10 razões para a dor nas nádegas insuportável

Claro, ninguém gosta de sentir dor no bumbum que, se não for controlada, pode interferir nas atividades. Embora a dor nas nádegas geralmente diminua por conta própria, é claro que há uma razão para as nádegas doerem. Uma parte do corpo que está sujeita a lesões são as nádegas. É por isso que a dor nas nádegas é um problema comum para muitas pessoas. Há momentos em que o gatilho é fácil de detectar, como quando alguém acaba de cair ou se machucar. [[Artigo relacionado]]

Sintomas de nádegas doloridas

Às vezes, as pessoas não percebem imediatamente a dor nas nádegas porque ela está localizada nas costas. Além disso, as nádegas também são compostas principalmente de gordura e músculo glúteo, por isso são frequentemente consideradas menos propensas a lesões. Para identificá-lo, alguns sintomas de nádegas doloridas que você pode reconhecer incluem:
  • Os pés estão fracos ou dormentes
  • Difícil de segurar a urina
  • Dor que não vai embora
  • Sensação de ser esfaqueado
  • Febre 40 graus Celsius
  • A dor só é sentida ao caminhar
  • A dor torna o movimento mais limitado ou difícil de defecar

Causas de dor no bumbum

Não é menos importante saber o que provoca dor no bumbum. Às vezes, o gatilho é óbvio, ou seja, quando você apenas caiu ou bateu em algo. Algumas outras causas de nádegas doloridas são:

1. Hematomas

A coisa mais comum que causa dor nas nádegas são hematomas. Suas características são que a pele fica com uma coloração preto-azulada porque os vasos sanguíneos capilares próximos à superfície da pele estão rompidos. Os hematomas cicatrizam gradualmente conforme a cor fica mais clara e desaparece gradualmente. Esses hematomas podem ocorrer se você cair ou for atingido por algo durante atividades, especialmente esportes. Às vezes, hematomas são acompanhados de dor na área machucada.

2. Lesão muscular

Existem três tipos de músculos encontrados nas nádegas, nomeadamente os músculos glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Se você alongar com muita força, poderá lesionar um desses músculos. A consequência é dor, inchaço ou rigidez nas nádegas que torna difícil movê-las. As causas das lesões musculares são geralmente muito exercício, raramente aquecendo ou fazendo movimentos na posição errada. Isso pode desencadear tensão muscular ou espasmos musculares.

3. Dor ciática

Na verdade, a ciática não é uma condição, mas um sintoma. Este é um sintoma quando uma pessoa sente forte dor ao longo do nervo ciático. Esse nervo vai da parte inferior das costas, passando pelas nádegas, até as pernas. Normalmente, a dor ciática ocorre porque há um nervo comprimido no caminho do nervo pélvico. Essa dor geralmente ocorre em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. As pessoas que apresentam essa condição também costumam sentir ciática.

4. Bursite

A próxima causa de dor nas nádegas é a bursite, que é a inflamação da bursa. Esses são bolsões de lubrificante que estão presentes ao redor das articulações. Sua função é como uma almofada que reduz o atrito entre os tendões e os ossos. Essa condição pode causar dor ao sentar ou deitar, dor que se irradia para a parte posterior da coxa, inchaço e vermelhidão da pele. A bursite geralmente ocorre em pessoas cuja profissão requer sentar por longos períodos de tempo.

5. Hérnia de disco

Outra condição que desencadeia dor nas nádegas é a hérnia de disco, que ocorre quando a almofada de borracha entre os ossos nas costas muda. Quando essa condição afeta as costas, é provável que você sinta dores nas nádegas. Além disso, o paciente também sentirá entorpecimento, formigamento e fraqueza. Assim como a bursite, essa condição ocorre com frequência em pessoas idosas.

6. Doença degenerativa do rolamento elástico

Conforme a pessoa envelhece, as almofadas elásticas (discos) nas costas enfraquecem. A almofada que cobre o atrito entre os ossos também está desaparecendo lentamente. Como resultado, as nádegas ficarão doloridas. Essa dor vai piorar ao sentar, dobrar ou levantar pesos.

5. Síndrome do piriforme

A síndrome do piriforme ocorre quando o músculo pressiona o nervo ciático, que está localizado na região das nádegas. Lesões ou ficar sentado por muito tempo podem fazer com que o músculo piriforme pressione o nervo ciático. Quando isso acontece, a dor nas nádegas é inevitável. Geralmente, a dor piora quando uma pessoa sobe escadas, corre ou fica sentada. Essa síndrome costuma ser considerada igual à dor nas costas normal.

6. Cisto pilonidal

Os cistos pilonidais geralmente ocorrem perto do cóccix na forma de uma protuberância incomum. Embora o nome seja um cisto, esse tipo de cisto não contém líquido, mas é uma coleção de pele e folículos pilosos. Normalmente, o caroço devido a um cisto pilonidal também parece vermelho, emite um odor desagradável e transforma-se em pus. Os cistos pilonidais podem ocorrer devido à fricção contínua ou ficar sentado por longos períodos de tempo. Esses cistos podem ser pequenos ou muito grandes.

7. Artrite

Problemas de dor nas articulações ou artrite também podem causar dor nas nádegas. Alguns dos gatilhos são atividade excessiva até a velhice. A dor nas articulações que ocorre no quadril pode ser sentida na região das nádegas.

8. Hemorróidas

Hemorróidas são inchaços ou dilatações que ocorrem no reto, reto ou ânus. Quando piorar, as hemorróidas farão com que você fique com o bumbum dolorido. Mesmo essa condição também pode dificultar a defecação.

9. Endometriose

A endometriose é um crescimento anormal do tecido endometrial que reveste o útero. Sob certas condições, esse tecido cresce fora do útero para formar um cisto. A endometriose pode causar dor durante a menstruação. Além disso, a inflamação e a pressão da endometriose também podem causar dor nas nádegas.

10. Distúrbios dos vasos sanguíneos

A aorta é o principal vaso sanguíneo do coração. A aorta se divide em dois pequenos vasos sanguíneos que transportam sangue para as pernas. Se esses vasos sanguíneos forem bloqueados devido à aterosclerose, pode-se sentir dor nas nádegas. Normalmente, a dor piora à medida que você caminha. Geralmente, essa condição é acompanhada por uma sensação de fraqueza e perda de cabelo na panturrilha. Além das várias condições acima, a dor nas nádegas também pode ser causada por outras coisas, como problemas na coluna ou excesso de peso, o que pressiona as nádegas.

Como lidar com bunda dolorida

Claro, para superar uma dor nas nádegas, você precisa saber com antecedência qual é a causa. Consultar um especialista ortopédico pode ajudar. Posteriormente, o tipo de tratamento que pode ser dado, como:
  • Injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação
  • Fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor da área lesada
  • Procedimento para drenar um cisto ou abscesso
  • Operação para reparar o rolamento danificado
Além disso, você também pode fazer a automedicação em casa para aliviar dores nas nádegas:
  • Cubos de gelo ou água morna para reduzir a dor (por 15 minutos)
  • Alongue suavemente os músculos
  • Descanso
O que quer que desencadeie a dor sentida no bumbum, certifique-se de reconhecer cada sintoma, não importa o quão pequeno seja. Se for insuportável, consultar um médico é o passo certo.