É impossível prever ou esperar que uma criança coma sem passar por um distúrbio alimentar. Na verdade, uma criança de 1 ano de idade tem dificuldade para comer é uma fase que quase todos os pais experimentam. Mas não se preocupe muito, é um comportamento típico de crianças. Com a idade de um ano, as crianças têm uma nova capacidade de determinar o controle sobre as coisas. Inclusive, quando crianças de 1 ano têm dificuldade para comer, elas estão praticando a capacidade de tomar decisões de forma independente.
A reação de uma criança de 1 ano é difícil de comer
Normalmente as crianças recusam certos alimentos, como vegetais, devido à sua cor e textura. As causas de uma criança de um ano ter dificuldade para comer podem variar porque cada criança é única. Algumas das causas que podem estar subjacentes à ocorrência desta fase na dieta do seu filho são:
- Não acostumado a comer comida de mesa ou a mesma refeição com toda a família
- Sensível a certas texturas
- É difícil de mastigar porque ainda está em fase de aprendizagem
- Existem problemas médicos que interferem no apetite
- Estágio exigente normal
Existem muitas reações diferentes quando uma criança de 1 ano tem dificuldade para comer. Na verdade, essa fase, que é comumente conhecida como GTM (movimento de calar a boca), pode ocorrer antes ou depois de 1 ano. Algumas das reações comuns são:
- Recuse-se a comer certos alimentos com base em sua cor ou textura
- Escolha um novo tipo de comida e só queira comer essa comida
- Não quero experimentar comida nova
- Não estou mais interessado em comida que antes era favorita
- Só quero comer com uma colher ou garfo
Como lidar com uma criança de 1 ano que tem dificuldade para comer
Seja um exemplo participando de refeições com crianças É claro que forçar as crianças a querer comer não é uma coisa sábia porque pode realmente fazer com que elas sintam que a hora das refeições é uma tortura. No entanto, há várias coisas que podem ser feitas como forma de lidar com uma criança de 1 ano que tem dificuldade para comer:
1. Ajuste a porção
Tanto quanto possível, ajuste a porção à idade da criança. Por exemplo, para uma criança de um ano, basta gastar uma colher de sopa de cada tipo de alimento servido. Não há necessidade de forçá-los a gastar grandes porções porque são vulneráveis à rejeição.
2. Seja paciente
Não são poucos os que afirmam que a fase de alimentação complementar é uma fase que exige mais paciência, em comparação com outras fases, como a amamentação. Não fique sem ideias para oferecer novos alimentos de vez em quando da melhor maneira possível. Não desanime quando cozinha muitas vezes, mas não consegue nem fazer seu filho abrir a boca.
3. Envolva as crianças
Outra forma de lidar com crianças de 1 ano com dificuldade para comer é convidá-las a participar de atividades de culinária ou preparo de alimentos. Na verdade, isso pode ser feito desde as compras no supermercado. Deixe-os escolher o que querem comer, inclusive ocupando-os na cozinha.
4. Exibir o mais atraente possível
Os humanos são criaturas visuais, assim como as crianças. Não fique sem ideias para tornar a comida atraente. Defina um determinado tema para a comida com uma forma fofa ou dê um nome específico para cada acompanhamento em seu prato.
5. Peça à criança para escolher
Novamente, as crianças estão na fase de controle, portanto, dê-lhes espaço para tomar decisões. Uma maneira simples é pedir a seu filho que escolha entre brócolis ou cenoura, frango ou peixe.
6. Dê um exemplo
Seja um exemplo comendo com eles. Antes da hora de comer, diga que a comida logo estará pronta. Este método pode ajudar as crianças a se prepararem, porque às vezes elas não querem que seu recreio seja interrompido.
7. Não puna ou ameace crianças
Punir ou ameaçar crianças não é solução quando uma criança de 1 ano tem dificuldade para comer. Tanto quanto possível, evite fazer negócios relacionados a
recompensas e punições. Este método pode formar maus hábitos. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
É natural que os pais fiquem preocupados quando o filho de 1 ano tem dificuldade para comer. No entanto, não mostre sua preocupação na frente das crianças. Pode ser, esta fase é apenas a fase de busca de atenção. Quando você demonstra preocupação ou mesmo aborrecimento, é como se você estivesse validando a maneira como eles buscam atenção. Enquanto a criança ainda estiver crescendo em uma curva de crescimento constante desde o nascimento, não há nada com que se preocupar. Não comer um cardápio com arroz, acompanhamentos e vegetais todos os dias não significa que você não terá nutrição. Substitua por alternativas de lanches saudáveis para que suas necessidades nutricionais ainda sejam atendidas.