A instalação de aparelho ortodôntico ou aparelho ortodôntico é um dos procedimentos realizados para endireitar os dentes. Nem todas as condições dentais exigem aparelho ortodôntico. Existem vários tipos de dentes que devem ser fixados, tanto por razões estéticas quanto por razões médicas. A instalação de estribos vai custar muito dinheiro e pode levar anos para obter os resultados desejados. No entanto, o aparelho é um dos procedimentos mais eficazes para endireitar os dentes.
Formas de dentes que precisam de aparelho
A condição e a forma dos dentes de cada pessoa são certamente diferentes umas das outras. Existem tipos de dentes que devem ser fixados, alguns não precisam deles. Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou que mais pessoas precisam de aparelho ortodôntico do que aquelas que não o fazem. A pesquisa também estima que apenas 35% dos adultos têm dentes perfeitamente alinhados. Os motivos pelos quais alguém decide usar o aparelho também podem ser diferentes, incluindo:- Razões cosméticas, por exemplo, ter um belo sorriso e dentes bonitos.
- Razões médicas, geralmente para aplainar dentes que não são ideais e podem reduzir a pressão nas articulações.
- Dentes apinhados, ou seja, a disposição dos dentes parece torta ou cheia de uma forma notável.
- Dente overbite, onde quando os dentes são fechados, os dentes superiores são posicionados para frente a mais de 2 mm dos dentes inferiores e ainda cobrem os dentes inferiores de forma que eles não sejam visíveis.
- Bucktoothed (overjet), onde a posição dos dentes superiores é mais avançada do que a mandíbula inferior.
- dentes esparsos (Gap = Vão ou espaçamento), ou seja, a lacuna entre um dente e outro. Isso geralmente ocorre porque o tamanho dos dentes é menor do que a mandíbula.
- Mordida cruzada, ou seja, a condição em que a posição da marcha superior está fora da marcha inferior, de modo que é mais para a frente ou para trás do que as outras marchas.
- Openbite, ou seja, a condição dos dentes frontais superiores e inferiores não fechando quando a boca está em repouso (fechada).
- Dificuldade em escovar e passar fio dental, especialmente ao redor dos dentes tortos.
- A língua, os lábios ou a parte interna das bochechas costumam ser mordidos durante a fala ou alimentação.
- Dificuldade em pronunciar algo devido a distúrbios na posição da língua e dos dentes.
- Mandíbulas que fazem barulho quando você acorda ou mastiga.
- Sensação de pressão ou fadiga na mandíbula após a mastigação.