Síndrome do piriforme, uma doença que causa dor nas nádegas

Você já sentiu dores que começam nas nádegas e vão até as pernas? Pode ser síndrome do piriforme. A síndrome do piriforme é um distúrbio neuromuscular que ocorre quando o músculo piriforme pressiona o nervo ciático. Para aqueles que já sentiram dor que se irradia das nádegas para as pernas, identifique as causas, os sintomas, o tratamento e a prevenção da síndrome do piriforme.

O que é causado a síndrome do piriforme?

Como mencionado anteriormente, a principal causa da síndrome do piriforme é a compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme. O músculo piriforme é um músculo em forma de faixa localizado nas nádegas, próximo ao topo da articulação do quadril. Este músculo é muito importante para o desempenho do corpo humano. Isso ocorre porque o músculo piriforme estabiliza o movimento da articulação do quadril e levanta ou gira sua coxa quando você caminha. Além disso, as causas da síndrome do piriforme também variam, como:
  • Exercício excessivo
  • Sentado por muito tempo
  • Levantar objetos pesados ​​com muita frequência
  • Fazendo uma escalada alta
Enquanto isso, certos tipos de lesões também podem ser a causa da síndrome do piriforme. Lesões comuns que a causam incluem quedas, acidentes com veículos e colisões físicas durante a prática de esportes.

Quais são os sintomas da síndrome do piriforme?

Você já ouviu falar de uma doença chamada ciática? Esta doença causa dor que se irradia das nádegas para uma perna. A ciática é o principal sintoma da síndrome do piriforme. No entanto, a ciática não é o único sintoma da síndrome do piriforme. Aqui estão outros sintomas da síndrome do piriforme, aos quais você também deve estar atento:
  • O aparecimento de dormência e formigamento nas nádegas, na parte de trás das pernas
  • Difícil de sentar-se confortavelmente
  • Dor que piora ao sentar
  • Dor que piora com a atividade
Cuidado, nos casos de síndrome do piriforme que já são graves, o portador fica difícil ou mesmo impossibilitado de realizar as atividades diárias, como sentar em frente ao computador, ou dirigir por muito tempo.

Quem corre risco de desenvolver a síndrome do piriforme?

Qualquer pessoa que costuma ficar sentada por longos períodos de tempo, como funcionários de escritório sentados em frente a um laptop, corre o risco de contrair a síndrome do piriforme. Pessoas que gostam de fazer uma atividade repetidamente, como quando se exercitam na academia, também correm o risco de desenvolver a síndrome do piriforme.

Como diagnosticar a síndrome do piriforme?

Dor nas nádegas devido à síndrome do piriforme Quando a dor nas nádegas e na parte posterior das pernas é insuportável, é um sinal de que você deve consultar um médico. No hospital, seu médico pode diagnosticar a síndrome do piriforme perguntando sobre seu histórico médico, sintomas e quaisquer causas "convidativas" da síndrome do piriforme. O médico também perguntará sobre seu histórico detalhado de acidentes, como ter se envolvido em um acidente de carro ou motocicleta, ou lesões esportivas. Além disso, o médico também pode solicitar que você faça um exame físico. Quando sentir dor em qualquer parte do corpo, avise imediatamente o médico. Para ter ainda mais certeza, o médico recomendará que você se submeta a exames adicionais, como: Ressonância magnética ou Tomografia computadorizada, para ver a causa da dor nas nádegas e na parte posterior da perna. Pode ser que a dor seja causada por artrite ou nervos comprimidos. Se a síndrome do piriforme for a causa, seu médico fará um diagnóstico adicional para verificar a gravidade da doença.

A síndrome do piriforme pode ser tratada?

A primeira "cura" para a síndrome do piriforme é evitar todas as suas causas. Por exemplo, a síndrome do piriforme é causada por exercícios prolongados ou extenuantes, portanto, evite algumas dessas atividades por enquanto. Os médicos geralmente irão sugerir que você faça algum tipo de exercício que pode aliviar a dor. Além disso, o médico também pode recomendar alguns medicamentos antiinflamatórios, relaxantes musculares ou injeções de corticosteroides para aliviar a dor. Se alguns dos tratamentos acima não funcionarem, seu médico pode recomendar uma cirurgia para cortar o músculo piriforme, de forma que o nervo ciático não seja mais comprimido. No entanto, é raro que a síndrome do piriforme seja “resolvida” com opções cirúrgicas.

A síndrome do piriforme pode ser prevenida?

Não se preocupe, a síndrome do piriforme pode ser prevenida. Como prevenir é bastante simples, como fazer aquecimento ou não se obrigar a fazer atividade física. A síndrome do piriforme pode ser prevenida por:
  • Faça aquecimento antes de correr ou outras atividades esportivas
  • Não se force a fazer movimentos esportivos. Faça o movimento lentamente no início. Se você for proficiente, aumente a intensidade
  • Evite correr em estradas irregulares
  • Acostume-se a não ficar sentado por muito tempo. Se de fato seu trabalho exige que você fique sentado em frente a um laptop o dia todo, fique de pé ou ande ocasionalmente.
[[artigo relacionado]] Prevenir a síndrome do piriforme é muito mais fácil do que tratá-la. Portanto, não deixe a síndrome do piriforme atacar e você está apenas tomando medidas para evitá-la. De agora em diante, ame seu corpo sendo ativo com frequência.