Faz com que os espermatozoides se aglutinem como gel, é realmente porque é infértil?

A espessura do esperma que sai durante a ejaculação pode, de fato, ser diferente para cada homem. Existem aqueles que experimentam espermatozoides escorrendo, alguns também liberam espermatozoides espessos, até mesmo caroços como geleia. A remoção do esperma coagulado durante a ejaculação é o que preocupa muitos Adams. Em algumas pessoas, o esperma coagulado faz com que pareça geleia ou a polpa de uma laranja. Essa forma incomum é então associada a distúrbios de fertilidade. É verdade que o sêmen espesso gosta geléia sinal de infertilidade?

Esperma se aglomerando como geleia, um sinal de infertilidade?

Antes de prosseguir com a discussão, é necessário esclarecer com antecedência que o sêmen e o esperma são diferentes. Durante a ejaculação, o fluido que sai é chamado de sêmen, enquanto o esperma é parte do sêmen. No caso do esperma coagulado, o que na verdade se parece com coágulos é sêmen ou sêmen. No entanto, isso certamente está relacionado ao esperma nele. O sêmen entupido não é realmente um problema se não for acompanhado por outros sintomas. Enquanto isso, as características dos espermatozoides saudáveis ​​e normais são branco sólido ou branco acinzentado. Este líquido também exala um leve cheiro de cloro ou doce, devido ao teor de frutose ou açúcar. A comida que você ingere, os padrões de exercícios e a temperatura também podem afetar a consistência ou a espessura dos espermatozoides. Portanto, a acumulação de esperma nem sempre está associada à infertilidade do homem.

Causas da coagulação do esperma

Pesquisa em 2011 publicada em Asian Journal of Andrology explicou que uma das causas da aglomeração de espermatozóides é o grande número de células espermáticas anormais. Se você nunca teve sêmen espesso e protuberante antes, aqui estão algumas coisas que podem estar causando isso:

1. Desidratação

O principal componente do sêmen que sai durante a ejaculação é a água. Então, quando você está desidratado, o sêmen fica sem o ingrediente principal e a consistência fica mais espessa. A maneira de lidar com os espermatozoides coagulados devido à desidratação é beber mais água. A ingestão de água ajudará a equilibrar a umidade ou o pH do corpo. Quando desidratado, o pH do corpo pode oscilar irregularmente. Ele também ativa a coagulação dos espermatozoides. Além de espermatozoides espessados, pessoas com condições de desidratação também apresentarão outros sintomas, como:
  • Muita sede
  • Fraco
  • Tonto
  • Urina escura
  • Urinar raramente
  • Fezes de cor escura, mesmo sangrenta

2. Hormônios estão fora de equilíbrio

No esperma, existem vários tipos de hormônios, como a testosterona ou outros hormônios esteróides. Esse hormônio é responsável por proteger os espermatozoides de doenças vaginais que tendem a ser ácidas. Dessa forma, o esperma pode nadar com segurança e fertilizar o óvulo no útero. Quando os níveis de hormônio no esperma não estão equilibrados, a consistência e a forma mudam. Essas alterações hormonais podem ser causadas por várias coisas, desde um estilo de vida pouco saudável, certas doenças, até a idade. Se de fato um espermatozóide espesso e gelatinoso for causado por um desequilíbrio hormonal, outros sintomas que você pode experimentar incluem:
  • Perda de cabelo no corpo
  • Desejo sexual reduzido
  • Impotência
  • Massa muscular diminuída
  • Perda de peso
  • Fraco
  • Aumento dos níveis de gordura no corpo

3. Infecção

Sêmen ou espermatozoides espessos e protuberantes como gelatina também podem sinalizar uma infecção, especialmente uma infecção bacteriana. Isso pode acontecer porque a infecção fará com que o número de glóbulos brancos no corpo aumente. Quando a contagem de glóbulos brancos aumenta, a capacidade do corpo de produzir sêmen diminui. Níveis elevados de células brancas do sangue também mudam a forma do esperma e reduzem a concentração de esperma no sêmen. Se o espermatozóide grosso e protuberante que você está experimentando for causado por uma infecção, existem vários outros sintomas, como:
  • Dificuldade para urinar
  • Dor ou queimação ao urinar
  • Urina sangrenta
  • Corrimento claro ou turvo do pênis
  • Edema testicular
[[Artigo relacionado]]

Como lidar com espermatozoides coagulados

Como lidar com o sêmen ou a aglomeração de espermatozoides como geleia depende da causa. Se isso for porque você está desidratado, deve beber mais água. Enquanto isso, se o sêmen ficar espesso como geleia devido a uma infecção bacteriana, você precisará consultar um médico. O médico administrará medicamentos na forma de:
  • Antibióticos, para tratar infecções que ocorrem
  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, para aliviar os sintomas de dor que podem acompanhar
Portanto, não demore a consultar um médico imediatamente se o esperma parecer espesso e granulado acompanhado de sintomas que apontam para infecção, conforme descrito anteriormente.

Como obter espermatozóides saudáveis

Embora esperma coagulado não indique necessariamente doença, como homem você deve sempre se assegurar de que o fluido que sai durante a ejaculação é um espermatozóide saudável. Algumas maneiras de melhorar a qualidade do esperma:

1. Coma alimentos saudáveis

Cada alimento que você ingere afetará a qualidade e a quantidade dos espermatozoides produzidos. Para isso, coma mais vegetais, frutas e outros alimentos saudáveis ​​para manter a fertilidade. Escolha alimentos ricos em antioxidantes para que os espermatozoides permaneçam saudáveis.

2. Mantenha o peso corporal ideal

Ter um índice de massa corporal (IMC) muito alto ou muito baixo costuma estar relacionado à infertilidade ou infertilidade. Portanto, tente sempre manter seu peso na faixa normal.

3. Previna infecções sexualmente transmissíveis

Como mencionado acima, as infecções sexualmente transmissíveis podem fazer com que os espermatozoides coagulem junto com outros sintomas incômodos. As infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia, também podem tornar os homens inférteis. Para evitar isso, existem várias maneiras que podem ser feitas, incluindo:
  • Não mude de parceiro sexual
  • Uso de preservativo durante a relação sexual
  • Verifique imediatamente se há sintomas de infecção nos órgãos genitais
  • Reconhecendo os sinais e sintomas de infecção em parceiros

4. Pratique exercícios regularmente

Com exercícios regulares, a atividade antioxidante no corpo aumentará. Isso é muito benéfico para a saúde do esperma.

5. Reduza o estresse

O estresse pode reduzir o desempenho sexual de um homem. Essa condição mental também pode afetar o equilíbrio dos hormônios no corpo, o que por sua vez interfere na fertilidade. Além das etapas acima, você também pode manter a saúde dos espermatozoides parando de fumar e reduzindo o consumo de álcool. Se você ainda tiver dúvidas sobre a condição da coagulação do esperma ou sobre a saúde geral do esperma, não hesite em consultar um médico. Você também pode fazer uma consulta médica diretamente do Smartphone através de recursos conversa de médico no aplicativo SehatQ. Baixe o aplicativo de saúde da família SehatQ em App Store e Google Play agora mesmo.