Equimose é um hematoma ou hematoma, reconheça as causas e sintomas

Você já encontrou manchas roxas em alguma parte do corpo? Nesse caso, pode ser equimoses. Equimose é o termo médico usado para o tipo mais comum de hematoma. Essas manchas roxas escuras se formam na pele quando o sangue vaza dos vasos sanguíneos para as camadas da pele. Normalmente, essa condição ocorre devido a lesões, como uma colisão, golpe, colisão ou queda.

Causas de equimoses

As equimoses são mais comuns nos braços e nas pernas porque essas áreas têm maior probabilidade de serem afetadas. Se o seu braço ou perna atingir uma superfície dura, pode ocorrer a formação de um hematoma. Isso pode causar a destruição dos vasos sanguíneos logo abaixo da superfície da pele. Quando o sangue não sai da superfície da pele, o sangue fica preso sob a pele. As células sanguíneas chamadas plaquetas também se combinam com proteínas (fatores de coagulação) para formar um coágulo. Esses coágulos podem bloquear os vasos sanguíneos danificados e parar o sangramento, causando hematomas. Além disso, equimoses também podem ocorrer quando seus ossos estão torcidos, especialmente nos pulsos ou pés. No entanto, se você costuma encontrar equimoses no corpo, mas não consegue se lembrar de quando foi ferido, há outras causas subjacentes possíveis. Problemas com plaquetas, fatores de coagulação do sangue ou vasos sanguíneos podem causar equimoses. O hematoma pode até indicar um distúrbio hemorrágico grave, como hemofilia ou doença de von Willebrand. Várias outras condições podem causar equimoses, incluindo doenças hepáticas ou renais, problemas da medula óssea, doenças do tecido conjuntivo, câncer, HIV ou outras infecções. Enquanto isso, essa condição também pode ser desencadeada por uma falta de vitaminas B12, C ou K. Certos medicamentos também são frequentemente associados a um aumento da chance de sangramento e hematomas, como:
  • Medicamentos para afinar o sangue, como varfarina ou aspirina
  • Antibióticos
  • Corticosteróides
  • Suplementos dietéticos, por exemplo, ginkgo biloba.
Os pais tendem a se machucar facilmente porque, à medida que envelhecem, a pele começa a ficar mais fina e a perder sua camada protetora de gordura. Além disso, os idosos também perdem colágeno e elastina, o que fortalece os vasos sanguíneos, de modo que é mais provável que sofram hematomas. [[Artigo relacionado]]

Sintomas de equimoses

O principal sintoma da equimose é uma descoloração roxa, preta ou azul da pele maior que 1 cm. Esta área também é sensível e dolorida ao toque. A equimose desaparece quando o corpo reabsorve o sangue que se acumulou sob a pele. O desenvolvimento do desaparecimento das equimoses, a saber:
  • Vermelho ou roxo (primeiro estágio)
  • Preto ou azul (segundo estágio)
  • Chocolate (terceira etapa)
  • Amarelo esverdeado (quarto estágio)
  • De volta à pele normal.
Se a equimose não for causada por um ferimento, mas por um distúrbio hemorrágico, os hematomas podem ser acompanhados por outros sintomas, como sangramentos nasais frequentes, menstruações intensas ou muito longas e dificuldade em parar o sangramento, se ocorrer. Além das equimoses, existem dois outros tipos de sangramento sob a pele que podem ocorrer. Esses sangramentos são de tamanhos diferentes das equimoses, então será mais fácil diferenciá-los. Aqui estão outros tipos de sangramento sob a pele:
  • púrpura

Púrpuras são manchas roxas escuras ou manchas entre 4-10 mm de diâmetro. Esse tipo de sangramento tende a ser mais bem definido do que equimoses e, às vezes, parece mais uma erupção na pele do que hematomas. Ao contrário das equimoses, a púrpura também não é causada por lesões. Essa condição geralmente é causada por infecção, medicamentos ou problemas de coagulação do sangue.
  • Petéquias

Petéquias são manchas roxas, vermelhas ou marrons muito pequenas na pele. Esse sangramento é causado pela ruptura de capilares, que são pequenos vasos sanguíneos. As petéquias ocorrem em grupos e são mais semelhantes a uma erupção cutânea. Essa condição geralmente é o resultado dos resultados do tratamento ou de uma condição subjacente, como manchas vermelhas em pacientes com DHF.

Como se livrar das equimoses

Em geral, as equimoses cicatrizam espontaneamente em 2 a 3 semanas. Lesões que causam hematomas podem levar mais tempo para cicatrizar, especialmente se houver uma fratura. No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para acelerar o processo de cicatrização, a saber:
  • Coloque uma bolsa de gelo na área afetada nas primeiras 24-48 horas após a lesão
  • Repousar a área do corpo afetada pela equimose
  • Eleve o membro ferido acima do nível do coração para evitar inchaço doloroso
  • Usar Bolsa térmica várias vezes ao dia dentro de 48 horas após a lesão
  • Tome medicamentos antiinflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno, para reduzir o inchaço doloroso.
O aparecimento de um ou dois hematomas no braço ou na perna geralmente não é um problema sério. No entanto, se aparecerem muitos hematomas ou aparecerem no estômago, nas costas ou no rosto sem motivo aparente, você deve consultar um médico. O médico fará um diagnóstico e determinará o tratamento certo para tratar sua condição. [[Artigo relacionado]]