O que é o vômito de espuma branca realmente um sinal?

O vômito é uma condição em que o conteúdo do estômago é expelido pela boca. Em alguns casos, uma pessoa pode sentir vômitos acompanhados de uma determinada cor para vomitar espuma branca. O vômito espumoso em si não é, na verdade, uma doença, mas um sintoma de que alguém está tendo problemas digestivos. Então, o que causa o vômito espumoso e há uma maneira de evitá-lo?

Vômito espumoso pode ser causado por DRGE

Como mencionado anteriormente, uma pessoa pode ter vômitos que são acompanhados por uma certa cor de espuma de vômito. O vômito espumoso é uma condição em que o conteúdo do estômago que sai pela boca é acompanhado por espuma ou espuma branca. Em geral, quase todas as pessoas apresentam vômitos acompanhados de água espumosa límpida ou branca. Isso é uma coisa natural. Se você comer certos alimentos ou bebidas antes de vomitar, o vômito de espuma branca pode ser causado por alimentos ou bebidas que acabaram de ser consumidos. Normalmente, você pode sentir vômito de espuma branca logo após consumir laticínios, como leite ou sorvete. No entanto, se você não consumiu nenhuma bebida ou comida antes de vomitar, o vômito de espuma branca pode ser causado por um acúmulo de gás no estômago. Vômitos espumosos podem ser causados ​​pela DRGE. Existem várias condições que causam o acúmulo de gases no estômago, uma das quais é a doença do refluxo ácido. Doença de refluxo ácido, também conhecida como refluxo gastroesofágico (DRGE) é um tipo de indigestão quando o ácido do estômago volta pelo tubo que conecta a boca ao estômago (esôfago). A DRGE pode ser causada por um enfraquecimento da válvula (esfíncter) localizada no trato esofágico inferior. Em pessoas saudáveis, a válvula se contrai e fecha o esôfago depois que o alimento desce para o estômago. Mas em pessoas com DRGE, uma válvula fraca faz com que o esôfago permaneça aberto, de modo que o ácido do estômago retorna para o esôfago. Geralmente, os sintomas de refluxo ácido são semelhantes a outros distúrbios do sistema digestivo, a saber:
  • Sensação de queimação e ardência no peito, que pode piorar depois de comer ou ao deitar
  • Sabor azedo no fundo da boca
  • Dor ao engolir
  • Há um nó na garganta
Além da doença do refluxo ácido, a gastrite também pode ser uma causa de vômito espumoso que pode ocorrer. A gastrite é uma condição inflamatória e irritante que causa erosão do revestimento da parede do estômago devido ao excesso de ácido estomacal ou ao consumo excessivo de álcool. O uso prolongado de analgésicos também pode desencadear essa doença digestiva. Os sintomas de gastrite são geralmente náuseas, vômitos, diminuição do apetite, até que o estômago se sinta cheio logo após a refeição.

Como prevenir o vômito espumoso causado pela DRGE

Existem várias regras dietéticas às quais você precisa prestar atenção para ajudar a prevenir o vômito espumoso causado pela DRGE. As formas completas de prevenir o vômito espumoso causado pela DRGE incluem:

1. Coma em pequenas porções, mas com mais frequência

Uma forma de prevenir o vômito espumoso causado pela DRGE é se acostumar a comer porções pequenas, mas com mais frequência. Para pessoas com DRGE que podem ter tendência a vômitos espumosos, comer grandes porções pode realmente fazer com que o ácido gástrico suba para o esôfago, piorando os sintomas da DRGE. Como solução, você pode aplicar uma dieta 5-6 vezes ao dia em pequenas porções todos os dias. Com isso, o sistema digestivo pode processar os alimentos que você ingere de maneira adequada.

2. Coma devagar e sem pressa

Além de prestar atenção na porção e na frequência da comida, a forma de evitar o vômito espumoso causado pela DRGE é comer devagar e sem pressa. Você pode mastigar os alimentos que come lentamente até ficar homogêneo. Quando você come com pressa, inconscientemente engole mais ar a cada garfada. Esse ar adicional que entra no corpo acabará por encher o estômago com ácido gástrico nos intestinos, fazendo com que o ácido gástrico suba para o esôfago. Como resultado, vomitar espuma pode ser inevitável.

3. Evite beber muita água enquanto come

Pessoas com DRGE não devem beber muita água durante as refeições. Beber muita água no meio de uma refeição pode diluir o ácido no estômago, dificultando a digestão adequada dos alimentos que você ingere.

4. Não coma perto da hora de dormir

Deve evitar comer 2-3 horas perto da hora de dormir. O motivo é que comer perto da hora de dormir pode fazer com que o ácido gástrico suba para o esôfago durante o sono. Portanto, é importante ter os mesmos horários regulares das refeições todos os dias. Veja como prevenir o vômito espumoso causado pela DRGE subsequente.

5. Evite deitar imediatamente após comer

Evitar deitar imediatamente após comer também pode ser uma forma de prevenir o vômito espumoso causado pela DRGE. Deitar ou dormir depois de comer pode fazer com que o ácido gástrico suba para o esôfago. Se você quiser se deitar, faça-o pelo menos 2 a 3 horas depois de comer. Assim, o sistema digestivo tem tempo suficiente para processar os alimentos que você consumiu anteriormente. O intervalo entre as refeições e a hora de dormir também é importante para evitar que o ácido estomacal suba para o esôfago.

6. Limite os alimentos que fazem com que o ácido do estômago aumente

Pacientes com DRGE devem escolher o tipo de alimento que pode consumir. Porque existem vários tipos de alimentos que se acredita causar um aumento do ácido do estômago no esôfago. Vários tipos de alimentos são propensos a aumentar a acidez estomacal, a saber: alimentos gordurosos, fritos, picantes, tomates, alho, cebola, frutas cítricas, chocolate, bebidas que contenham cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Evite o consumo de alimentos fritos para prevenir o aumento do ácido gástrico. Se você costuma consumir bebidas e alimentos que aumentam o ácido estomacal, deve começar a limitá-los em sua dieta diária. Em seguida, veja se os sintomas da DRGE, incluindo vômito espumoso, que você experimenta são realmente mais controláveis ​​ou não no futuro.

7. Pare de fumar

O hábito de fumar pode causar refluxo do ácido gástrico para o esôfago. Além disso, a nicotina contida nos cigarros pode reduzir a função do músculo esfíncter esofágico inferior, que é um músculo em forma de anel que conecta o esôfago com o ácido do estômago. Portanto, é importante parar de fumar para que os sintomas da DRGE não piorem.

8. Tome medicamentos anti-náusea

Tome remédio para náusea se o vômito espumoso não melhorar. Além de ajustar sua dieta e levar um estilo de vida saudável, você também pode prevenir o vômito de espuma branca causado por DRGE tomando remédios para náusea. Você pode usar medicamentos anti-náuseas se a condição da espuma do vômito não melhorar. Os medicamentos para ácido estomacal que podem ser obtidos sem receita em farmácias ou com receita médica incluem:
  • Antiácidos
  • Bloqueadores do receptor H-2, como famotidina ou cimetidina
  • Protetores da mucosa, como o sucralfato
  • Inibidores da bomba de prótons (PPIs), como rabeprazol, dexlansoprazol e esomeprazol

Quando a condição de vômito espumoso deve ser consultada com um médico?

Espuma com vômitos que dura apenas 1-2 dias não é, na verdade, uma condição com que se preocupar. O motivo é que pode ser que o vômito espumoso seja a reação do corpo a substâncias irritantes que irritam os intestinos, de forma que o sistema digestivo se livra disso na forma de vômito. Além disso, o vômito também está frequentemente associado a condições de intoxicação alimentar. Portanto, se sentir vômito espumoso, lembre-se dos alimentos que acabou de consumir. Porque esses alimentos podem ser prejudiciais ao estômago. [[artigos relacionados]] Se você sentir vômito espumoso repetidamente por semanas ou meses, é possível que o vômito espumoso branco seja um distúrbio digestivo crônico que requer atenção médica. Você também deve consultar um médico se o vômito espumoso causar perda de peso, mostrar sinais de desidratação, como tonturas ou dores de cabeça, se for acompanhado de forte dor no peito ou se você for diabético.