Os bebês nascem com diferentes condições físicas, incluindo a condição do umbigo. A maioria dos bebês tem umbigo que se projeta para dentro (normal), mas uma pequena porcentagem deles tem um umbigo saliente. O umbigo do bebê é uma cicatriz que indica a inserção do cordão umbilical que conecta o bebê à mãe durante a gravidez até o nascimento do bebê. Cerca de 10% dos bebês no mundo nascem com um umbigo saliente. O umbigo protuberante ocorre quando o ferimento devido à queda do cordão umbilical não fecha completamente, fazendo com que o intestino pique ou o tecido cresça excessivamente naquele local. No entanto, essa protuberância no umbigo geralmente é inofensiva e pode até cicatrizar sozinha antes de a criança completar 4 anos.
Mitos sobre umbigos de bebê
Na Indonésia, o umbigo do bebê é frequentemente associado a coisas que não fazem sentido, também conhecidas como mitos. A seguir estão os mitos associados a um bebê de umbigo do ponto de vista médico:1. Segurar o umbigo com uma moeda pode curar um umbigo saliente? MITO!
Os pais costumam segurar seus bebês com moedas. No entanto, a condição não pode ser curada com moedas de venda livre ou cintos de umbigo. Pode até desenvolver certos tipos de bactérias. Um umbigo saliente só pode ser tratado por meio de uma operação conhecida como umbilicoplastia.2. O umbigo de um bebê é causado por corte impróprio do cordão umbilical? MITO!
A maneira do médico cortar o cordão umbilical não é a causa do umbigo do bebê. O umbigo saliente é geralmente causado pelo nascimento de um bebê prematuro ou de um recém-nascido com baixo peso ao nascer (menos de 1,5 kg).3. Um umbigo saliente significa uma condição perigosa para os bebês? MITO!
O umbigo do bebê saliente pode ser uma forma de hérnia umbilical. No entanto, essas situações também costumam ser inofensivas. Se você suspeitar que o umbigo do seu bebê é uma hérnia, converse com o seu médico durante um check-up de rotina para o seu bebê ou ao mesmo tempo que o cronograma de vacinação dele. Mesmo que o seu bebê seja positivo para hérnia, o médico apenas aconselhará os pais a fazerem mais observações. Normalmente, uma hérnia em bebês é inofensiva e cicatriza por conta própria. Uma das outras condições que podem causar o desvio do umbigo do bebê é o granuloma umbilical, que é o crescimento de tecido ao redor do umbigo do bebê uma semana após a secreção umbilical. Os granulomas umbilicais aparecem como pequenas saliências rosa ou vermelhas cobertas por um líquido claro ou amarelado. Assim como uma hérnia umbilical, os granulomas podem cicatrizar por conta própria. É só que você precisa se certificar de que ele está limpo e estar ciente dos sintomas de infecção, então você precisa ter mais cuidado.Quando os pais devem se preocupar?
A maioria dos granulomas e hérnias umbilicais que causam protuberância no umbigo do bebê são inofensivos. As hérnias em bebês geralmente são aparentes apenas quando eles choram ou se espreguiçam e depois murcham quando estão calmos ou dormindo. Embora pareça uma doença perigosa, a hérnia umbilical pode se curar sozinha antes de a criança completar 2 anos. No entanto, se a hérnia de seu filho não tiver sarado até os 4 anos de idade, você precisará consultar um médico para uma cirurgia de hérnia para evitar complicações. Você também pode levar seu filho ao médico se encontrar sinais de uma hérnia com complicações, como:- O caroço parece inchado ou muda de cor
- Seu bebê parece estar com dor
- O caroço dói, especialmente quando tocado
- Bebê está vomitando
Como prevenir a infecção do umbigo de um bebê de umbigo?
Para que o bebê permaneça confortável e seguro, mesmo que tenha um umbigo saliente, você deve garantir que o umbigo do bebê esteja limpo antes mesmo de o cordão umbilical cair. Para fazer isso, você pode executar as seguintes etapas fáceis:- Dê banho no bebê com uma esponja em um local plano, não mergulhando todo o corpo do bebê na banheira
- Certifique-se de que a fralda não cubra o umbigo do bebê
- Limpe o estômago do bebê, incluindo o umbigo
- Use água e sabão que não agridem a pele do bebê
- Exala mau cheiro
- Ser vermelho
- Faz o bebê doer toda vez que você toca a área ao redor do cordão umbilical
- Sangrento