Menu de dieta ceto fácil e prático para iniciantes

Ter um corpo ideal é certamente o sonho de todos. Quando você sente que está acima do peso, a dieta geralmente é a primeira escolha para superar o problema. Existem vários tipos de dietas que você pode fazer, uma das quais atualmente popular é a dieta cetogênica ou cetogênica. A dieta cetônica não é benéfica apenas para a perda de peso, porque essa dieta também tem vários outros benefícios à saúde. As opções de alimentos para o menu da dieta cetônica também são muito diversas, portanto, não é muito difícil para os iniciantes.

Dieta ceto para iniciantes

A dieta cetônica é uma dieta com baixo teor de carboidratos e gorduras. Essa dieta é feita reduzindo a ingestão de carboidratos e substituindo-os por gordura. Essa redução nos carboidratos faz com que o corpo entre em um estado metabólico natural chamado cetose, no qual o corpo produz gordura para ser processada em energia. Existem vários tipos de dieta cetônica que podem ser seguidos, a saber:

1. A dieta cetônica padrão

A dieta cetônica padrão é uma dieta com baixo teor de carboidratos, proteína moderada e alta gordura. Essa dieta é feita com o consumo de 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos. Este tipo de dieta cetônica é a mais pesquisada e recomendada.

2. Ciclo de dieta cetônica

Esta dieta é feita com 5 dias de ceto padrão e 2 dias de alto teor de carboidratos. Esta dieta é feita principalmente por atletas ou fisiculturistas.

3. A dieta ceto-alvo

Essa dieta permite que você adicione carboidratos à sua dieta na hora do exercício físico. Normalmente essa dieta é realizada por atletas.

4. Dieta rica em proteínas ceto

Esta dieta é semelhante à dieta ceto padrão, mas é rica em proteínas. Isso é feito consumindo 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos. Geralmente, as opções de dieta cetônica recomendadas para iniciantes são a dieta cetônica padrão e a dieta cetônica rica em proteínas. A dieta cetônica é uma forma eficaz de perder peso e um fator de risco para doenças. Com base em pesquisas, o fato é que a dieta cetônica é muito superior à geralmente recomendada dieta com baixo teor de gordura. Além disso, essa dieta também mantém você satisfeito. Pessoas que seguem uma dieta cetônica perdem mais peso do que pessoas que seguem uma dieta com baixo teor de gordura.

Vários beneficiar dieta ceto

Além de perder peso, a dieta cetônica também é benéfica para o diabetes. O diabetes é caracterizado por alto nível de açúcar no sangue e comprometimento da função da insulina. A dieta cetônica pode ajudá-lo a se livrar do excesso de gorduras ruins, que estão intimamente relacionadas ao diabetes tipo 2, pré-diabetes e síndrome metabólica. O aumento da sensibilidade à insulina devido à dieta cetônica também pode fazer com que algumas pessoas com diabetes parem de tomar medicamentos para diabetes. Além disso, vários outros benefícios para a saúde da dieta cetônica incluem:
  • Doença cardíaca. A dieta ceto pode melhorar os fatores de risco de doenças cardíacas, como gordura corporal, níveis de colesterol HDL, pressão arterial e açúcar no sangue.

  • A dieta cetônica é usada no tratamento de vários tipos de câncer e para retardar o crescimento de tumores.

  • Doença de Alzheimer. A dieta cetônica pode reduzir os sintomas da doença de Alzheimer e retardar sua progressão.

  • A dieta cetônica é capaz de reduzir as convulsões em crianças epilépticas.
  • Mal de Parkinson. A dieta cetônica pode melhorar os sintomas da doença de Parkinson.
Embora útil, mais pesquisas são necessárias para provar os vários benefícios da dieta cetônica. [[Artigo relacionado]]

Menu de dieta ceto para iniciantes

Na dieta cetônica, você deve evitar o consumo de pães, alimentos e bebidas açucaradas, massas, vegetais ricos em carboidratos e certas frutas (banana, abacaxi, uva). Alimentos com gorduras prejudiciais à saúde, como margarina, óleo de milho e óleo de canola, você deve evitar. O mesmo ocorre com fast food e carnes processadas, como salsichas. Além disso, você também deve ficar longe de alimentos com corantes artificiais, conservantes e adoçantes.

Alimentos para comer na dieta ceto

  • Alimentos doces: refrigerantes, sucos de frutas, bolos, sorvetes, doces.
  • Grãos: produtos de trigo, massas, arroz, cereais.
  • Leguminosas: ervilhas, feijão, lentilhas, grão de bico.
  • Vegetais com raízes e tubérculos: Batatas, batatas-doces, cenouras.
Você também deve evitar álcool e produtos com baixo teor de gordura porque geralmente contêm carboidratos. Além disso, evite alimentos que contenham muitas gorduras prejudiciais à saúde, como a maionese, porque eles não são bons para a saúde.

Menu de dieta ceto recomendado

Depois de conhecer as restrições alimentares da dieta cetônica, você também precisa reconhecer os vários menus de alimentos recomendados nesta dieta. Aqui está o menu de dieta ceto para iniciantes que deve ser consumido:
  • Carne: Carne vermelha, bife, salsicha, frango.
  • Peixes gordos: salmão, atum, cavala.
  • Ovos: Ovos Omega 3.
  • Nozes e sementes: Amêndoas, nozes, sementes de abóbora, sementes de chia.
  • Óleos saudáveis: azeite de oliva, óleo de coco.
  • Frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos: folhas verdes, tomates, cebolas, pimentões, abacates.
Antes de fazer dieta, deve consultar primeiro o seu médico para saber se a sua condição o permite ou não seguir esta dieta. Além disso, ao aplicar a dieta cetônica, você também deve estar sob a supervisão de um nutricionista. O médico recomendará cardápios de alimentos que atendam às suas necessidades nutricionais.

Os riscos da dieta ceto para iniciantes

Ao iniciar a dieta cetônica, pode haver alguns riscos que seu corpo pode sentir como uma forma de adaptação. A maioria das pessoas que inicia a dieta cetônica apresentam alguns dos sintomas conhecidos como gripe cetônica. Os sintomas da ceto gripe que você pode sentir são:
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Tonto
  • Náusea leve
  • Difícil de se concentrar
  • Fácil ficar com raiva
Normalmente, esses sintomas desaparecem em uma semana porque o corpo é capaz de se adaptar à queima de gordura. A desidratação e a falta de sal devido à dieta cetônica são consideradas um fator desencadeante da gripe cetônica. Se você quiser reduzir os riscos potenciais, seria melhor seguir uma dieta cetônica reduzindo os carboidratos gradualmente ao longo de várias semanas. No entanto, com um início mais lento da dieta, é claro que você não obterá grandes resultados imediatamente. Para superar os sintomas causados ​​pela ceto gripe, você pode comer uma pequena tigela de caldo 1 a 2 vezes ao dia.