7 tipos de dispositivos anticoncepcionais que não engordam

Não são poucas as mulheres que se recusam a usar dispositivos de planejamento familiar por medo de ganhar peso depois. Sim, o mito do planejamento familiar parece estar profundamente arraigado na vida cotidiana. Isso faz com que muitas mulheres procurem tipos de dispositivos de planejamento familiar que não as engordam. Na verdade, do ponto de vista científico, nunca houve um dispositivo anticoncepcional que comprovadamente deixasse a usuária mais gorda do que antes. Portanto, antes de saber que tipo de dispositivo anticoncepcional não engorda, é bom entender os fatos científicos que podem refutar esses mitos.

Usar controle de natalidade não faz você ganhar peso, aqui está o porquê

Na verdade, as pílulas anticoncepcionais não desencadeiam o ganho de peso. Até agora, ainda há muitas pessoas que pensam que o uso de anticoncepcionais pode fazer uma mulher ganhar peso. Isso faz com que muitas mulheres hesitem em usá-lo. No entanto, isso é apenas um mito. O surgimento desse mito, na verdade, não é sem base. Porque, por volta da década de 1960, quando a pílula anticoncepcional acabou de ser inventada, a opção anticoncepcional continha níveis muito elevados dos hormônios estrogênio e progesterona. Enquanto isso, altas doses de estrogênio podem causar ganho de peso, aumentando o apetite e retendo água no corpo. Portanto, as pílulas anticoncepcionais antigas podem de fato causar ganho de peso. No entanto, a composição das pílulas anticoncepcionais hoje é diferente. Os hormônios estrogênio e progesterona ainda são usados ​​nele, mas em doses muito menores. Portanto, não causará ganho de peso significativo como antes. Mesmo que haja ganho de peso, a quantidade geralmente não é muito e ocorre devido à absorção prejudicada de fluidos no corpo, e não devido ao acúmulo de gordura. Normalmente, isso só acontecerá nas primeiras semanas após o consumo e não durará muito.

Não hormonal, este é um tipo de dispositivo de planejamento familiar que não engorda

DIU ou contracepção espiral é um método anticoncepcional não hormonal. Se ainda não tiver certeza sobre como tomar pílulas anticoncepcionais e ainda quiser procurar um dispositivo anticoncepcional que definitivamente não desencadeie o ganho de peso, você pode escolher outra alternativa, a saber controle de natalidade não hormonal. Aqui estão os tipos.

1. DIU

O DIU ou contracepção em espiral é atualmente a escolha de muitas mulheres na Indonésia. Além de ter uma alta taxa de sucesso, esse controle de natalidade não usa hormônios para prevenir a gravidez. O DIU pode prevenir a gravidez por até 10 anos. Este tipo de KB é realmente mais prático e pode ser removido e instalado conforme desejado. Por exemplo, se você usa anticoncepcional em espiral há 4 anos e deseja ter mais filhos, o dispositivo pode ser removido pelo médico e colocado novamente em uma data posterior.

2. Preservativos

Outra forma muito simples é usar preservativo durante a relação sexual. Não só os homens, mas também as mulheres têm preservativos especiais que podem ser usados. Além de prevenir a gravidez, o uso de preservativos também pode prevenir a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST). A taxa de sucesso dos preservativos masculinos na prevenção da gravidez é de cerca de 85% e dos femininos é de 79%.

3. Espermicida

Espermicidas são substâncias que bloqueiam o movimento dos espermatozoides em direção ao útero. O espermicida está disponível na forma de gel ou creme que é aplicado na vagina, imediatamente antes da relação sexual. Em comparação com outros tipos de contracepção, a taxa de falha dos espermicidas é alta, de 28%. No entanto, se usado em conjunto com outros anticoncepcionais, esse número continuará diminuindo. Capa cervical, um anticoncepcional que não engorda (fonte da foto: clínica mayo)

4. Capa cervical

Capa cervical é um tipo de bolsa feita de silicone que pode ser colocada na vagina para prevenir a gravidez. O uso desta ferramenta geralmente deve ser acompanhado de um espermicida. Quando usado pela primeira vez, capa cervical deve ser instalado por um médico. Em seguida, ele pode ser removido e usado sozinho por até dois anos. Taxa de falha capa cervical é de cerca de 14% nas mulheres que nunca deram à luz e cerca de 28% nas que deram à luz.

5. Diafragma

O diafragma também é um tipo de dispositivo de controle de natalidade que não engorda. Com o formato de uma tigela, este dispositivo é feito de silicone e evita a gravidez, bloqueando a entrada do esperma na parede uterina. A primeira instalação deve ser feita por um profissional de saúde. Mas então, você mesmo pode instalar e remover. Freqüentemente, o uso de um diafragma também é acompanhado pelo uso de espermicidas.

6. Espuma especial

A forma como esse tipo de planejamento familiar funciona é quase igual à do capuz cervical ou do diafragma. No entanto, o material é feito de espuma com espermicida. A espuma também é colocada na vagina e a taxa de sucesso é bastante elevada, que gira em torno de 91%. No entanto, quando usado em mulheres que já deram à luz, a taxa de sucesso cai para cerca de 76%.

7. Esterilização

A esterilização é um método permanente de contracepção. Este procedimento é realizado cirurgicamente e pode ser realizado por homens e mulheres. Nas mulheres, o procedimento é denominado laqueadura tubária (tubectomia), enquanto nos homens é denominado vasectomia. Com tantas opções, espera-se que você não se confunda mais ao procurar um dispositivo anticoncepcional que não engorde. Converse com seu médico sobre o tipo que melhor se adapta à sua condição, bem como as vantagens e desvantagens de cada método. [[artigo relacionado]] A contracepção hormonal e não hormonal não causa ganho de peso significativo. Se depois de tomar pílulas anticoncepcionais regularmente ou instalar outros anticoncepcionais, você sentir uma reclamação, consulte imediatamente um médico.