Características da parede uterina fina e como engrossá-la

A condição da parede uterina fina pode diminuir as chances de uma mulher engravidar. Isso ocorre porque a parede uterina que é muito fina pode dificultar a fixação do embrião ou a obtenção dos nutrientes necessários durante a gravidez. Uma boa condição da parede uterina geralmente tem uma espessura uniforme de cerca de 8-12 mm em todo o útero e tem boa circulação sanguínea. Enquanto isso, a mulher ainda tem chance de engravidar se a espessura do útero for de apenas 7 a 8 mm, embora a probabilidade seja menor.

Características da parede uterina fina

A principal característica de uma parede uterina fina é uma espessura endometrial de menos de 7 mm. Para ter certeza, você precisa se submeter a um exame de ultrassom (USG). Além disso, um estudo revela uma série de características identificáveis ​​ou características da parede uterina delgada.
  • Alta resistência ao fluxo sanguíneo da artéria radial (AR) do útero
  • Fraco crescimento epitelial (células na superfície do corpo)
  • Queda de expressão fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) ou uma proteína que desempenha um papel na formação de novos vasos sanguíneos
  • Mau desenvolvimento dos vasos sanguíneos.
Outro aspecto que também está associado ao estado da fina parede uterina é o baixo sucesso da implantação do embrião.

Causas de parede uterina fina

Acredita-se que a causa da parede uterina fina seja devida à interferência no processo normal de crescimento endometrial. No entanto, as informações disponíveis sobre os fatores que causam distúrbios do crescimento em pacientes com paredes uterinas delgadas ainda são muito limitadas. No entanto, vários fatores são frequentemente associados à causa da parede uterina fina.

1. Deficiência de estrogênio

Acredita-se que os níveis inadequados do hormônio estrogênio sejam uma das causas das paredes uterinas finas em algumas mulheres.

2. Problemas estruturais

Outra causa da parede uterina fina é um problema estrutural que causa danos à parede uterina. Por exemplo, porque você teve miomas uterinos, septo ou a formação de tecido cicatricial devido a uma cirurgia no útero. Esta condição pode interferir no crescimento e distribuição do revestimento uterino, resultando em revestimento uterino muito fino para suportar a implantação ou o crescimento de um bebê saudável.

3. Fluxo sanguíneo uterino deficiente

Acredita-se que a obstrução ou diminuição do fluxo sanguíneo faça com que o revestimento uterino não engrosse adequadamente. Qualquer coisa que possa interferir no fluxo sanguíneo é considerada a causa do rompimento do revestimento uterino. Além disso, o ar frio também pode danificar o útero ao bloquear o suprimento de sangue. As características de uma parede uterina fina relacionadas ao fluxo sanguíneo prejudicado incluem:
  • Período menstrual doloroso
  • Volume de sangue menstrual baixo
  • Existem coágulos no sangue menstrual
  • O sangue menstrual é vermelho escuro ou roxo
  • Dor na parte inferior das costas.

4. Má nutrição

Ter sangue suficiente para construir um revestimento uterino saudável depende dos nutrientes que você consome. A ingestão nutricional deficiente, como deficiência de ferro, pode afetar a formação do sangue e acredita-se que tenha um impacto na formação de uma parede uterina fina. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com a parede uterina fina

Acredita-se que os suplementos de ômega-3 ajudem a engrossar o útero. Existem várias maneiras de lidar com as paredes uterinas finas com as quais você pode conviver. No entanto, o espessamento da parede uterina é, na verdade, classificado como uma questão muito difícil. Mesmo assim, as seguintes coisas você ainda pode fazer como uma forma de engrossar a parede uterina delgada.
  • A fina parede uterina causada pela falta do hormônio estrogênio pode ser aliviada com a administração de estrogênio oral. Além disso, o estrogênio também pode ser administrado na forma de adesivos de estrogênio, injeções de estrogênio ou administração de estrogênio vaginal.
  • Problemas estruturais da parede uterina podem exigir cirurgia para remover tecido cicatricial ou outros problemas de saúde que estão causando o rompimento do útero.
  • O fluxo sanguíneo deficiente pode ser ajudado pela administração de aspirina em baixas doses e pelo tratamento da causa do fluxo sanguíneo deficiente.
  • Melhorias nutricionais podem ser feitas com mudanças no estilo de vida e o consumo dos suplementos necessários.
Você também pode fazer alguns autocuidados como forma de engrossar a fina parede uterina, como:
  • Consumir alimentos necessários para produzir sangue e revestimento uterino saudáveis, como carne vermelha, azeite de oliva e vegetais verde-escuros.
  • Tome suplementos que nutram os vasos sanguíneos, como ferro, vitamina E, L-arginina, ácidos graxos ômega-3 e assim por diante.
  • Mantenha o útero aquecido aplicando compressas quentes na parte inferior do abdômen, mantendo os pés aquecidos e comendo alimentos quentes.
  • Seja ativo nos esportes e mova-se para melhorar a saúde geral.
Você não deve tomar uma variedade de medicamentos alternativos que não tenham eficácia e segurança comprovadas. Por outro lado, massagem ou acupuntura podem ser possíveis. Embora não haja dados científicos que comprovem sua eficácia, essas terapias geralmente não causam danos. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.