Paracetamol para dores de cabeça e como tomá-lo com segurança

O consumo de paracetamol para dores de cabeça é uma prática comum para muitas pessoas. Este tipo de medicamento é como o seu primeiro ajudante quando está com tonturas. Além disso, o paracetamol é muito fácil de adquirir nas grandes farmácias, sem ter de incluir uma receita médica. De acordo com os registros da Food and Drug Supervisory Agency (BPOM), existem mais de 100 marcas e variantes de paracetamol em circulação na Indonésia. Este medicamento também é conhecido como paracetamol e é amplamente utilizado para tratar indicações de dor leve a moderada, dor após a extração do dente e pirexia (febre). No entanto, o paracetamol não é um medicamento arbitrário que pode ser tomado sem a leitura das instruções de uso. Este medicamento tem efeitos colaterais dos quais você deve estar ciente, por isso é importante saber como usá-lo e a dosagem segura de acordo com sua idade e estado de saúde pessoal.

Paracetamol para dores de cabeça e fatos importantes

Evite o consumo excessivo de paracetamol O paracetamol é basicamente um analgésico e também um redutor de febre. Este medicamento é seguro para ser tomado por bebês a adultos sem receita médica, exceto para bebês menores de 3 meses e mulheres grávidas e lactantes, que só podem tomar paracetamol com base nas recomendações do médico. O uso de paracetamol para dores de cabeça também é relativamente seguro. No entanto, existem algumas coisas que você deve prestar atenção antes de tomar este medicamento, como:

1. Não exagere

A dose máxima de paracetamol para adultos é de 1.000 mg por dose (uma vez) ou 4.000 gramas por dia. O consumo excessivo de paracetamol pode causar danos ao fígado.

2. Não beba álcool

Se você bebe mais de 3 tipos de bebidas alcoólicas por dia, consulte seu médico antes de tomar paracetamol. Os médicos geralmente não recomendam que os alcoólatras consumam mais de 2.000 gramas de paracetamol por dia.

3. Evite se você tiver cirrose

Se você tem cirrose, deve evitar tomar paracetamol. Porque, Paracetamol tem o risco de agravar os danos ao fígado que sofreu cirrose.

4. Tenha cuidado ao combinar drogas

Alguns outros tipos de medicamentos (como remédios para tosse ou dor de dente) também contêm paracetamol em certas doses. Não é recomendado que você tome esses tipos de medicamentos simultaneamente sem consultar um médico, de modo a não overdose de paracetamol. Antes de tomar paracetamol para dores de cabeça, certifique-se de não ter alergia a esse tipo de medicamento. Para estar no lado seguro, primeiro consulte seu médico. [[Artigo relacionado]]

Existem efeitos colaterais em tomar paracetamol para dores de cabeça?

Como mencionado acima, tomar paracetamol para dores de cabeça é basicamente seguro, desde que não seja excessivo. BPOM disse que os efeitos colaterais do paracetamol são raros. No entanto, em alguns casos raros, efeitos negativos foram relatados, como:
  • Hipersensibilidade
  • erupção cutânea
  • Doenças do sangue (incluindo trombocitopenia, leucopenia e neutropenia)
  • Hipotensão
Além de não ser consumido em excesso, o paracetamol também não deve ser tomado a longo prazo sem a supervisão de um médico. Se você violar esta regra, pode sofrer intoxicação e danos ao fígado.

Como tomar paracetamol com segurança para dores de cabeça

Não aumente a dose sem consultar um médico. O paracetamol é geralmente administrado após as refeições, mas também pode ser tomado com o estômago vazio. Certifique-se de saber a dose de paracetamol em cada comprimido, porque os adultos só devem tomar um máximo de 4.000 mg de paracetamol em 24 horas. Um total de 4.000 mg pode ser dividido em um máximo de 4 doses (cada 1.000 mg por uma bebida). Certifique-se de dar a cada dose um intervalo de pelo menos 4 horas. Não aumente a dose de paracetamol sem consultar o seu médico, mesmo que a dor de cabeça não melhore ou piore. Não é permitido tomar mais de 1.000 mg por dose, mais de 4.000 mg por dia ou fazer um intervalo de menos de 4 horas por dose. Tomar paracetemol para dores de cabeça é mais eficaz quando sua condição não é muito grave. Se você esperar até que seus sintomas piorem, esses "medicamentos sem receita" como o paracetamol podem não ser mais capazes de ajudar, então você deve consultar um médico.

Notas de SehatQ

Se tomar paracetamol conforme recomendado não aliviar sua dor de cabeça em 3 dias, pare de tomá-lo e consulte um médico. Não demore a ir ao médico se a dor de cabeça piorar ou se seu corpo tiver outras reações após tomar paracetamol, como erupção na pele ou falta de ar. Para saber mais sobre como tomar paracetamol para dores de cabeça, você também pode consulte um médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.