Esta é a anatomia do nariz, começando pelas partes, funções e como funciona

O nariz é um dos órgãos humanos mais importantes. Sabe porque? Sim, porque é este órgão que nos permite respirar. Além disso, sem nariz, descobrimos que também não podemos saborear a comida deliciosa e nos tornamos suscetíveis a doenças. Isso ocorre porque a anatomia do nariz é bastante complexa e está relacionada aos órgãos ao seu redor, incluindo a boca. O nariz é a entrada para o ar. Lá, vários processos são executados, antes que o oxigênio possa prosseguir para outros órgãos respiratórios humanos. Para deixar mais claro, aqui está uma explicação detalhada da anatomia do nariz e suas funções e como funciona.

A estrutura anatômica do nariz e seu papel

A anatomia do nariz humano consiste em várias partes. Cada um deles tem sua própria função, mas trabalham juntos para que este órgão funcione perfeitamente. O nariz humano é mais do que apenas visível diretamente a olho nu. A seguir está a divisão em detalhes.

• Nariz externo

Do lado de fora, podemos ver que o nariz possui duas aberturas que são anatomicamente denominadas narinas. As duas narinas são separadas por uma estrutura feita de cartilagem e é chamada de septo. No geral, a parte externa do nariz, que parece um triângulo, é chamada de meato externo. Além da cartilagem, o meato externo também é composto por pele e tecido adiposo. Existem também músculos na parte externa do nariz que ajudam a moldar as expressões faciais.

• Cavidade nasal

A estrutura da cavidade nasal humana é bastante complexa. Essa estrutura começa na frente da narina, chamada vestíbulo. Essa área é revestida por uma camada de células chamada epitélio. Atrás do vestíbulo, existe uma estrutura chamada concha nasal ou concha nasal. Então, acima dele, há uma área olfativa que desempenha um papel no processo olfativo. Esta área é a única parte que não desempenha um papel no processo respiratório. Em seguida, na área posterior da cavidade nasal, há uma nasofaringe que conecta o nariz à boca. Na nasofaringe, existe uma espécie de canal que liga o nariz e a boca ao ouvido médio.

• Membrana mucosa

A membrana mucosa é a parte que reveste a maior parte da cavidade nasal. Esta camada serve para tornar o ar que respiramos mais úmido e quente. Além disso, a camada de membrana mucosa também funciona para filtrar o ar. Esse processo permite que o ar que entra nos pulmões seja limpo e esteja pronto para circular por todo o corpo.

• Buraco sinusal

As cavidades nasais também fazem parte da estrutura da cavidade nasal. Compostos por quatro tipos, esses orifícios também servem para aliviar a carga sobre o crânio, para que nossas cabeças não pareçam pesadas.
  • Seios etmoidais. Esses seios da face estão localizados perto da ponte do nariz. Este seio está presente desde o nascimento e continuará a crescer.
  • Seio maxilar. Esses seios da face estão localizados na área próxima às bochechas e estão presentes desde o nascimento. Assim como os seios etmoidais, os seios maxilares também continuarão a se desenvolver.
  • Seios frontais. Os seios frontais estão localizados na área da testa. Diferente dos dois seios da face anteriores, esse seio não aparece no início do nascimento e só é formado por volta dos sete anos de idade.
  • Seio esfenoidal. Localizado mais profundamente que os outros seios da face, o seio esfenoidal está oculto atrás da cavidade nasal. Normalmente, esses seios da face só se formam quando a pessoa entra na adolescência.

A função do nariz e como funciona

Não apenas como órgão respiratório, o nariz também desempenha um papel no paladar, até mesmo no sistema de defesa do corpo.

1. A função do nariz no sistema respiratório

É do conhecimento geral que o nariz humano desempenha um papel no processo respiratório. No entanto, você sabe quais processos ocorrem neste órgão, antes que o ar entre nos pulmões? O nariz é a principal entrada de ar. O ar que entra será então processado na cavidade nasal, sendo umedecido e aquecido, de forma que seja mais adequado para entrar nos pulmões.

2. A função do nariz no sistema de defesa do corpo

Na cavidade nasal, o ar também passa por um processo de filtragem. Esse processo é realizado pelo muco pegajoso contido nas membranas mucosas. O muco pega poeira, bactérias e partículas causadoras de doenças. Além do muco comumente chamado de ranho, a sujeira também é filtrada por pelos finos chamados cílios. Dessa forma, o ar que entra nos pulmões é ar puro. Por isso o nariz é considerado importante no sistema de defesa do organismo.

3. A função do nariz como sentido do olfato

O nariz também funciona como um olfato. Essa habilidade é uma das muitas maneiras que o corpo usa para obter informações sobre várias coisas que estão acontecendo ao nosso redor. Nosso nariz, pode cheirar certos odores, pois nele existem receptores que são sensíveis às partículas de odor no ar. Esses receptores são muito pequenos, mas existem muitos. Na verdade, em um nariz, existem cerca de dez milhões de receptores. Isso permite que nosso cérebro reconheça cerca de dez mil tipos diferentes de odores.

4. A função do nariz em ajudar o sabor dos alimentos

Muitas pessoas pensam que o único órgão relacionado com a degustação dos alimentos é a língua. Na verdade, o nariz também tem um papel importante, para que possamos sentir os alimentos e bebidas consumidos. A capacidade humana de cheirar o aroma da comida e saborear a comida, aparentemente funciona em conjunto para que possamos sentir o prazer da ingestão ao máximo. É por isso que, quando o nariz está congestionado, a comida que você ingere tem um gosto ruim. Se você ainda não acredita, experimente provar uma colher de comida. Em seguida, experimente a segunda colher enquanto fecha as narinas. Garantido, o sabor da comida será diferente. [[artigos relacionados]] A estrutura anatômica do nariz humano é bastante complexa. Embora por fora se pareça apenas com uma estrutura simples, por dentro também existem muitas partes, cada uma das quais desempenhando um papel importante no sistema respiratório, no paladar, na defesa do organismo. Cuide bem da saúde dele, pois o nariz é um órgão que se relaciona com muitos outros órgãos. Portanto, se esse órgão for afetado por uma doença, o impacto pode se espalhar para vários órgãos vizinhos.