Estas 11 maneiras podem superar os pés doloridos durante a gravidez

As reclamações durante a gravidez podem ser muito diversas. Além de náuseas, vômitos ou dores nas costas, muitas mulheres grávidas também sentem dores nas pernas. Os pés doloridos durante a gravidez geralmente começam a ocorrer quando o útero está crescendo, precisamente quando a gravidez entra no último trimestre.

Causas de pés doloridos durante a gravidez

Pés doloridos durante a gravidez são um problema normal da gravidez. Essa queixa pode ser causada pelo aumento da carga que as pernas da gestante devem suportar quando a gravidez aumenta. Além disso, há uma série de condições que também podem causar pés doloridos durante a gravidez, como:
  • Ganhando peso
  • Mudanças na forma do corpo
  • Pressão nos nervos dos pés
  • Má circulação sanguínea nas pernas
  • Desidratação
  • Inchaço nas pernas
  • Varizes.
A intensidade dos pés doloridos durante a gravidez é diferente para cada mãe. Além disso, com base na causa, dores nas pernas também podem ser sentidas juntamente com dor, inchaço ou cãibras nas pernas. Os pés doloridos durante a gravidez podem interferir muito na vida diária das mulheres grávidas. Além de causar desconforto, essa condição também pode interferir nas atividades habituais que interferem na qualidade e quantidade do sono.

Como lidar com pés doloridos durante a gravidez

A ioga pode ajudar a reduzir os pés doloridos durante a gravidez Algumas das maneiras a seguir que você pode fazer para prevenir e tratar os pés doloridos durante a gravidez.

1. Pernas de levantamento

Tente elevar as pernas para lidar com os pés doloridos durante a gravidez. Levante as pernas cerca de 15-30 cm acima do coração. Você pode sustentá-lo com um travesseiro para mantê-lo nessa posição por cerca de 15-20 minutos. Levantar as pernas acima do coração pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea no coração e nos pulmões. Faça este método várias vezes ao dia para lidar com pés doloridos durante a gravidez.

2. Alongamento de perna

Os pés doloridos durante a gravidez podem ser superados esticando ambas as pernas antes de ir para a cama. O alongamento pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a aliviar as dores nas pernas. Você também pode fazer exercícios recomendados para alongamento durante a gravidez, como exercícios ou ioga na gravidez. Consulte seu médico antes de decidir praticar este esporte para evitar problemas potenciais.

3. Usando água morna

Você sabia que a água quente pode trazer benefícios para aumentar a circulação sanguínea? Você pode usar água morna para tomar banho antes de ir para a cama. Acredita-se que esse método evite cãibras nas pernas e dores durante o sono.

4. Dormir de lado

Dormir de lado ou de lado é considerado capaz de reduzir a pressão na veia cava (a maior veia que leva ao coração). Ao dormir nesta posição, espera-se que os pés doloridos durante a gravidez possam ser reduzidos ou evitados, caso isso não tenha acontecido.

5. Manter a ingestão de líquidos

Pernas doloridas durante a gravidez causadas por inchaço podem piorar se o corpo estiver desidratado. Portanto, mantenha a ingestão de líquidos para ajudar a superar os pés doloridos devido ao inchaço. [[Artigo relacionado]]

6. Reduza a cafeína

A cafeína pode realmente fazer as mulheres grávidas urinarem com mais frequência, porque é um diurético e pode reduzir o excesso de líquido retido no tecido das pernas. No entanto, este composto também tem um papel na desidratação, que pode causar dores nos pés. Portanto, você deve reduzir o consumo de cafeína para aliviar os pés doloridos durante a gravidez.

7. Monitorar o peso

É normal ganhar peso durante a gravidez. No entanto, esse ganho de peso ainda deve ser controlado. O ganho de peso excessivo tornará seus pés doloridos mais rápido e aumentará o risco de várias doenças. O ganho de peso normal durante a gravidez é 11-16 kg.

8. Dê um passeio

Caminhar uma curta distância regularmente todos os dias pode ajudar a superar os pés doloridos durante a gravidez. No entanto, antes de fazer isso, você deve primeiro consultar seu médico sobre o estado de sua gravidez para evitar problemas indesejados.

9. Fazendo exercícios para as pernas

Fazer exercícios para as pernas girando os tornozelos pode ajudar a aliviar os pés doloridos durante a gravidez. Este exercício de rotação do tornozelo é considerado capaz de ajudar a aumentar a circulação sanguínea, de modo que a dor pode ser aliviada. Veja como fazer:
  • Sente-se em uma cadeira.
  • Levante uma perna e gire o tornozelo 10 vezes para a direita e depois 10 vezes para a esquerda.
  • Faça isso com as duas pernas alternadamente e repita 10 vezes.

10. Dê uma compressa fria

As compressas frias também são úteis no alívio de dores musculares e nas pernas. Aplique uma compressa fria na parte interna do tornozelo, depois levante a perna e deixe agir por 15-20 minutos para obter seus benefícios no alívio de dores musculares.

11. Evite o hábito de cruzar ou dobrar as pernas

Você deve evitar cruzar ou dobrar as pernas quando estiver sentado ou em pé por longos períodos durante a gravidez. Esse hábito pode fazer com que o fluxo sanguíneo para as pernas seja bloqueado, causando dores nos pés. A dor e os pés inflamados durante a gravidez geralmente cicatrizam após o parto. No entanto, se seus pés doloridos piorarem e começarem a interferir em suas atividades e sono, você deve conversar com seu médico sobre a condição. Se houver inflamação, o médico pode prescrever medicamentos antiinflamatórios, além de sugerir várias maneiras de lidar com pés doloridos durante a gravidez. Se você tiver dúvidas sobre outros problemas de gravidez, pode perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.