Dentes do siso crescendo oblíquos, este é o momento certo para a cirurgia

Os dentes do siso são os últimos molares a irromper, geralmente na idade de 17 a 21 anos. Seu crescimento costuma causar problemas, porque os dentes do siso costumam crescer para os lados. Quando crescem na direção errada, os dentes do siso podem causar lesões no tecido circundante, desde a gengiva até os dentes da frente e a parte interna das bochechas. Isso irá provocar dor, até mesmo inchaço. Como solução, os dentistas geralmente oferecem aos pacientes a cirurgia de remoção do dente do siso, para que os problemas que surgem devido a esses dentes não voltem a ocorrer.

Causas dos dentes do siso crescendo para os lados

Os dentes do siso crescem obliquamente devido ao pequeno tamanho da mandíbula. Os dentes do siso são dentes que crescem na parte posterior da mandíbula. Em muitos casos, quando esses dentes crescem na idade adulta, não há mais "terra" disponível na mandíbula para ser ocupada pelos dentes do siso. Isso faz com que o dente que está tentando sair, eventualmente ocupe um local vago e cresça lateralmente de acordo com o espaço restante disponível. Os dentes do siso crescem para os lados também podem ser chamados de dentes do siso impactados. A maneira mais eficaz de lidar com isso é a cirurgia do dente do siso. No entanto, nem todos os dentes do siso devem crescer lateralmente. Se o tamanho da mandíbula ainda for suficiente para acomodar, os dentes do siso podem crescer retos e não causar problemas. Portanto, os dentes do siso, na verdade, nem sempre precisam ser operados.

Quando é o melhor momento para a cirurgia do dente do siso?

Os dentes do siso que crescem obliquamente devem ser removidos imediatamente. A pessoa geralmente só percebe que seus dentes do siso crescem para os lados quando os sintomas de impactação começam a aparecer. Esses sintomas incluem:
  • Dor na área onde crescem os dentes do siso
  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Dor na mandíbula
  • Inchaço na bochecha que pode se estender ao redor da mandíbula
  • O hálito cheira mal
  • Dor ao mastigar e engolir alimentos
  • Difícil de abrir a boca
Quando esses sintomas ocorrerem, você deve consultar imediatamente um dentista. Porque, essa condição indica uma infecção na área onde crescem os dentes do siso. Os dentes do siso que ainda estão infectados geralmente não são removidos imediatamente. O médico irá prescrever medicamentos como antibióticos e analgésicos para aliviar os sintomas primeiro. Normalmente, esse tratamento leva uma semana. Depois disso, o médico pode realizar a cirurgia do dente do siso. Infelizmente, na maioria dos casos, os sintomas são submetidos à extração do dente do siso. Na verdade, se o dente não for removido, a mesma infecção pode reaparecer em um futuro próximo. A cirurgia do dente do siso também pode ser feita antes que cause problemas. Se o médico verificar que seu molar posterior tem potencial para crescer lateralmente, mesmo que o dente ainda não tenha surgido, será solicitada uma radiografia panorâmica. Os raios X podem mostrar a posição dos dentes do siso que ainda estão incorporados.

Remover os dentes do siso tortos antes que eles causem problemas fará com que você se sinta mais confortável. Porque, você não precisa sentir a dor da infecção devido aos dentes do siso impactados. [[Artigo relacionado]]

Existem outras alternativas para lidar com os dentes do siso tortos?

Fazer gargarejos com água salgada pode aliviar temporariamente a dor causada pelo crescimento dos dentes do siso para os lados. A maneira mais eficaz de tratar os dentes do siso que crescem para os lados é a cirurgia. A palavra cirurgia pode parecer assustadora, mas a cirurgia para remover os dentes do siso ainda é um procedimento leve. Cirurgia do dente do siso com dificuldade leve a moderada, geralmente leva pouco tempo e você pode ir para casa imediatamente. O procedimento da cirurgia do dente do siso é quase igual ao processo de extração do dente. No entanto, devido à posição inclinada do dente em erupção, o dentista geralmente precisará realizar uma ligeira redução no tecido circundante. Medo, problemas de custo e tempo podem fazer com que algumas pessoas hesitem em se submeter a esta cirurgia em busca de outras alternativas. Infelizmente, não há alternativa mais eficaz do que a extração do dente do siso. Você pode se auto-medicar para aliviar a dor que aparece. Mas se o dente não for extraído, a dor voltará a qualquer momento. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para aliviar temporariamente a dor de um dente do siso que cresce para os lados.

• Tomando analgésicos

Analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, ajudam a aliviar a dor e o inchaço nas gengivas. Este medicamento irá fornecer apenas um alívio temporário da dor, então você ainda precisa consultar um médico.

• Gargarejo com água salgada

Pesquisas provaram que gargarejar com água salgada pode ajudar a aliviar infecções bacterianas nas gengivas. Porque essa água pode matar as bactérias que se acumulam na área de infecção.

• Comprimir as bochechas com alternância de compressas quentes e frias

A água fria ajudará a aliviar a inflamação e o inchaço causados ​​pelos dentes do siso que crescem para os lados. Enquanto isso, a água quente dilata os vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo na área da infecção. Você pode alternar entre compressas quentes por 15 minutos e compressas frias por 15 minutos várias vezes ao dia. Lembre-se de encerrar este método com uma compressa fria. Para uma discussão mais aprofundada sobre o crescimento oblíquo dos dentes do siso ou outros tratamentos dentários, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.