Guanilato dissódico como intensificador do sabor dos alimentos, é seguro?

Falando em intensificadores de sabor, é claro que você já está familiarizado com o glutamato monossódico ou MSG. Mas, aparentemente, existem vários outros tipos de intensificadores de sabor contidos nos alimentos. Um dos intensificadores de sabor além do MSG é o guanilato dissódico. Saiba mais sobre dissódio.

Conheça o guanilato dissódico e sua origem

Guanilato dissódico ou guanilato dissódico é um dos aditivos comumente misturados em alimentos, incluindo alimentos processados. O guanilato dissódico pode ser encontrado em uma variedade de categorias de alimentos, desde cereais, macarrão instantâneo e até bebidas energéticas. Quimicamente, o guanilato de sódio é derivado de um nucleotídeo denominado monofosfato de guanosina ou GMP. O guanilato de sódio é geralmente produzido a partir do amido da tapioca. Além do amido de tapioca, este intensificador de sabor também pode ser feito a partir de cogumelos, fermento e algas marinhas Curiosidades.O interessante de usar o guanilato dissódico é sua capacidade de adicionar um sabor "umami" aos pratos. Umami, considerado o quinto sabor básico, está associado a um sabor saboroso e delicioso, distinto de salgado, doce, ácido e amargo. O sabor umami pode ser intensificado por uma combinação de guanilato de sódio e MSG.

O uso de guanilato dissódico como condimento alimentar

O guanilato dissódico pode ser usado com o MSG ou talvez para substituir o MSG.

1. Combinado com MSG

O glutamato monossódico ou MSG é um condimento muito popular. Compostos como o glutamato podem amplificar a forma como a língua percebe o sal dos alimentos. Juntamente com o MSG, o guanilato dissódico pode fortalecer o sabor dos alimentos. A combinação de MSG com produtos GMP (um precursor do guanilato dissódico) é relatada como sendo oito vezes mais forte do que o MSG sem GMP. Em outras palavras, se você colocar os riscos à saúde de lado, os alimentos que são misturados com uma combinação de MSG com guanilato dissódico tendem a ser mais saborosos.

2. Como um substituto para o MSG

Além de ser combinado, o guanilato dissódico às vezes também é adicionado aos alimentos como substituto do MSG. Para substituir o MSG, o guanilato dissódico é geralmente combinado com o inosinato dissódico. O próprio inosinato dissódico é um intensificador de sabor derivado do ácido inosínico.

Alimentos que contêm guanilato dissódico

Existem muitos tipos de alimentos que contêm guanilato dissódico. Esses alimentos incluem:
  • Cereais
  • Macarrão instantâneo
  • Lanche
  • Molho
  • Massa
  • Carne que recebeu sal de cura (para o processo de preservação)
  • Bebida energética
  • Vegetais enlatados
  • Mistura de especiarias engarrafada
Curiosamente, o guanilato dissódico também ocorre naturalmente em alimentos como peixes e cogumelos. Os cogumelos shitake secos podem conter 150 miligramas de guanilato de sódio para cada 100 gramas.

Existem efeitos negativos do guanilato dissódico?

De acordo com a Food and Drugs Administration (FDA) dos Estados Unidos, o guanilato dissódico é um intensificador de sabor seguro para consumo. Mesmo assim, com a consideração da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) - que esses aditivos são seguros para consumo. No entanto, ainda não está clara a dose segura do uso de guanilato dissódico como aromatizante e intensificador de sabor. O motivo é que não foram feitas muitas pesquisas relacionadas a esses aditivos. Certamente, você é aconselhado a limitar o consumo de alimentos processados ​​para reduzir a ingestão de aditivos.

Grupos que devem limitar a ingestão de guanilato de sódio

Se você tem sensibilidade ao MSG e encontra um produto que contém guanilato dissódico, deve prestar mais atenção se o produto também contém MSG. Como observado acima, guanilato dissódico e MSG são frequentemente misturados. Os sintomas de sensibilidade ao MSG incluem dores de cabeça, tensão muscular e rubor facial. O MSG é geralmente listado nos rótulos dos alimentos como glutamato e ácido glutâmico. Se você tem histórico de cálculos renais de ácido úrico, também deve evitar alimentos que contenham guanilato dissódico. O motivo é que o guanilato é frequentemente metabolizado em purinas, um tipo de composto que pode aumentar os níveis de ácido úrico. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O guanilato dissódico é um aditivo adicionado para realçar o sabor dos alimentos. Instituições como o FDA categorizam o guanilato dissódico como um aditivo seguro - embora seu consumo deva ser limitado. Se você ainda tiver dúvidas sobre o guanilato dissódico, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ está disponível gratuitamente em Appstore e Playstore que fornecem informações confiáveis ​​sobre saúde.