Qual é exatamente a definição de felicidade (de acordo com especialistas)?

A definição de felicidade é um estado emocional com o caráter de se sentir feliz, grato e satisfeito. Isso pode realmente variar de uma pessoa para outra. Porém, a principal característica é a satisfação com a vida ou com o momento que está sendo vivido. No entanto, é verdade que emoções como felicidade, tristeza, medo, surpresa, etc. são conceitos muito amplos. Também há um elemento de subjetividade nisso.

Feliz, não significa nunca triste

Os dois componentes principais quando se trata da definição de feliz são:
  • Emoções equilibradas

Todos podem sentir emoções, sentimentos, até humor diferentes. A felicidade geralmente está associada a sentimentos positivos, em vez de negativos.
  • Satisfeito com a vida

Mostra o quão satisfeita uma pessoa está com vários aspectos de sua vida. Por exemplo, relacionamentos com outras pessoas, carreiras, realizações, para outras coisas que são consideradas importantes. Além disso, os psicólogos também observam alguns indicadores de felicidade, como:
  • Sinta vontade de viver a vida que você deseja
  • Sentir que a vida é muito boa
  • Sentindo que você atingiu seu alvo
  • Sentindo-se satisfeito com a vida que você tem
  • Sentindo-se positivo em vez de negativo
Também distingue o sentimento de felicidade com uma sensação de euforia que dura pouco tempo. O significado de felicidade também não significa sentir-se sempre feliz. Pessoas felizes ainda sentem outras emoções. Acontece que, quando você sente que a situação não está indo como o esperado, há uma sensação de otimismo de que as coisas vão melhorar no futuro. Eles podem enfrentar o que está acontecendo e se sentir felizes novamente.

A definição de feliz de acordo com especialistas

Existem muitas maneiras de definir felicidade. Esta é a definição de felicidade de acordo com os especialistas:

1. Aristóteles

Este filósofo grego mapeou a definição de felicidade em duas coisas, a saber:
  • Hedonia
A felicidade vem de coisas divertidas. Geralmente, relacionado aos sentimentos que surgem ao fazer coisas que você gosta, amar a si mesmo, realizar sonhos e sentir-se satisfeito.
  • Eudaimonia
Enraizada na busca do sentido da vida. Um componente importante disso é um senso de propósito na vida e nos valores. Portanto, está intimamente relacionado ao cumprimento de responsabilidades, preocupação com o bem-estar dos outros e viver uma vida de acordo com o idealismo.

2. Meik Wiking

Wiking é o autor de O Pequeno Livro de Hygge: segredos dinamarqueses para uma vida feliz. Segundo ele, o significado da felicidade não vem só do dinheiro. A analogia é que alguém deve estar satisfeito se puder atender às suas necessidades básicas com dinheiro. Mas depois disso, o dinheiro restante não lhe trará a mesma felicidade com que começou. Há lei do retorno decrescente aqui. Ou seja, qualquer felicidade tão elevada quanto ter sua própria casa acabará voltando plana. Portanto, aproveite o processo, não o resultado final.

3. Walter A. Pitkin

O autor de The Psychology of Happiness distingue felicidade de emoções que o acompanham, como satisfação e conforto. Segundo ele, poder se sentir feliz não é fruto apenas do acaso ou da sorte. Além disso, ser feliz não está apenas relacionado à saúde física ou longevidade, mas também a uma vida significativa.

4. Martin Seligman

Conhecido como pai psicologia positiva, Seligman menciona que existem 3 tipos de felicidade, a saber:
  • Dar e confortar
  • A personificação da força e virtude
  • O significado e propósito da vida
Os três tipos de elementos acima são componentes que ajudam a alcançar a felicidade e o sentido da vida. Também por meio da psicologia positiva, o potencial de se sentir satisfeito a longo prazo pode ser realizado.

5. Ed Diener

Um especialista nascido em 1946 também é conhecido como Dr. Felicidade. Ele frequentemente lidera pesquisas sobre psicologia positiva. Diener também é a pessoa que primeiro cunhou o termo "bem-estar subjetivo”, Um componente mensurável da felicidade. Segundo ele, a felicidade contém um componente genético muito forte. É por isso que a felicidade pode durar bastante estável. [[Artigo relacionado]]

Como alcançar a felicidade?

Algumas das definições de felicidade acima podem ser iguais ou até completamente diferentes do conceito que você tem em mente. Isso não é problema. Todas as pessoas têm o direito de ter sua própria opinião sobre o significado da felicidade. Além disso, aqui estão algumas maneiras de alcançar a felicidade:
  • Perseguir metas verdadeiramente cobiçadas relacionadas a você e às pessoas ao seu redor
  • Aproveite o processo, não se concentre muito no resultado final
  • Veja uma situação ou experiência de uma perspectiva positiva
  • Seja grato pelo que você tem
  • Ajude outras pessoas que estão com problemas.
Não é uma coisa fácil de fazer. Além disso, os humanos naturalmente têm viés negativo, a tendência de prestar mais atenção às coisas negativas do que positivas. Isso pode afetar muitas coisas. Às vezes, as pessoas também se esquecem de se fazer felizes. Portanto, além de fazer as outras pessoas felizes, certifique-se de fazer você mesmo feliz também. Encontre o significado da felicidade. Se você tentar e conseguir, essa felicidade pode aumentar sua satisfação com a vida. Na verdade, a capacidade de suportar e processar emoções também se tornou cada vez mais perspicaz. Curiosamente, ser feliz também pode significar adoecer com menos frequência. Para uma discussão mais aprofundada sobre este assunto, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.