É impossível para um indivíduo se sentir energizado o tempo todo. Há momentos em que a energia está em seu ponto mais baixo, mas é necessária para se manter ativa. A solução? Escolha alimentos que contenham energia, como bananas para uma xícara de café. Os alimentos, como fonte de energia, geralmente contêm carboidratos, fibras ou proteínas. Tudo pode ajudar a aumentar a resistência. Como bônus, existem nutrientes na forma de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Tipos de alimentos como fonte de energia
Quando você se sentir cansado e letárgico mais tarde, tente escolher os tipos de alimentos abaixo como um impulsionador da energia:
1. Banana
Esta fruta amarela pode ser um impulsionador da energia que não precisa de ser cozinhada, pode ser comida na hora. Esta fruta rica em potássio contém carboidratos complexos, potássio e também vitamina B6. A combinação desses nutrientes pode ser uma fonte de energia.
2. Apple
Se você está procurando uma fruta que pode ser uma fonte de carboidratos e fibras, as maçãs estão no topo da lista. Em uma maçã de tamanho médio, existem 14 gramas de carboidratos, 10 gramas de açúcar e 2,1 gramas de fibra, principalmente na pele. Além disso, as maçãs também são uma fonte de antioxidantes. Quando consumido, o processo de digestão dos carboidratos torna-se mais lento, fazendo com que a ingestão das fontes de energia dure mais.
3. Abacate
Essa boa fonte de gordura certamente merece ser incluída na lista de alimentos como fonte de energia. Ele contém vitaminas B e fibras. Na verdade, cerca de 84% das gorduras boas podem otimizar a gordura do sangue para permanecer ótima. Assim, melhora a absorção de nutrientes. Na verdade, essas gorduras boas também podem ser armazenadas no corpo e usadas como fonte de energia. Não se preocupe com a perda de energia rapidamente porque o conteúdo de fibra pode manter a energia estável por um longo tempo.
4. laranja
O consumo de apenas uma laranja já atinge 106% da ingestão diária recomendada de vitamina C. Sem falar no teor de antioxidantes que podem proteger o organismo do estresse oxidativo, condição que deixa o corpo letárgico. Um estudo mostrou que 13 mulheres que consumiram 500 ml de suco de laranja e se exercitaram 3 vezes por semana sentiram seus músculos mais saudáveis. Isso foi observado após o período de estudo de 3 meses. Além disso, seu desempenho físico também está melhorando.
5. Morangos
Esta fruta vermelha também pode ser uma fonte de energia graças aos carboidratos, fibras e açúcares naturais que contém. Em uma xícara de morangos, contém 13 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibra e atendeu às necessidades diárias de vitamina C. Além disso, o conteúdo antioxidante dos morangos também pode fornecer a ingestão de energia, evitando que o corpo se sinta lento.
6. Café
Para os amantes do café, não há nada de errado em preparar uma xícara para restaurar a resistência. A cafeína nele entra rapidamente na corrente sanguínea e chega ao cérebro. A partir daí, a produção de hormônios
epinefrina que estimula o corpo e o cérebro também aumenta. Assim, não há nada de errado em programar o melhor horário para tomar o café para manter o foco. No entanto, não exagere porque os efeitos de beber muito café também são perigosos.
7. Água
A ingestão de água também é muito importante para o funcionamento das células do corpo, incluindo a produção de energia. Se você não ingerir líquidos suficientes, pode sofrer desidratação e outras complicações. Não espere ter sede para beber água, mas certifique-se de beber regularmente ao longo do dia. Ficou confuso com a quantidade de água que você consumiu? Basta ver a cor da urina como um dos indicadores. Não exagere também, porque beber muita água, especialmente em um tempo de jejum, também pode causar danos cerebrais.
8. Chocolate amargo
Conhecida como uma fonte superior de antioxidantes,
chocolate escuro É também um alimento que contém energia porque melhora a circulação sanguínea em todo o corpo. Também afeta a distribuição de oxigênio aos músculos e ao cérebro. Não só isso, fluxo sanguíneo suave após consumir
chocolate escuro Também ajuda a reduzir a fadiga mental e previne sua ocorrência
mudanças de humor.
9. Iogurte
Ficou confuso para determinar o que lanches saudáveis podem ser
impulsionadores de energia? O iogurte é uma boa escolha. O conteúdo de carboidratos no iogurte é formado a partir da lactose e da galactose. Quando entra no corpo, pode ser uma fonte de energia imediatamente pronta para ser usada. Além disso, o iogurte também é rico em proteínas, de modo que o processo de digestão dos carboidratos é mais demorado. Isso pode atrasar a liberação de açúcar no sangue. Em vez disso, escolha iogurte que não contenha adoçantes adicionados.
10. Edamame
Não apenas escolhido como um lanche dietético por ser baixo em calorias, o edamame também contém proteínas, carboidratos e fibras significativas. Em apenas 1 xícara de edamame, existem 27 gramas de proteína, 21 gramas de carboidratos e cerca de 12 gramas de fibra. Além disso, o edamame também contém vitaminas e minerais, como ácido fólico a manganês, que podem queimar energia. O ácido fólico atua com o ferro para combater a letargia e a anemia. Enquanto o manganês ajuda a criar energia a partir da digestão de carboidratos e proteínas. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
A escolha dos 10 alimentos que contenham energia acima é digna de ser uma opção quando o corpo se sente lento. Não precisa ser processado por muito tempo, mesmo a maior parte pode ser consumido imediatamente. Mas sempre ouça os sinais do corpo. Se a fadiga não for resolvida mesmo após você ter consumido alimentos e bebidas nutritivos, seu corpo pode precisar descansar mais. Verifique também se um ciclo de sono irregular é o gatilho. Para discutir mais sobre os sintomas de falta de energia do corpo,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.