Primeiros socorros para pernas torcidas ou entorses

Quando uma perna é torcida ou torcida, existem várias medidas de primeiros socorros que você pode tomar, desde comprimi-la com gelo, envolvê-la com uma bandagem e tomar medicamentos para aliviar a dor. Essa lesão deve ser tratada imediatamente nas primeiras 72 horas após a entorse. Não é aconselhável massagear uma perna torcida devido ao risco de agravar a condição. Portanto, após fazer os primeiros socorros, verifique imediatamente a condição com o médico para obter mais tratamento.

Medidas de primeiros socorros para pés torcidos ou torcidos

Uma perna torcida precisa descansar primeiro. Diz-se que uma pessoa tem um pé torcido ou torcido quando um ou mais ligamentos do tornozelo são puxados ou rompidos. Essa condição faz com que o paciente sinta dor e inchaço na área da lesão, dificultando o movimento ou a marcha do tornozelo. A pele na área torcida também pode ficar vermelha ou machucada e quente ao toque. O principal objetivo dos primeiros socorros para entorses é reduzir a dor e o inchaço. Você também deve se certificar de que os ligamentos do tornozelo torcido não piorem. como?

1. Não mova a perna machucada

Imediatamente após uma entorse ou entorse, não mova a perna lesada. Principalmente tentando andar. Tanto quanto possível, limite seus movimentos por 24 a 48 horas após a lesão. Se você tiver que mudar de posição, peça a outra pessoa para apoiá-lo. Você também pode usar dispositivos auxiliares, como bengalas ou muletas, para se mover.

2. Aplicar compressa fria

Não comprima a área torcida com água morna nem aplique bálsamo para os músculos nas primeiras 24 horas. Ambas as etapas podem realmente causar inchaço. Em vez disso, use uma bolsa fria de cubos de gelo cobertos com uma toalha ou pano. Você também pode usar uma compressa fria instantânea que pode comprar na loja mais próxima ou algo frio (como carne congelada ou vegetais congelados que ainda estão embrulhados). Você pode continuar a comprimir a área lesada por 15-20 minutos e repetir isso de três a cinco vezes ao dia até que a dor e o inchaço sejam reduzidos. É importante não aplicar os cubos de gelo diretamente na pele. Isso ocorre porque essa etapa tem o potencial de aumentar o risco de desenvolver ulcerações por frio. Queimadura por frio ). O levantamento do tornozelo torcido deve ser feito como primeiros socorros

3. Levante o tornozelo torcido

Após a compressa, levante lentamente os tornozelos e posicione-os acima do coração ao se deitar. Insira almofadas para apoiar os calcanhares. Você também pode aplicar esta etapa sentado. Tente colocar a perna lesada de forma que fique paralela ou acima da cintura.

4. Tala a parte torcida

Se possível, imobilize a área torcida para limitar o movimento do tornozelo. Para fazer isso, comece enrolando uma bandagem elástica entre os dedos dos pés. Em seguida, envolva as solas dos pés e suba em direção ao calcanhar até os tornozelos. Cada camada da bandagem deve cobrir pelo menos metade da bandagem anterior. Certifique-se de envolver o tornozelo alguns centímetros acima da área lesionada e que nenhuma pele seja visível. Também preste atenção para que o curativo não esteja muito apertado para que o fluxo sanguíneo não seja bloqueado e provoque dor.

5. Tome medicação para dor

Você também pode tomar antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno, para o alívio da dor. No entanto, o uso deste tipo de medicamento deve ser consultado primeiro com um médico, especialmente se você tiver certas condições médicas ou alergias. Para algumas pessoas, uma forma de primeiros socorros a entorse é a massagem. Mas isso não se justifica no mundo médico. Se você quiser manter a massagem, recomendamos adiar para depois de 72 horas. Esta etapa visa prevenir um inchaço mais grave. Também certifique-se de pedir a um fisioterapeuta profissional para massagear a área lesada, e não a um massagista tradicional. [[Artigo relacionado]]

O que acontece se uma entorse de tornozelo não for tratada adequadamente?

Se uma torção no pé não for tratada adequadamente, pode levar a doenças crônicas. As entorses ou distensões costumam ser consideradas triviais e subestimadas. Mas essa condição simples também pode levar a complicações se você não receber a ajuda certa. Começando com dor crônica (de longo prazo) no tornozelo, desequilíbrio articular e aparecimento de artrite ou inflamação articular no tornozelo. Para minimizar o risco dessas complicações, você deve realmente prestar atenção ao processo de cicatrização do pé torcido que está ocorrendo. Normalmente, essa condição vai curar em uma a seis semanas. Depois de realizar os primeiros socorros à entorse, sempre consulte e verifique o estado de sua lesão com o médico. Por menor que seja a lesão, a possibilidade de complicações ainda existe. Portanto, manuseie-o com cuidado e corretamente para que não haja arrependimentos no futuro.