A febre ou o calor corporal costumam aparecer quando uma pessoa tem problemas de saúde. A febre em si não é uma doença, mas um sintoma que surge como resultado de uma doença. Então, se você toma remédio para febre, o que passa é o sintoma, não a doença. Normalmente, a febre é um mecanismo que ocorre quando o corpo tenta combater uma infecção causada por bactérias, vírus, fungos ou outros componentes prejudiciais. Portanto, se a febre ainda estiver leve, os médicos geralmente não recomendam que você tome medicamentos para reduzir a febre imediatamente. Porque, o aumento da temperatura corporal é realmente útil para matar a causa da doença. No entanto, quando a temperatura corporal continua a subir e é acompanhada por vários outros sintomas que fazem você se sentir mal, o remédio para febre é considerado útil para prevenir convulsões e reduzir a gravidade dos sintomas.
Tipos de medicamentos contra a febre que podem ser adquiridos gratuitamente nas farmácias
Os medicamentos de venda livre contra a febre incluem paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e aspirina.
1. Paracetamol
O paracetamol, também conhecido como paracetamol, é um medicamento para reduzir a febre e também um analgésico. Este medicamento está disponível em várias preparações, desde comprimidos, cápsulas, pós a xaropes. O paracetamol é seguro para consumo por crianças com mais de 6 meses até adultos, mas é claro com diferentes doses. Você deve seguir as instruções de dosagem na embalagem e não tomar mais do que a dose recomendada. Em algumas pessoas, esse medicamento pode causar efeitos colaterais como:
- Enjoativo
- Jogar fora
- Insônia
- Alergia
- Coceira e vermelhidão
Se você é uma pessoa que toma regularmente outros medicamentos, tenha cuidado ao tomar paracetamol. Porque, este medicamento pode causar interações perigosas quando tomado junto com:
- Drogas para afinar o sangue, como a varfarina
- Tuberculose ou medicamento para tuberculose chamado isoniazida
- Medicamentos para apreensão, como carbamazepina e fenitoína
2. Ibuprofeno
Além de ser capaz de ajudar a reduzir o calor, esse medicamento também pode aliviar a inflamação ou inflamação e a dor no corpo. Este medicamento pode ser consumido por crianças a partir dos 6 meses de idade e adultos em diferentes doses. Mais importante ainda, siga sempre a dosagem listada na embalagem. Em geral, o ibuprofeno é seguro para consumo, embora para algumas pessoas possa causar efeitos colaterais na forma de dores de estômago. Portanto, é geralmente recomendado que você tome este medicamento após comer. Tenha cuidado ao tomar ibuprofeno se você também estiver tomando regularmente medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina. Este medicamento também não deve ser tomado junto com vários outros tipos de medicamentos, tais como:
- Celecoxib
- varfarina
- Ciclosporina, um medicamento que pode diminuir o sistema imunológico
- Diuréticos e outros medicamentos para hipertensão
3. Naproxeno
O próximo medicamento contra a febre é o naproxeno. Este medicamento só pode ser consumido por crianças a partir dos 12 anos. O uso de naproxeno para crianças menores de 12 anos deve primeiro consultar um médico. Assim como o ibuprofeno, o naproxeno também é uma classe de AINEs. Além de reduzir a febre, esse medicamento também pode aliviar a inflamação ou inflamação e reduzir a dor. Os efeitos colaterais do naproxeno são semelhantes aos efeitos colaterais do ibuprofeno, que podem causar problemas estomacais. Portanto, é aconselhável tomar este medicamento após comer.
4. Aspirina
Em comparação com outros AINEs, a aspirina tende a ser mais forte, por isso não deve ser tomada por crianças sem consultar um médico. Este medicamento só deve ser tomado sem receita por adultos com 18 anos ou mais. Além de causar dores de estômago, a aspirina também tem o potencial de causar efeitos colaterais mais sérios, como sangramento e úlceras estomacais. Assim como outras drogas, a aspirina também não escapa ao potencial de alergias. [[Artigo relacionado]]
Quando tomar remédio para febre e quando não é recomendado?
Conforme mencionado acima, o medicamento contra a febre não deve ser administrado imediatamente, uma vez que você ou o seu filho experimentem um aumento na temperatura corporal. Em primeiro lugar, você precisa medir a temperatura exata do corpo usando um termômetro. Depois de saber sua temperatura corporal, você pode seguir as seguintes diretrizes de tratamento de febre com base na idade:
• 0-3 meses
Se uma criança de 0-3 meses tiver febre, verifique a temperatura no reto ou ânus. Se a temperatura atingir 38 ° C ou mais, procure um médico imediatamente, mesmo que o aumento da temperatura corporal não seja acompanhado de outros sintomas.
• 3-6 meses
Para bebês de 3-6 meses, meça a temperatura retal da criança. Se a temperatura corporal aumentou do normal, mas não excedeu 38,9 ° C, você não deve dar remédio para febre primeiro. Deixe a criança descansar bastante e beber bastante água. Quando sua temperatura corporal ultrapassar 38,9 ° C, leve-o imediatamente ao médico.
• 6-24 meses
Em crianças com idade entre 6 e 24 meses, medicamentos contra a febre, como paracetamol e ibuprofeno, podem ser iniciados se a temperatura corporal atingir mais de 38,9 ° C. Chame seu médico imediatamente se a febre não diminuir 24 horas após tomar a medicação para baixar a febre.
• 2-17 anos
Em crianças com 2 a 3 anos de idade, meça a temperatura retal, enquanto em crianças com mais de 3 anos a temperatura pode ser medida por via oral. Se a temperatura corporal estiver ligeiramente acima do normal, mas não ultrapassar 38,9 ° C, não é necessário administrar remédio para febre. Nessa condição, deixe a criança descansar o suficiente e beber bastante água. No entanto, se a febre deixar seu filho muito desconfortável ou com dor, entre em contato com o médico imediatamente. Enquanto isso, se a temperatura corporal da criança estiver acima de 38,9 ° C, você pode dar paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno. Chame seu médico imediatamente se a febre não diminuir três dias após tomar a medicação para baixar a febre.
• Mais de 18 anos
Adultos cuja temperatura corporal aumenta, mas não ultrapassa 38,9 ° C, são aconselhados a descansar bastante e beber água. É aconselhável não tomar medicamentos contra a febre, a menos que a temperatura corporal tenha ultrapassado 38,9 ° C. Todos os tipos de medicamentos contra a febre mencionados acima podem ser consumidos por pessoas maiores de 18 anos. Se você toma mais de um tipo de medicamento, certifique-se de não tomar dois tipos de paracetamol ao mesmo tempo, como paracetamol para febre e remédio para tosse, ao mesmo tempo. Ligue para o seu médico imediatamente se a temperatura do seu corpo subir acima de 39,4 ° C. Também é aconselhável consultar um médico imediatamente se a febre não diminuir após três dias. Lembre-se de que o mecanismo do corpo para lidar com a febre pode ser diferente para cada pessoa. Em algumas crianças, uma temperatura corporal ligeiramente mais alta pode provocar convulsões. Assim, as orientações acima podem ser modificadas de acordo com a recomendação do médico ou a condição de cada pessoa.