O que são estereótipos e suas causas?

A maneira mais fácil de explicar o que é um estereótipo é uma suposição sobre alguém com base em experiências ou crenças anteriores. Se não forem controlados, os estereótipos podem realmente levar a atitudes discriminatórias. Na verdade, a existência desse tipo de pensamento é lugar-comum na mente humana. Isso é feito para classificar todas as informações ao redor.

Estereótipos

Os estereótipos costumam ser infundados e levam a coisas negativas sobre um determinado indivíduo ou grupo. Prejuízo Em última análise, é isso que influencia muito o modo como uma pessoa se comporta e interage. Na verdade, a maneira como uma pessoa age em relação a outra pode ser diferente. Eles não estão cientes de que estão sob a influência de seus pensamentos internos. Esse tipo de pensamento fará com que alguém pense que pessoas de certos grupos têm as mesmas características. Alguns tipos de estereótipos que ocorrem frequentemente são:

1. Racismo

O racismo é um estereótipo baseado na raça ou grupo nacional de uma pessoa. A forma mais comum de racismo é prejuízo com base na cor da pele. A razão é porque a cor da pele é o sinal mais óbvio da raça de uma pessoa. Na verdade, o racismo pode acontecer com pessoas da mesma cor de pele. Isso tem algo a ver com fatores de origem étnica. Aspectos da cultura, idioma e até roupas tradicionais também estão incluídos nisso.

2. Sexismo

Este é um tipo de estereótipo baseado no gênero. Mulheres e homens podem ser vítimas de sexismo. No entanto, a tendência é maior nas mulheres.

3. Discriminação de idade

Os estereótipos se formam contra alguém por causa de sua idade, seja jovem ou velho. O termo foi cunhado pela primeira vez por Robert Neil Butler em 1969 para descrever a discriminação contra pessoas mais velhas.

4. Preconceito contra os pobres (classismo)

Classismo é o tratamento diferenciado de outras pessoas com base em sua classe social. A existência desse estereótipo é feita para fortalecer sua posição dominante. Como resultado, pode haver um fosso cada vez maior entre ricos e pobres.

5. Nacionalismo

O nacionalismo é uma ideia e movimento que promove o interesse em um grupo de pessoas. Pessoas com esse tipo de pensamento se sentirão superiores em comparação com indivíduos de outras origens étnicas, religiosas e culturais.

6. Homofobia

Tratamento negativo de pessoas homossexuais, como lésbicas e gays. Esses estereótipos podem levar ao medo irracional, intolerância e ódio.

7. Estereótipos de religião

Existem muitos tipos de estereótipos contra certas religiões e crenças. A consequência desse tipo de pensamento é o tratamento diferenciado de determinada pessoa ou grupo, tende a ser negativo.

8. Xenofobia

Xenofobia é o medo ou ódio de estranhos. Uma pessoa não hesitará em ser cruel com pessoas que são diferentes de si mesma. [[Artigo relacionado]]

Como surgem os estereótipos?

O surgimento desse tipo de pensamento vem da maneira como os humanos processam as informações ao seu redor. Para processar o que está acontecendo ao seu redor, os humanos os colocam em várias categorias. Juntamente com experiências de vida, narrativas de outras pessoas e também crenças irão fortalecer essa suposição. Todos receberão um rótulo generalizado simplesmente porque pertencem a um determinado grupo. Além disso, há tantas informações que precisam ser digeridas de forma lógica, racional e com base em determinados métodos. Ser capaz de digerir informações rapidamente é uma coisa boa, mas é muito provável que cause mal-entendidos. Como resultado, essa é a origem dos estereótipos, o que é inevitável. Na verdade, um artigo em Current Directions in Psychological Science menciona que os estereótipos são uma necessidade psicológica básica quando uma pessoa se sente desconfortável com situações ambíguas ao seu redor.

Como reduzir estereótipos

Dado que o que é um estereótipo é fruto de uma mentalidade difícil de evitar, é necessário praticar a empatia por diferentes pessoas. Suponha que as diferenças sejam comuns. Desta forma, pode-se compreender melhor os outros. Além disso, algumas técnicas que podem ser usadas para reduzir os estereótipos são:
  • Procure apoio e crie consciência para rejeitar estereótipos
  • Aumente o contato com membros de outros grupos sociais
  • Conscientizar os outros da possibilidade de que os princípios podem mudar
  • Esforce-se para que as leis e regulamentos apliquem justiça a todos os grupos humanos
Para discutir mais como os estereótipos podem afetar a saúde mental das vítimas, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.