13 sinais de um bebê desidratado que os pais devem estar atentos

Os sinais de um bebê desidratado são micção agitada, letárgica e rara, até que o corpo do bebê fique pálido. Normalmente, os sinais de desidratação do bebê costumam ser encontrados quando o bebê tem diarreia e vômitos. No entanto, é muito difícil perceber os sintomas de desidratação. Quando um bebê está com diarréia ou vômito, é muito importante manter seu corpo bem hidratado. Caso contrário, isso pode ser fatal para o seu bebê. Então, quais são os sinais de um bebê desidratado a ter cuidado? Como antecipar isso?

Sinais de um bebê desidratado

O corpo minúsculo de um bebê tem pouquíssimas reservas de fluidos. Enquanto isso, a taxa metabólica é realmente alta, portanto, é necessária uma grande ingestão de líquidos para continuar funcionando. Portanto, a desidratação em bebês pode reduzir drasticamente sua saúde. Com base na gravidade, existem três tipos de desidratação: desidratação leve, desidratação moderada e desidratação grave. Para evitar isso, os pais devem reconhecer e estar cientes dos vários sinais e características de desidratação em bebês com base na seguinte gravidade:

1. Desidratação leve

Os sinais de um bebê levemente desidratado são agitados. Os sinais de um bebê levemente desidratado são:
  • Bebês que estão com sono e fracos, bebês que parecem sempre fracos ou sonolentos e dormindo devem ser cautelosos para não apresentar sinais de desidratação.
  • Muito sensível ou irritável para agitado , a desidratação faz com que os bebês sintam dores no trato digestivo, por isso ficam agitados e choram facilmente.

  • Sede frequente / amamentação , o bebê sente sede para repor a perda de fluidos após vômitos ou diarreia. Isso o fará querer amamentar com mais frequência.

2. Desidratação moderada

Uma fralda de bebê seca após 6 horas é um sinal de um bebê moderadamente desidratado. Os sinais de um bebê moderadamente desidratado podem ser vistos se o bebê tiver:
  • Boca seca, um sinal de desidratação do bebê, faz com que os lábios do bebê pareçam secos ou rachados (descascados) devido à falta de líquidos e umidade corporal.
  • Fralda seca, embora tenha sido usada por 6 horas A falta de líquidos faz com que o corpo do bebê secrete um pouco de urina. Isso torna a fralda do bebê propensa a secar. Se a fralda estiver molhada, o bebê urina regularmente e não fica desidratado.

  • Não derrame lágrimas quando você chorar , porque o corpo carece de fluidos para fornecer lágrimas quando o bebê chora.

3. Desidratação severa

A fontanela afundada é um sinal de um bebê gravemente desidratado. De acordo com uma pesquisa publicada pelo National Center for Biotechnology Information, os sinais de um bebê gravemente desidratado fazem com que os bebês experimentem:
  • A pele torna-se inelástica, isto é indicado se após ser beliscada lentamente a pele não voltar imediatamente ao seu formato original.
  • A coroa e os olhos parecem fundos.
  • Pés e mãos ficam frios.
  • Corpo pálido.
  • Urinar apenas uma a duas vezes ao dia (oligúria).
  • As respirações são rápidas e curtas.
  • Diminuição da pressão arterial.
[[Artigo relacionado]]

Causas da desidratação do bebê

Existem várias razões para os bebês ficarem desidratados. Isso pode ser devido à imunidade imatura do bebê. Portanto, o sistema imunológico não tem sido capaz de evitar certas doenças que afetam a desidratação. Aqui estão as causas da desidratação do bebê:

1. Diarréia e vômito

A diarreia é a causa do aparecimento de sinais de desidratação do bebê. Pesquisa publicada na revista Pediatrics Child Health explica que desidratação significa falta de fluidos corporais. Este líquido é composto de água e sais eletrolíticos. Quando ocorre uma doença em bebês que causa diarreia e vômitos, eles podem perder sal e água do corpo. Isso é o que pode fazer com que a desidratação ocorra muito rapidamente. Na verdade, ambos são as maiores causas de desidratação frequentemente encontradas.

2. Febre

A febre do bebê causa sinais de desidratação do bebê. Embora vômitos ou diarreia sejam uma das causas mais comuns de desidratação, a febre também é uma causa conhecida de desidratação. Quando o bebê está com febre, o corpo do bebê transpira. Nesse caso, o corpo também experimenta a evaporação da água da pele. O funcionamento do surgimento do suor é, na verdade, um mecanismo para manter o corpo frio. No entanto, se houver febre, o bebê também sentirá calor. Isso o faz respirar mais rápido. Com efeito, o bebê também perde líquido mais rápido e mais ao expirar.

3. Sudorese

Roupas grossas de bebê causam suor e aparecem sinais de desidratação. Além da febre, os bebês suam quando a temperatura do ar é quente e apertada. Usar roupas muito grossas também pode fazer com que os bebês suem facilmente. Isso faz com que o corpo evapore, causando desidratação.

4. Não quero amamentar

Os bebês não querem mamar, causando sinais de desidratação. Às vezes, os bebês simplesmente não querem mamar. Isso ocorre porque o bebê se sente desconfortável na boca. Geralmente, isso acontece quando o bebê sofre de aftas, dentes crescem ou garganta inflamada. Isso torna o bebê preguiçoso para beber e o corpo fica sem líquidos. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com um bebê desidratado

SRO tratar os sinais de desidratação do bebê Sempre antecipe o risco de desidratação em bebês, observando os sinais e características que podem aparecer. Para restaurar os fluidos corporais perdidos, os médicos geralmente recomendam soluções de reidratação oral, como Pedialyte, Ceralyte ou Gastrolyte em pequenas doses. Este tratamento pode não interromper a diarreia. No entanto, pode pelo menos manter o corpo do bebê hidratado durante a recuperação. Um bebê hidratado pode ser caracterizado por uma frequência normal de micção ou pelo menos seis micções por dia. Para manter as necessidades de fluidos do seu bebê, aqui está um guia para a quantidade recomendada de solução de reidratação oral nas primeiras 4-6 horas de tratamento de um bebê desidratado:
Peso (kg)Fluido ORS (ml)
<5 kg 200-400
10-14 800-1000
15-19 1000-1500
20-30 1500-2000
30 > 2000-4000
Se os olhos do bebê parecerem fundos, não houver lágrimas ao chorar e houver outros sinais de que o bebê está desidratado, dê SRO imediatamente, conforme recomendado, ou chame o médico.

Substituindo a ingestão de líquidos e nutrição

Continue a amamentar para que os sinais de desidratação possam ser superados.Quando diarréia ou vômito, bebês e crianças podem perder peso drasticamente. Crianças com peso inferior a 10 kg podem receber 60 ml a 120 ml de uma solução de reidratação oral, como SRO, sempre que apresentarem vômitos ou diarréia. Entretanto, em crianças com peso corporal superior a 10 kg, recomenda-se dar 120 a 240 ml de solução de reidratação oral sempre que vomitarem e tiverem diarreia. Em bebês que ainda estão amamentando, eles devem ser amamentados com a maior freqüência possível. Pelo menos 50 ml a 100 ml por kg de peso corporal. Com conhecimento suficiente dos sinais e características da desidratação, os pais podem se acalmar e lidar rapidamente com o problema durante a diarreia ou vômito do bebê.

Notas de SehatQ

Os sinais de desidratação do bebê podem ser observados no nível de gravidade, ou seja, desidratação leve, moderada e grave. Em casos leves, o bebê fica agitado e letárgico. No entanto, na desidratação grave, os bebês experimentam até uma diminuição da pressão arterial e respiração rápida e curta. Para tratar a desidratação, dê soluções de reidratação oral para restaurar os fluidos corporais perdidos e os sais eletrolíticos. Se você notar sinais de que seu bebê está desidratado, entre em contato com seu médico imediatamente via bate-papo no aplicativo de saúde da família SehatQ . Se você deseja obter um produto de solução de reidratação oral, visite Loja Saudável Q para obter ofertas atraentes. Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store. [[Artigo relacionado]]