Causas da chuva ácida, poluição do ar e desastres naturais

Desde os tempos antigos, a chuva ácida é um mistério para a vida humana. Até agora, as pesquisas sobre as causas da chuva ácida ainda estão em andamento. Na verdade, a chuva ácida que está relacionada à questão das mudanças climáticas pode se tornar uma questão bilateral entre os países, como aconteceu entre Canadá e Estados Unidos. Essa questão bilateral até mesmo levou o Canadá a formar a Coalizão Canadense sobre a Chuva Ácida. Como resultado, descobriu-se que o Vale do Ohio e as áreas industriais da Pensilvânia e da Nova Inglaterra produzem mais da metade da chuva ácida que se acumula nos lagos canadenses. Também na Indonésia, é muito provável que ocorra chuva ácida. Este fenômeno natural pode afetar a saúde humana. [[Artigo relacionado]]

O que é chuva ácida?

A chuva ácida é um fenômeno natural como a chuva comum, que contém componentes ácidos, como ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Não apenas a chuva líquida, mas também ácida, pode conter poeira, gás, neve ou névoa. O termo chuva ácida foi cunhado em 1852 por um químico escocês chamado Robert Angus Smith. Naquela época, ele estava pesquisando chuva ácida perto de áreas industriais ao redor da Inglaterra e da Escócia. Desde então, nas décadas de 1960 e 1970, a chuva ácida se tornou um grande problema ambiental regional na Europa Ocidental e na América do Norte.

Causas da chuva ácida

Existem várias coisas que causam chuva ácida. Dado que a chuva ácida está intimamente relacionada com as questões ambientais, está claro que os poluentes também são uma das principais causas da chuva ácida. Algumas das causas da chuva ácida são:

1. Poluição do ar

Uma das causas mais dominantes da chuva ácida é a poluição do ar causada pelas atividades humanas. Além disso, a chuva ácida ocorre porque há uma reação química que evapora no ar. Essas substâncias podem entrar na atmosfera e reagir com água, oxigênio e outros produtos químicos. Além disso, substâncias como o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio são facilmente transportadas pelo vento e misturadas com a água. Nas últimas décadas, as indústrias movidas pelo homem lançaram uma grande variedade de substâncias químicas no ar. Consequentemente, há uma mudança na mistura dos gases na atmosfera. Chame isso de indústria de geração de energia, que libera dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio ao queimar combustíveis fósseis. Além disso, o sistema de escapamento de carros, caminhões e ônibus também pode causar chuva ácida.

2. Desastres naturais

Além da poluição, os desastres naturais também podem causar chuva ácida. Por exemplo, um vulcão pode entrar em erupção na forma de poluentes no ar. Então, esses poluentes podem ser transportados ao redor do mundo e se transformar em chuva ácida.

3. Conteúdo de dióxido de carbono no ar

Mesmo muito antes de hoje, cerca de 4 bilhões de anos atrás, pensava-se que o ar continha 10.000 vezes mais dióxido de carbono. Nesse nível de dióxido de carbono, é muito provável que ocorra chuva ácida para o efeito estufa. Na verdade, até pedras podem ser esmagadas por ele.

Impacto da chuva ácida

O fenômeno da chuva ácida pode afetar tudo. Plantas, solo, árvores, estátuas e até grandes edifícios também podem ser afetados. A saúde humana certamente não é poupada de seus efeitos. Em uma árvore, por exemplo. A chuva ácida pode enfraquecer as árvores e parar de crescer. Além disso, a chuva ácida também pode alterar a composição do solo e da água, de modo que não podem se tornar habitats para animais e plantas. Claro, quando o pH da água está abaixo de 5 (muito ácido), a maioria das espécies de peixes não sobreviverá. Mesmo quando o pH está em 4, águas como lagos ou rios são declaradas mortas. E quanto aos humanos? Embora não seja diretamente impactado, o acúmulo de dióxido de enxofre pode causar problemas de saúde, em particular, problemas como doenças pulmonares, asma e bronquite. Se a chuva ácida ocorrer com muita força, a pele humana também pode queimar e até destruir objetos de metal. No entanto, a chuva ácida que ocorreu até agora nunca foi muito ácida porque foi misturada com outras substâncias naturalmente.

A chuva ácida pode ser evitada?

A melhor maneira de prevenir a ocorrência de chuva ácida é produzir energia sem combustíveis fósseis. Isso significa que o mundo deve estar pronto para a energia limpa. Existem muitas novas alternativas de energia renovável, como energia hidrelétrica , vento, biopoder , e outros. Os países da Europa estão muito prontos para se adaptarem à energia limpa. Vários países estabeleceram uma meta de mudar 100% para energias novas e renováveis ​​até 2050, incluindo a Suécia e a Noruega. Enquanto isso, na Indonésia, o fato é que, além do alto potencial de energia nova e renovável, sua utilização ainda está muito aquém. A Indonésia utilizou apenas menos de 100 megawatts de painéis solares de seu potencial de 200 gigawatts. Sem mencionar que o potencial eólico só foi usado comercialmente até 13%. A meta é o uso de energia nova e renovável até 2050 a 36%. Nós estamos prontos?