Comer alimentos que aumentam os hormônios da fertilidade feminina pode ajudar a aumentar suas chances de engravidar. Dessa forma, para aqueles que planejam ter filhos, este método pode ser feito como um companheiro, além de levar um estilo de vida saudável e consultar um ginecologista. Os hormônios desempenham um papel importante no apoio à capacidade da mulher de ter filhos. Quando os hormônios estão desequilibrados, o processo de ovulação ou a produção e liberação de óvulos no útero são interrompidos. Como resultado, a fertilização será difícil de ocorrer. Um exemplo de condição em que um desequilíbrio hormonal causa diminuição da fertilidade é a síndrome dos ovários policísticos (SOP).
Alimentos que aumentam os hormônios da fertilidade feminina
Aqui estão alguns alimentos que ajudam a aumentar ou equilibrar os níveis de hormônio da fertilidade nas mulheres.
O brócolis é um alimento que aumenta os hormônios da fertilidade nas mulheres
1. Brócolis
O brócolis é um vegetal superalimento rico em nutrientes e fibras. As fibras podem ajudar a superar a resistência à insulina, que corre o risco de desencadear desequilíbrios hormonais no corpo da mulher. Quando os níveis de insulina no corpo estão muito altos, o corpo produz mais hormônios andrógenos, como a testosterona, que podem interferir no processo de ovulação e causar níveis menstruais irregulares, resultando em diminuição da fertilidade.
2. Nozes e sementes
Tanto nozes quanto sementes podem ser boas fontes de fibra e folato para o corpo. Para aqueles que experimentam desequilíbrios hormonais, esses dois componentes podem ajudar os hormônios no corpo a voltarem ao equilíbrio. O teor de proteína do amendoim também é bom para iniciar o processo de ovulação, para que a chance de engravidar aumente.
3. Gema de ovo
A gema do ovo contém muitas vitaminas e minerais que são bons para aumentar a fertilidade, como ferro, cálcio, zinco, vitamina B6, ácido fólico e vitamina B12. Este alimento também contém ácidos graxos ômega-3, ou seja, EPA e DHA, que também são necessários para manter a fertilidade.
O abacaxi contém vitamina C, que é boa para a fertilidade
4. Abacaxi
O abacaxi pode ser uma boa fonte de vitamina C para o corpo. Esta vitamina é muito importante para aqueles que desejam ter filhos em breve. Porque a própria deficiência de vitamina C aumenta o risco de contrair a SOP. O abacaxi também contém bromealina, uma enzima natural antiinflamatória e anticoagulante que pode ajudar a reduzir os níveis de inflamação no corpo. É importante observar isso, porque quando você ingere alimentos inflamatórios, como frituras ou outros alimentos não saudáveis, os níveis de fertilidade também podem ser afetados. Quando o corpo sofre muita inflamação, o processo de ovulação é interrompido, dificultando o processo de fertilização.
5. Canela
O consumo de canela é considerado capaz de ajudar a superar os ciclos menstruais irregulares em pessoas com SOP. Esta doença é de fato um dos gatilhos mais comuns de infertilidade em mulheres. Quando o ciclo menstrual é irregular, significa que o processo de maturação e liberação de óvulos no corpo é interrompido. Isso tornará difícil para uma mulher engravidar. Porque com essa condição, será difícil ter óvulos saudáveis que possam ser fertilizados pelo esperma.
6. Frutas
A fruta é um dos alimentos com baixo índice glicêmico. Ou seja, esses alimentos não desencadearão um aumento significativo do açúcar no sangue no corpo. Isso é bom para mulheres com SOP, para que os níveis de hormônio em seus corpos voltem ao equilíbrio. Frutas como a melancia contêm glutationa, que pode melhorar a qualidade do ovo.
A couve vegetal é um alimento que aumenta os hormônios da fertilidade feminina
7. Couve
Este vegetal verde é conhecido por ter muitos benefícios para a saúde. Um deles é que pode ser um alimento que aumenta o hormônio da fertilidade. A couve contém componentes que podem ajudar a melhorar o metabolismo do estrogênio como hormônio sexual feminino, além de desempenhar um papel importante na fertilidade.
8. Azeite
O azeite de oliva é uma boa fonte de gorduras saudáveis para o corpo, desde que seu consumo não seja excessivo. Este óleo é considerado capaz de ajudar a reduzir os níveis de inflamação no corpo para que o ciclo de ovulação possa retornar à regularidade e aumentar a fertilidade.
9. Carboidratos complexos
Carboidratos complexos como arroz integral
(arroz castanho) e o trigo podem ajudar a aumentar a fertilidade feminina porque esses componentes não farão com que os níveis de insulina no corpo aumentem significativamente. Isso é especialmente importante para mulheres com SOP, pois são propensas a desenvolver resistência à insulina. O conteúdo de fibras, vitaminas B e vitamina E nele também são bons para apoiar a fertilidade. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Comer alimentos que aumentam os hormônios da fertilidade feminina é uma maneira de tentar engravidar. No entanto, lembre-se de que a melhor maneira de engravidar é consultar um médico. Se você quiser saber mais maneiras de aumentar a fertilidade, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.