Mecanismos de movimento reflexo que ajudam a proteger o corpo

Você já tocou acidentalmente em uma panela quente ou pingou água nos olhos ao lavar o cabelo? Em apenas uma fração de segundo, você certamente levantará a mão da panela ou piscará para evitar que a água entre em seus olhos. Esse é um exemplo de reflexo humano. Os movimentos reflexos em humanos ocorrem automaticamente. Quando você toca uma panela quente, sem ter que pensar antes de levantar a mão, o movimento ocorre de forma espontânea. Existem muitos tipos de reflexos em nosso corpo. Na verdade, esse movimento não ocorre apenas na parte externa do corpo, mas também nos órgãos internos.

Como ocorre a ação reflexa?

Em termos simples, os movimentos reflexos no corpo realmente ocorrem quando há estímulos ou estímulos recebidos por células nervosas ou neurônios em nosso corpo. Temperaturas altas ou gotículas de água entrando no olho são exemplos de estímulos. O estímulo será recebido pelos receptores nervosos como uma "mensagem" e a mensagem será transmitida aos neurônios sensoriais. Então, esses neurônios fornecerão informações aos músculos de que o calor deve ser evitado pelo movimento. Tudo isso aconteceu em menos de um segundo. Biologicamente, os movimentos reflexos que ocorrem no corpo humano estão intimamente relacionados às partes dos próprios neurônios. Os neurônios possuem três partes distintas que permitem que os sinais excitatórios sejam recebidos e percebidos pelo corpo, a saber:

• Dendritos

Os dendritos são parte das células nervosas cuja função é receber informações de sensores ou outras células nervosas do corpo.

• Axônio

A partir dos dendritos, a informação será transferida para o axônio, antes de entrar e sair da coluna vertebral, que é onde estão localizados os sistemas nervosos central e periférico humano.

• Terminações nervosas

A partir do sistema nervoso, a informação irá então para as terminações nervosas e então enviada para outros neurônios, chamados interneurônios ou neurônios motores. Finalmente, as informações serão transmitidas aos músculos, para que eles possam se mover para evitar possíveis danos aos tecidos.

Tipos de reflexos humanos

Em geral, os reflexos humanos são divididos em dois tipos, a saber, monossinápticos e polissinápticos. Mono significa um e poli significa muitos. Então, o que significa sináptico? As sinapses são espaços entre neurônios. Os neurônios sensoriais não estão ligados aos interneurônios e os interneurônios não estão ligados aos neurônios motores. Assim, a informação excitatória deve cruzar ligeiramente a sináptica para poder passar de um neurônio a outro. A seguir está uma explicação adicional dos tipos de reflexos humanos:

1. Movimentos reflexos monossinápticos

Os reflexos monossinápticos também são conhecidos como reflexos simples. Chamado de monossináptico, porque a informação excitatória que entra nos neurônios sensoriais só pula uma sináptica, para poder ir diretamente ao neurônio motor que então passará essa informação ao músculo. O exemplo mais simples de ação reflexa é o reflexo do joelho, com o seguinte mecanismo reflexo:
  • Quando você atinge a parte inferior do joelho, sua perna vai balançar automaticamente para a frente.
  • Quando o joelho é atingido de leve, o golpe será absorvido pelos receptores como estímulos que precisam ser processados.
  • O receptor então encaminhará esta mensagem para o neurônio sensorial.
  • Nos neurônios sensoriais, como de costume, essa mensagem será processada por três partes do neurônio, a saber, dendritos, axônios e terminações nervosas.
  • Então, após os neurônios sensoriais, essa mensagem salta diretamente para os neurônios motores.
  • A partir dos neurônios motores, essas mensagens são enviadas diretamente aos músculos. É por isso que suas pernas balançam para a frente.

    Esse salto único de um neurônio sensorial para um neurônio motor é denominado monossináptico.

2. Movimentos reflexos polissinápticos

Os reflexos polissnápticos também são conhecidos como reflexos complexos. Se no monossináptico, as mensagens ou estímulos saltam apenas uma vez para chegar ao neurônio motor, no polissináptico, o neurônio deve saltar mais de uma vez. Porque, a partir dos neurônios sensoriais, as mensagens não vão diretamente para os neurônios motores, mas devem primeiro passar pelos interneurônios, assim como por outros neurônios. Por exemplo, quando seu pé direito acidentalmente pisar em um objeto pontiagudo, ele se levantará automaticamente. No entanto, o pé esquerdo ficará automaticamente em silêncio, para manter o equilíbrio corporal. Porque, se ambos forem levantados, é claro que você vai cair. Para ser capaz de controlar entre os pontos reflexogênicos do pé esquerdo e do pé direito, é necessário mais de uma sináptica. No mundo médico, exemplos desse movimento reflexo também são conhecidos como reflexo extensor cruzado. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O papel dos reflexos como um dos mecanismos de proteção do corpo, é claro, precisa ser mantido. Se você notar que seus reflexos estão sendo alterados recentemente, consulte um médico imediatamente. Porque, isso pode indicar um distúrbio nas células nervosas do seu corpo.