7 cores da língua e suas condições de saúde subjacentes

Não apenas a cor das unhas, a cor da língua também pode indicar seu próprio estado de saúde. Não é de se admirar que os médicos sempre peçam aos pacientes para mostrar a língua ao fazer um exame. Normalmente, uma língua saudável é rosada com pequenas manchas (papilares) em sua superfície. No entanto, a língua também pode mudar de cor devido a certas condições.

O significado de mudar a cor da língua

A descoloração da língua pode indicar um problema latente. Aqui estão os significados de descoloração na língua que são importantes para você saber:

1. Língua é branca

A língua branca pode ser causada por falta de fluidos corporais (desidratação). Mas, em bebês, essa condição costuma ser causada por restos de leite que grudam na língua. Além disso, uma língua branca ou cheia de manchas brancas grossas também pode ser um sinal de infecção por fungos na boca. As infecções de fermento oral são mais comuns em idosos, bebês e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Enquanto isso, a presença de manchas brancas na língua e na boca pode ocorrer devido à leucoplasia (desenvolvimento excessivo de células) devido à irritação. Essa condição ocorre com frequência em fumantes e pode ser um sinal precoce de câncer. Por outro lado, a língua branca também pode ser causada por: líquen plano oral . Não se sabe qual é a causa exata, mas essa condição é caracterizada por linhas brancas como renda na língua. Em alguém que tem febre tifóide, também pode ocorrer língua branca, o termo para esta condição é língua revestida.

2. Língua é cinza

Às vezes, problemas digestivos podem fazer com que a língua fique grisalha. A cor das cinzas na língua está frequentemente associada a problemas hepáticos e intestinais. Úlceras estomacais ou eczema também podem desencadear essa condição.

3. A língua é amarela

Pode ocorrer uma descoloração amarela da língua se você for fumante ou usar tabaco de mascar. Gradualmente, essa língua amarela pode ficar marrom ou preta na ponta. Às vezes, icterícia e psoríase também podem causar uma língua amarela.

4. Língua é vermelha

A língua vermelha pode ser um sinal de que você é deficiente em vitaminas B, como ácido fólico e vitamina B12. Além disso, a escarlatina também pode tornar a língua vermelha e irregular. Enquanto isso, a doença de Kawasaki pode causar uma língua vermelha como um morango, que geralmente ocorre em crianças com menos de 5 anos. Essa condição também pode ocorrer porque língua geográfica que se caracteriza pela presença de manchas vermelhas e bordas brancas ao longo da superfície da língua, embora geralmente inofensivas.

5. Língua azul ou roxa

Uma língua azul ou roxa pode ser um sinal de um problema cardíaco. Se o coração não bombeia o sangue de maneira adequada ou se o sangue não contém oxigênio, sua língua pode ficar com uma cor azul púrpura. A língua azul também pode ser causada por problemas pulmonares ou doenças renais, que podem ser perigosas.

6. Língua é marrom

A língua marrom geralmente é causada pelo que você come ou bebe, como café. No entanto, fumar também pode fazer com que sua língua fique marrom. Mesmo que a cor marrom seja permanente, isso pode indicar que você desenvolveu problemas pulmonares devido ao hábito de fumar.

7. A língua é preta e peluda

A língua negra pode ocorrer devido ao acúmulo de bactérias. Quando as papilas da língua ficam muito grandes ou longas, elas parecem cabeludas e podem se tornar um terreno fértil para bactérias. As bactérias que crescem farão com que sua língua pareça escura ou preta. Na verdade, essa condição é rara e vivenciada apenas por pessoas cuja higiene oral não é mantida. No entanto, também pode ocorrer em pessoas com diabetes ou em quimioterapia. [[artigo relacionado]] Se você sentir que está passando por mudanças perturbadoras (por exemplo, acompanhadas de dor), consulte seu médico. No entanto, certifique-se de que a descoloração não seja causada pela comida ou bebida que você está consumindo, porque geralmente é apenas temporária. Também deve ser lembrado que embora possa ajudar a detectar doenças, nem todos os problemas de saúde podem ser vistos na língua.