existem várias maneiras de melhorar a saúde dos alvéolos e dos pulmões, como fazer exames regulares de saúde, evitar o hábito de fumar, manter um sistema imunológico forte (por meio de vacinas), seguir uma dieta saudável (frutas, vegetais, fontes de proteína), e exercite-se regularmente.

Manter a função do alvéolo de maneira otimizada, mantendo a saúde pulmonar

Ao manter a função dos alvéolos, você pode fazer isso mantendo a saúde pulmonar. Veja como manter a saúde pulmonar e a função alveolar de acordo com: American Lung Association.
  • Não fume. Se você é fumante, pare de fumar porque fumar é a principal causa de doenças pulmonares.
  • Evite a possibilidade de se tornar um fumante passivo que pode ocorrer.
  • Reduza a exposição à poluição do ar externo.
  • Mantenha a higiene das mãos e do corpo para que não sejam suscetíveis aos vírus respiratórios.
  • Evite aglomerações durante a temporada de gripe.
  • Tome vacinas contra gripe e pneumonia
Essas são algumas coisas que você pode fazer para maximizar a função alveolar, mantendo seus pulmões saudáveis.

Notas de SehatQ

Essas são as várias funções dos alvéolos que são muito importantes para o nosso corpo. Nunca subestime a saúde do sistema respiratório com seus milhões de alvéolos. O sistema respiratório é muito importante para estudar, para que você possa saber o que está acontecendo nos pulmões. [[artigos relacionados]] Além de fazer os métodos acima, para melhorar a saúde da função dos alvéolos e pulmões, é uma boa ideia ir ao médico para uma consulta, especialmente se você tiver queixas que são sentidas ao redor do seu peito.