Teste IVA e esfregaço de Papanicolaou, que são precisos?

O teste IVA e o esfregaço de Papanicolaou são exames para verificar a condição da vagina e detectar a presença de células cancerosas no colo do útero. Essa triagem é importante para todas as mulheres. Isso ocorre porque os dados do Ministério da Saúde KPKN relatam que o câncer cervical é o segundo tipo de câncer mais comum sofrido pela população da Indonésia. Na verdade, o KPKN do Ministério da Saúde prevê que o número de novos pacientes com câncer cervical variará de 90 a 100 casos por 100.000 habitantes. A cada ano, são 40 mil casos de câncer do colo do útero. Os resultados do IVA e dos exames de Papanicolaou podem determinar outras ações, que vão desde a prevenção do câncer do colo do útero até o tratamento do câncer do colo do útero. A triagem com o teste IVA e o teste de Papanicolaou também é capaz de reduzir o risco de morte por câncer cervical. Embora ambos os testes tenham o mesmo objetivo. No entanto, existem diferenças significativas de cada teste IVA e esfregaço de Papanicolaou. Quais são as diferenças?

Diferença entre o teste IVA e o esfregaço de Papanicolaou

O esfregaço de Papanicolaou usa uma amostra de células cervicais e é testado em laboratório. O Comitê Nacional de Gerenciamento do Câncer do Ministério da Saúde (KPKN Kemenkes) recomenda a triagem com IVA ou esfregaço de Papanicolaou a partir da idade de 20 a 74 anos. Um estudo publicado no Journal of Lower Genital Tract Disease descobriu que iniciar a primeira triagem antes dos 25 anos pode prevenir o risco futuro de câncer. Cada teste certamente tem vantagens diferentes. Nesse caso, os benefícios obtidos também se ajustam às necessidades de cada mulher. Existem quatro diferenças principais entre o teste IVA e o papanicolau, desde o processo até o resultado final. Aqui estão as diferenças entre os dois:

1. A diferença entre o teste IVA e o método de esfregaço de Papanicolaou

O teste de Papanicolaou é feito com uma amostra de células cervicais. Para descobrir a diferença entre o IVA e o teste de Papanicolaou, primeiro você precisa saber como funcionam esses dois métodos de exame. O teste IVA significa inspeção visual do acetato. O que pode ser visto pela diferença entre o teste IVA e os métodos de esfregaço de Papanicolaou é que a triagem do teste IVA de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um exame do estado do colo do útero através da aplicação de ácido acético de 3% a 5%. Os resultados deste teste podem ser vistos imediatamente a olho nu e com boa luz. Na verdade, afirma a OMS, o método de teste IVA é um procedimento seguro, rápido, confiável e barato. Ao rastrear o teste IVA, o ácido acético é aplicado ao colo do útero. O objetivo é ver o processo de transição de líquido para sólido (coagulação) nas proteínas encontradas na superfície do colo do útero. O que se nota durante o teste IVA é a alteração da forma da proteína na superfície do colo do útero. A transição que precisa ser observada é a presença de manchas brancas ( acetobranco ) e sólido na parede uterina. [[artigos relacionados]] Enquanto isso, a diferença entre o teste IVA e os métodos de esfregaço de Papanicolaou, com base na exposição ao Instituto Nacional do Câncer, é que durante um esfregaço de Papanicolaou, o teste é feito com a coleta de uma amostra de células cervicais. Uma amostra de células cervicais é obtida inserindo-se um instrumento denominado espéculo para que o colo do útero possa ser visto. Em seguida, os profissionais de saúde retiram as células cervicais com um raspador ou escova especial. A amostra de células cervicais é colocada em um frasco contendo um conservante líquido. Posteriormente, essa amostra de células cervicais é levada ao laboratório e testada em busca de sinais de alterações celulares que levam ao crescimento do câncer.

2. Diferenças nos resultados do teste

Coágulos brancos no IVA indicam suspeita de câncer. A diferença entre o teste IVA e o teste de Papanicolaou também pode ser observada nos resultados. No teste IVA, se a condição do colo do útero não apresentar certos problemas, não haverá nenhuma mancha branca no colo do útero após a aplicação do ácido acético. Isso ocorre porque em um colo do útero normal, sua parede superficial contém proteínas muito baixas. Enquanto isso, se uma mancha branca sólida for encontrada logo após ser esfregada com ácido acético, isso significa que uma pessoa foi detectada como tendo pré-câncer cervical. Quanto mais densas e brancas as manchas, maior o grau de pré-câncer. Existem três tipos de resultados que podem ser lidos nos resultados do teste de IVA. Três categorias de resultados de teste de IVA, a saber:
  • Negativo, nenhuma área encontrada com acetobranco ou se encontrado, a forma é tênue e fina, os limites da área não são claros.
  • Positivo , área cervical com acetobranco opaco.
  • Suspeita de câncer , caracterizado por crescimento ou lesão celular. Área com acetobranco não estava mais visível devido ao sangramento.
De acordo com a American Cancer Society, existem três categorias de resultados do teste de Papanicolaou, a saber:
  • Negativo, significa que não há lesões ou sinais de células malignas.
  • Anormalidades de células epiteliais , nomeadamente a presença de alterações celulares no colo do útero que correm o risco de se tornarem cancerígenas ou pré-cancerosas.
  • Coleta de células malignas anormais , caracterizada por lesão e crescimento celular anormal.
 

3. Repita o teste de IVA e o esfregaço de Papanicolaou

O teste de IVA é feito apenas uma vez, o exame de Papanicolaou é repetido a cada três anos.A diferença entre o teste de IVA e os outros exames de Papanicolaou é o horário de reexame. Os exames de Papanicolau precisam ser repetidos a cada três anos. Isso também se aplica apenas se o teste de Papanicolaou for feito apenas para verificar as células do colo do útero, não para verificar se há vírus que causam o câncer cervical. Vírus do papiloma humano . Por outro lado, o teste de IVA não precisa ser repetido. Portanto, se o resultado do seu primeiro teste de IVA for negativo, você não precisa ser testado novamente nos próximos anos.

4. Teste de velocidade e precisão

As células retiradas para o teste de Papanicolaou apresentam resultados mais precisos. Outra diferença que pode ser observada no teste IVA e no teste de Papanicolaou é a velocidade e a precisão dos resultados do teste. Pesquisa publicada no Journal of Mid-Life Health mostra que o teste IVA é mais sensível do que o esfregaço de Papanicolaou. Isso significa que o teste IVA é capaz de detectar a doença mais rapidamente. Na verdade, o estudo descobriu que o teste IVA foi 89% mais sensível do que o papanicolau, que foi de apenas 52%. Porém, mesmo assim, os resultados do exame de Papanicolaou são considerados mais precisos do que o teste IVA. Esta pesquisa também mostra que a precisão do teste de Papanicolaou pode chegar a 93%, enquanto o teste de IVA atinge apenas 87 por cento.

Notas de SehatQ

O teste IVA e o esfregaço de Papanicolaou têm quatro diferenças distintas. O teste IVA é superior em termos de velocidade de detecção da doença, enquanto os resultados do exame de Papanicolaou são mais precisos. O que pode ser sublinhado é que tanto o VIA quanto o Papanicolaou são úteis para detectar o risco de câncer cervical. Isso será útil para você determinar a próxima etapa, se tomar medidas preventivas ou tratamento adicional. Se você está considerando o teste de IVA e o teste de Papanicolaou, não há mal nenhum em consultar primeiro o seu médico através do conversar no aplicativo de saúde SehatQ para ter mais certeza. Baixe Agora no Google Play e na Apple Store. [[Artigo relacionado]]