O ácido arcóbico está prevenindo a deficiência de vitamina C, realmente?

O ácido ascórbico é uma substância encontrada na vitamina C. Esse ácido é geralmente usado para tratar ou prevenir baixos níveis de vitamina C em pessoas que não obtêm vitamina suficiente dos alimentos que comem todos os dias.

Por que precisamos de ácido ascórbico?

Seu corpo não é capaz de produzir a vitamina C de que necessita diariamente. Portanto, você precisa consumir vários tipos de alimentos ou bebidas que contenham ácido ascórbico para atender a essas necessidades. A vitamina C ou ácido ascórbico é comumente encontrada em frutas cítricas (laranjas e semelhantes), tomates, batatas e vegetais folhosos. Além disso, esse ácido também pode ser consumido na forma de suplementos. O ácido ascórbico é necessário ao corpo porque este nutriente desempenha um papel importante para os músculos, vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, ossos, dentes, pele saudável e vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C também ajuda o corpo a absorver o ferro necessário para a produção de glóbulos vermelhos. O ácido ascórbico é comumente usado para tratar e prevenir a deficiência de vitamina C ou escorbuto (uma doença causada pela deficiência de vitamina C no corpo). Além disso, as pessoas que têm certos tipos de câncer e problemas digestivos geralmente são propensas à deficiência de vitamina C. Se for grave, essa deficiência pode ser caracterizada por sangramento nas gengivas, hematomas e anemia.

Alimentos que contêm ácido ascórbico

Aqui estão alguns alimentos que contêm ácido ascórbico que você pode consumir.

1. Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranjas e limões, contêm vitamina C necessária ao corpo. As frutas cítricas podem até atender a mais de 100% de suas necessidades diárias de vitamina C.

2. Brócolis

Pode não ter ocorrido a você que os vegetais de brócolis também podem atender às suas necessidades de vitamina C. Esses vegetais verdes contêm pelo menos 70% da vitamina C necessária ao corpo.

3. Pimentas vermelhas

Você sabia que a vitamina C contida na pimenta vermelha é ainda maior do que na laranja? Pelo menos um pimentão vermelho de tamanho médio pode atender a 169% de suas necessidades diárias de vitamina C. Interessante certo? Além de alguns dos alimentos acima, você também obtém ácido ascórbico natural do tomate, couve-flor, repolho e espinafre.

Preste atenção a isso se você quiser tomar suplementos de ácido ascórbico

Principalmente para o consumo de ácido ascórbico na forma de suplementos, siga as instruções do médico ou listadas na embalagem. Não o tome em quantidades maiores ou menores do que as recomendadas pelo seu médico. Geralmente, a dose recomendada de consumo de ácido ascórbico aumenta com a idade. Não pare de tomar ácido ascórbico repentinamente após o consumo a longo prazo de altas doses porque você pode desenvolver uma deficiência condicional de vitamina C. Os sintomas dessa deficiência incluem sangramento nas gengivas, manchas vermelhas ao redor dos folículos capilares e fadiga. Se você quiser reduzir a dose, consulte primeiro o seu médico. Além das coisas acima, outra coisa que você precisa prestar atenção ao consumir ácido ascórbico é beber água suficiente para ajudar no processo de absorção pelo corpo.

Quantidade de necessidade diária de ácido ascórbico (vitamina C) recomendada pelo Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a necessidade média de ácido ascórbico varia de acordo com a idade, sexo e condições médicas associadas. Em bebês e crianças de 0 a 9 anos, a necessidade média diária de ácido ascórbico é de cerca de 40 a 50 mg. É diferente com meninos e meninas adolescentes de 10 a 15 anos que precisam de 50 a 75 mg de ácido ascórbico por dia. Então, para homens adultos com idade entre 16-80 + que são saudáveis, é cerca de 90mg por dia, o conteúdo é equivalente a duas laranjas. Enquanto isso, mulheres adultas com idade entre 16 e 80 anos ou mais precisarão de cerca de 75 mg de ácido ascórbico por dia. No entanto, em mulheres grávidas, a necessidade de ácido ascórbico aumenta para cerca de 85 mg, e em mulheres que amamentam, a necessidade aumenta para 120 mg por dia. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais do ácido ascórbico

O ácido ascórbico como antioxidante é geralmente seguro de usar se você seguir as instruções do seu médico. No entanto, ainda existem efeitos colaterais que podem surgir devido ao seu uso, como náuseas, diarreia, desconforto estomacal ou úlceras e cólicas estomacais. Pare de usar ácido ascórbico e faça um exame médico imediatamente se tiver dores nas articulações, dores de estômago, lombares ou nas laterais, perda de peso, fadiga, febre, calafrios, dificuldade, dor ou sangramento ao urinar e aumento da vontade de urinar. O consumo de ácido ascórbico também pode desencadear alergias em algumas pessoas. Consulte um médico imediatamente se surgirem sintomas de alergia, como dificuldade para respirar, coceira e inchaço da face, língua, lábios ou até mesmo garganta. Vitaminas como o ácido ascórbico são necessárias ao seu corpo para funcionar corretamente. Portanto, certifique-se de comer alimentos saudáveis ​​todos os dias para atender a essa necessidade. Se você tiver certas condições que exijam suplementos de ácido ascórbico, certifique-se de tomá-los regularmente e conforme indicado pelo seu médico.