O impacto da pandemia Covid-19 não se limita apenas à saúde física da comunidade, a saúde mental também pode ser afetada indiretamente. Uma forma é a sensação de ansiedade excessiva. Essa condição pode ser agravada pelo atual estado de incerteza e várias más notícias que chovem todos os dias, deixando a pessoa ainda mais assustada e ansiosa. A ansiedade é na verdade uma coisa normal, mas você precisa ter cuidado se os sentimentos de ansiedade que você experimenta se tornam excessivos e duram muito tempo. Isso ocorre porque os sentimentos excessivos de ansiedade estão associados a transtornos de ansiedade, que podem ter vários efeitos adversos em sua saúde física e mental.
Ansiedade excessiva como sintoma de transtorno de ansiedade
Um dos sintomas mais comuns dos transtornos de ansiedade é sentir-se excessivamente ansioso. Sentimentos de ansiedade associados a esse transtorno geralmente ocorrem não apenas em situações ruins como esta pandemia, mas também em resposta a situações cotidianas que tendem a ser normais. A ansiedade excessiva pode ser categorizada como um sintoma de transtorno de ansiedade generalizada se essa condição ocorrer com frequência por pelo menos seis meses e for difícil de controlar. Os sentimentos de ansiedade sentidos nos transtornos de ansiedade também são graves e perturbadores, dificultando a concentração e a realização das atividades diárias dos portadores. Além da ansiedade excessiva, outros sintomas de transtornos de ansiedade incluem:
- Sentindo-se nervoso, inquieto ou tenso
- Têm um aumento da frequência cardíaca
- Respiração rápida (hiperventilação)
- Suando e tremendo
- Sentindo-se fraco ou cansado
- Dificuldade de concentração ou apenas pensar em coisas que o deixam ansioso
- Insônia
- Tendo problemas digestivos
- Facilmente zangado
- Dificuldade em controlar sentimentos de ansiedade
- Sempre evite coisas que possam desencadear sentimentos de ansiedade.
Se você sentir alguns dos sintomas acima com frequência e ocorrerem por mais de seis meses, consulte um psicólogo ou psiquiatra para obter tratamento imediato. Pode levar algum tempo para você se sentir melhor. No entanto, a ajuda profissional o ajudará a controlar sua ansiedade e a reduzir seus efeitos em sua vida e bem-estar.
Causas de transtornos de ansiedade
A causa dos transtornos de ansiedade pode vir de uma combinação de várias coisas, como estresse, transtornos do cérebro, estresse ambiental e pode até ser causada por fatores genéticos. Aqui estão alguns fatores que causam transtornos de ansiedade.
1. Fatores genéticos
Vários estudos mostraram que o transtorno de ansiedade é uma doença hereditária, o que significa que pode ocorrer em famílias. Um estudo relata que as crianças têm maior probabilidade de serem diagnosticadas com transtorno de ansiedade se um de seus pais o tiver.
2. Estresse
Exposição a eventos traumáticos e estressantes, como abuso infantil e
assédio moral, pode aumentar a sensibilidade do cérebro ao estresse, de modo que pode enfraquecer o sistema de resposta de controle do estresse. Isso indiretamente também pode aumentar o risco de uma pessoa de sofrer transtornos de ansiedade. Sentimentos de ansiedade excessiva em relação às condições pandêmicas em curso como hoje também podem ser um gatilho para o estresse que causa transtornos de ansiedade. Principalmente se a sensação de ansiedade for sentida com frequência e durar muito tempo.
3. Outros distúrbios emocionais
O transtorno de ansiedade generalizada costuma co-ocorrer com outros problemas de saúde mental, como depressão, PTSD e transtorno do pânico. Um estudo descobriu que 56% das pessoas com transtornos de ansiedade também tinham depressão.
4. Condição física
Vários estudos relatam que os transtornos de ansiedade ocorrem em cerca de 40% das pessoas com diabetes. Isso ocorre porque episódios repetidos de hipoglicemia podem desencadear alterações químicas e metabólicas que podem afetar a parte do cérebro que desempenha um papel no processamento da ansiedade.
Como lidar com transtornos de ansiedade
Praticar exercícios regularmente pode ajudar a superar a ansiedade Uma pessoa que sofre de um transtorno de ansiedade pode fazer o seguinte para lidar com a condição que está experimentando.
1. Consulte um médico
Quando você sentir algum sintoma de um transtorno de ansiedade, como ansiedade excessiva, consulte imediatamente um médico para um exame completo. Isso é feito para garantir que outros problemas de saúde não desencadeiem o transtorno de ansiedade que você está experimentando. Seu médico pode prescrever medicamentos, como ansiolíticos ou antidepressivos, para ajudá-lo a controlar suas preocupações e sentimentos de ansiedade excessiva.
2. Exercitar-se todos os dias
Com a aprovação do médico, comece a fazer exercícios regularmente. A aeróbica e os exercícios de fortalecimento muscular são maneiras eficazes de treinar o corpo para lidar com a ansiedade excessiva de maneira controlada. O exercício regular também pode melhorar a função do sistema imunológico.
3. Coma alimentos nutritivos
Muitas vezes, a ansiedade excessiva leva algumas pessoas a comer alimentos muito pequenos e não saudáveis. Lembre-se da importância da saúde ao pensar neste assunto. Ao tornar a saúde uma prioridade, comer alimentos se tornará mais fácil.
4. Evite o consumo de cafeína
A cafeína estimula o sistema nervoso, que pode desencadear a adrenalina e fazer você se sentir nervoso e ansioso. Portanto, você deve limitar ou evitar o consumo de cafeína enquanto tiver problemas de ansiedade excessiva.
5. Faça técnicas de relaxamento
Técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação, podem fazer você se sentir mais calmo e, comprovadamente, aliviam a sensação de ansiedade excessiva. Ao relaxar, o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta e as ondas cerebrais mudam de um ritmo beta para um ritmo alfa relaxado. Quando praticadas regularmente, as técnicas de relaxamento podem neutralizar os efeitos negativos do estresse. [[artigo relacionado]] Essa é a explicação sobre ansiedade excessiva e transtornos de ansiedade. Se você sentir que está experimentando uma ansiedade excessiva que dura muito tempo e ocorre com frequência, consulte imediatamente o problema com um médico ou psicólogo para tratamento imediato.