Benefícios e efeitos colaterais do flúor para saúde bucal

Ao examinar os produtos de pasta de dente, você pode já estar muito familiarizado com o flúor. O flúor é, de fato, um conteúdo conhecido por melhorar a condição dos dentes. O flúor também não é isento de controvérsia por causa do problema que desencadeia certos efeitos negativos. Quais são os problemas com o flúor?

O que é flúor?

O flúor é um tipo de micromineral encontrado nos dentes e nos ossos. Esses minerais também são encontrados na natureza, como no solo, água, plantas, rochas e até mesmo no ar. O flúor é conhecido como ingrediente usado na saúde bucal. Esses minerais podem ajudar a fortalecer o esmalte, que é a camada mais externa de nossos dentes. Você pode encontrar flúor em produtos, como:
  • Pasta de dentes
  • Enxaguatório bucal / enxaguatório bucal
  • Suplemento
Se você tem cáries frequentes, seu dentista pode prescrever um anti-séptico bucal que contenha flúor. O enxaguatório bucal desse médico geralmente contém níveis mais elevados de flúor do que os produtos sem prescrição. Além dos produtos de higiene odontológica, o flúor também é misturado a vários outros equipamentos e produtos, por exemplo:
  • Equipamentos de imagem, como PET scan
  • Pesticida
  • Limpando produtos
  • Misturado para fazer produtos de Teflon e alumínio
O flúor é geralmente encontrado em produtos de água mineral ou água potável engarrafada. Além disso, como você já deve saber, o flúor também é encontrado em águas subterrâneas, água PAM e água potável engarrafada. Os níveis de flúor nas águas subterrâneas podem variar em diferentes lugares.

Os benefícios do flúor e seu mecanismo de ação para a manutenção da saúde bucal

O flúor é um mineral benéfico para os dentes pelas seguintes razões:
  • Reconstrói o esmalte dentário previamente enfraquecido
  • Retarda a perda de minerais do esmalte dos dentes
  • Parando o processo inicial de cavidades
  • Impede o crescimento de bactérias orais que danificam os dentes
Quando as bactérias na boca digerem carboidratos e açúcar, secretam ácidos que "devoram" os minerais do esmalte dos dentes. Essa perda de minerais é chamada de processo de desmineralização. A desmineralização enfraquece o esmalte, tornando os dentes mais suscetíveis a cáries. É aí que entra o flúor. Esses minerais auxiliam em um processo conhecido como remineralização, ajudando assim a prevenir cáries.

Efeitos colaterais do flúor se consumido em excesso

O flúor consumido em excesso pode causar efeitos colaterais que devem ser conhecidos. Esses efeitos colaterais são:

1. Fluorose dentária

A fluorose dentária ocorre quando consumimos muito flúor enquanto os dentes ainda estão se formando na gengiva. Essa condição resulta no aparecimento de manchas brancas na superfície dos dentes. A fluorose dentária tende a ocorrer em crianças com menos de 8 anos de idade que estão experimentando a formação de dentes. As crianças também são mais propensas a engolir creme dental, incluindo aqueles que contêm flúor. Também é importante lembrar que o flúor não é recomendado para crianças menores de 6 anos. Supervisione seu filho e seu irmão na hora de escovar os dentes, para que ele não engula. Sempre supervisione e acompanhe seu filho quando ele aprender a escovar os dentes. Certifique-se também de que ele não engula a pasta de dentes usada.

2. Fluorose óssea

A fluorose óssea é semelhante à fluorose dentária. No entanto, como o nome indica, a fluorose óssea envolve os ossos e as articulações. Os primeiros sintomas dessa condição incluem dor nas articulações e rigidez óssea. Com o tempo, a fluorose óssea pode danificar a estrutura óssea e causar calcificação dos ligamentos. Essa condição pode ocorrer como um efeito de longo prazo do consumo de água potável que contém altos níveis de flúor.

A água potável contém flúor, é perigoso?

A controvérsia em relação à água potável contendo flúor parece nunca estar ausente todos os anos. Alguns dizem que o flúor, especialmente na água potável, provoca certos efeitos negativos. Reivindique esses efeitos negativos, como:
  • Baixo QI em crianças
  • Câncer nos ossos
  • Artrite
  • Doença renal
A pesquisa por trás das alegações e alegações dos perigos do flúor é mista. Por exemplo, um estudo publicado na revista Causas e controle do câncerl menciona que a exposição ao flúor na água potável durante a infância aumenta o risco de osteossarcoma (câncer ósseo) à medida que os meninos amadurecem. No entanto, outras pesquisas em Journal of Dental Research não encontraram associação entre flúor e osteossarcoma. Os resultados dos estudos que examinam a associação de flúor com baixo QI em crianças são mistos. No entanto, mais estudos de boa qualidade são necessários para fornecer conclusões mais sólidas a respeito da associação do flúor com problemas de saúde. O flúor é um mineral naturalmente presente na natureza, inclusive nas águas subterrâneas. Este mineral também está contido na água mineral engarrafada. O governo através do Ministro da Saúde Regulamento nº 492 / Menkes / Per / IV / 2010 afirma que o limite seguro para flúor na água potável é de 1,5 mg / L. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O flúor é um micromineral de que o corpo necessita em pequenas quantidades. Em níveis adequados, o flúor pode ser benéfico para a saúde bucal. No entanto, se em excesso, esse mineral pode causar alguns efeitos colaterais. Pesquisas relacionadas à controvérsia sobre os perigos do flúor ainda são variadas, então pesquisas mais aprofundadas são necessárias.