Desde os dias do Antigo Egito, as sanguessugas têm sido freqüentemente usadas no mundo médico, como para tratar distúrbios do sistema nervoso, problemas dentários, doenças de pele e infecções no corpo. Até agora, acreditava-se que a terapia com sanguessugas usando pequenos animais frequentemente encontrados no campo, tratava várias doenças. Na verdade, como é a terapia com sanguessugas?
Terapia de sanguessugas para a saúde
Algumas pessoas podem sentir nojo e não querem que sua pele seja "infestada" por sanguessugas, que estão prontas para sugar seu sangue. No entanto, em cirurgia plástica e outras microcirurgias, acredita-se que a terapia com sanguessugas traz benefícios. Pois, sanguessugas são capazes de produzir peptídeos e proteínas, para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Isso permite que o sangue flua mais suavemente para a parte lesada do corpo, permitindo a cura. Essas secreções também são conhecidas como anticoagulantes. Como o procedimento é simples e o preço é considerado barato, a terapia com sanguessugas agora é uma opção que as pessoas procuram para a cura de várias doenças.
Como funciona a terapia com sanguessugas?
Sanguessugas são usadas no mundo médico para terapia de sanguessugas, têm três mandíbulas com fileiras de dentes pequenos. Com seus dentes afiados, as sanguessugas perfuram a pele do paciente e introduzem anticoagulantes pela saliva. Então, a sanguessuga sugará o sangue do paciente, cerca de 20-45 minutos. Normalmente, cada sanguessuga é capaz de sugar 15 ml de sangue. Para vocês que estão curiosos, a sanguessuga muito usada no mundo médico é chamada de Hirudo medicinalis.
Em uma sessão de terapia com sanguessugas, as proteínas e peptídeos produzidos por sanguessugas finalmente entram no corpo e aumentam a circulação sanguínea e previnem coágulos sanguíneos. Quando terminar, a sanguessuga deixará uma pequena ferida em forma de Y na pele do paciente. Não se preocupe, esta ferida irá embora rapidamente. Essa terapia se torna um mutualismo simbiótico entre sanguessugas e humanos. Pois, quando as sanguessugas sugam o sangue do paciente, elas são capazes de produzir compostos ativos benéficos para o seu corpo, tais como:
- Anestesia local
- Vasodilatador local ou vasos sanguíneos dilatados
- Substância de hirudina, para prevenir a coagulação do sangue
- Enzimas calinas, para evitar que as plaquetas grudem durante o processo de cicatrização de feridas. As plaquetas são células sanguíneas que desempenham um papel na coagulação do sangue.
Então, quais são as doenças que se acredita serem tratadas com a terapia de sanguessugas?
Os benefícios da terapia com sanguessugas
Nem todo mundo pode se submeter à terapia com sanguessugas, especialmente menores de 18 anos e mulheres grávidas. No entanto, aqueles que correm o risco de serem amputados devido ao diabetes para pessoas com doenças cardíacas são até mesmo aconselhados a se submeter a sessões de terapia com sanguessugas. Além disso, as pessoas com tendência a coágulos sanguíneos e veias varicosas também podem tentar a terapia com sanguessugas. Os produtos químicos contidos na saliva das sanguessugas são freqüentemente usados para drogas farmacêuticas. Aqui estão os benefícios da terapia com sanguessugas que se acredita serem eficazes para superar problemas de saúde:
1. Promova a circulação sanguínea e evite o bloqueio
A saliva secretada pelas sanguessugas é anticoagulante (evita a formação de coágulos sanguíneos) para que o sangue aspirado não coagule. Acredita-se também que os peptídeos e proteínas secretados pelas sanguessugas são capazes de prevenir o bloqueio dos vasos sanguíneos.
2. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e dos vasos sanguíneos
A terapia com sanguessugas é conhecida por ser muito eficaz para melhorar a circulação sanguínea, evitando o bloqueio dos vasos sanguíneos. Isso torna as sanguessugas amplamente utilizadas para tratar distúrbios da circulação sanguínea e doenças cardiovasculares.
3. Evite complicações em diabéticos
O diabetes é uma doença que apresenta risco de complicações, incluindo distúrbios dos vasos sanguíneos que permitem que o sangue flua para as mãos, pés e dedos. Essa condição pode causar a morte de tecido, o que é um dos motivos da amputação em diabéticos. Pesquisas mostram que a terapia com sanguessugas pode ser útil na prevenção dessa condição. Isso ocorre porque a terapia com sanguessugas é capaz de melhorar a circulação sanguínea de modo que o fluxo sanguíneo possa atingir os locais dos tecidos, sem risco de bloqueios.
4. Ajuda a prevenir o processo de envelhecimento
Além de ser eficaz em ajudar a acelerar o processo de cicatrização após a cirurgia plástica, a terapia com sanguessugas também é amplamente usada no processo de tratamento anti-envelhecimento porque contém antioxidantes.
5. Aliviar a dor em pessoas com osteoartrite
A osteoartrite é uma condição articular em que a cartilagem se quebra e interfere na força articular. Quando a cartilagem é danificada, ocorre atrito entre os ossos e faz o paciente sentir dor.
6. Previna o câncer
As sanguessugas são capazes de produzir enzimas por meio de sua saliva, o que pode retardar os efeitos colaterais do câncer de pulmão. Pesquisas em camundongos comprovam que a terapia com sanguessugas pode impedir a disseminação de células cancerosas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar isso. Mesmo assim, pessoas com vários tipos de câncer no sangue são aconselhadas a não se submeterem a terapia com sanguessugas.
A terapia com sanguessuga não é adequada para veganos
Sabe-se que os veganos não consomem ou usam produtos que contenham animais. Portanto, a terapia com sanguessugas não parece adequada para veganos. Além disso, quaisquer sanguessugas usadas para terapia de sanguessugas serão mortas imediatamente após o término da terapia. Sanguessugas para terapia também não podem ser liberadas na natureza, depois de serem usadas para terapia.
Efeitos colaterais da terapia de sanguessuga
Embora tenha muitos benefícios para a saúde, não significa que a terapia com sanguessugas não tenha efeitos colaterais que possam ser causados. Se você usar sanguessugas que não foram testadas quanto aos benefícios médicos, elas podem deixar bactérias para trás, o que pode ter um impacto negativo em sua saúde. Além disso, o doente
imunocomprometido causada por fatores autoimunes ou ambientais, é aconselhável não se submeter a sessões de terapia com sanguessugas. [[artigos relacionados]] Podem ocorrer várias possibilidades, como sangramento de picadas de sanguessuga, feridas de mordida que não fecham, alergia à saliva da sanguessuga ao movimento do corpo da sanguessuga para áreas que não devem ser mordidas. Portanto, é uma boa ideia consultar um médico primeiro para descobrir a capacidade do corpo de se submeter à terapia com sanguessugas e o risco de efeitos colaterais que podem surgir.