10 benefícios da fruta lichia para a saúde e conteúdo nutricional

A fruta de lichia pode ser o motivo pelo qual você gosta do chá de lichia, que costuma ser encontrado nos cafés. A lichia tem um sabor doce e refrescante. A nutrição saudável da lichia não é menos doce do que seu sabor. Além disso, a lichia tem muitos benefícios para a saúde que são uma pena perder. Desde a manutenção da saúde do sangue até a prevenção de várias doenças crônicas.

Conheça a lichia

Lichia (Litchi chinensis) é uma fruta tropical que pertence à família saboneteira. Outras frutas relacionadas às lichias nesta família são o rambutan e o longan (longan). Com seu sabor adocicado, a lichia é muito apreciada em suas regiões de origem, como China e Sudeste Asiático. Esta fruta pode ser consumida diretamente ou adicionada a outras bebidas. A bebida que podemos encontrar com frequência é o chá de lichia. Além do sabor refrescante, a lichia também é rica em nutrientes. Esta fruta é uma boa fonte de várias vitaminas, minerais e moléculas antioxidantes. [[Artigo relacionado]]

O conteúdo da lichia é rico em nutrientes

Principalmente, a lichia é composta por água (cerca de 82%) e carboidratos (16,5%). A seguir, uma discussão sobre a nutrição da lichia que vale a pena conhecer:

1. Carboidratos e fibras

Uma lichia fresca ou seca contém cerca de 1,5-1,7 gramas de carboidratos. A maioria dos carboidratos da lichia vem do açúcar, por isso tem um gosto doce. A fibra da lichia é relativamente baixa, ou seja, 1,3 gramas em cada porção de 100 gramas de lichia.

2. Minerais e vitaminas na fruta lichia

A lichia é rica em vitaminas e minerais. Alguns deles, a saber:
  • Vitamina C, o tipo de vitamina mais abundante na fruta lichia
  • Cobre
  • Potássio
  • Fósforo
  • Manganês
  • Magnésio
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina B2 (riboflavina)
  • Vitamina B6 (piridoxina)
Leia também: Conheça uma variedade de alimentos que contêm vitaminas B para atender às necessidades nutricionais

3. Compostos vegetais

Como outras frutas, a lichia também contém várias moléculas antioxidantes. Na verdade, o conteúdo de polifenóis na lichia é maior do que em outras frutas que consumimos normalmente. Alguns exemplos de compostos vegetais em frutos de lichia, a saber:
  • Epicatequina, um tipo de flavonóide que tem o potencial de manter a saúde do coração e reduzir o risco de câncer e diabetes.
  • Rutina, um tipo de flavonóide que também foi associado a um risco reduzido de doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardíacas.
A lichia contém vários compostos vegetais

Os benefícios da lichia para a saúde do corpo

Ainda existem poucos estudos examinando a eficácia da lichia. Alguns dos benefícios potenciais da lichia que ainda precisam ser mais estudados, a saber:

1. Potencial para combater doenças crônicas

Como a lichia contém várias vitaminas, minerais e moléculas antioxidantes, essa pequena fruta avermelhada tem o potencial de reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

2. Potencial para controlar a pressão arterial

Como a lichia contém potássio, que é considerado um vasodilatador ou pode dilatar os vasos sanguíneos, essa fruta pode ter o potencial de manter o equilíbrio de fluidos. O equilíbrio de fluidos é muito importante para o corpo porque está relacionado ao controle da pressão arterial.

3. Potencial para melhorar o fluxo sanguíneo

Além do ferro, o cobre também é uma parte importante na formação dos glóbulos vermelhos. Como o cobre está contido na lichia, essa fruta doce tem o potencial de melhorar o fluxo sanguíneo.

4. Potencial para impulsionar o sistema imunológico

A lichia possui alto teor de vitamina C. Essa vitamina está associada a um impulso no sistema imunológico, como você já deve saber. Além disso, a vitamina C também pode atuar como uma molécula antioxidante, o que é importante para controlar o excesso de radicais livres.

5. Potencial como antitumoral

De acordo com um estudo, extratos da pele, sementes, folhas e polpa da lichia têm o potencial de combater a inflamação e o desenvolvimento de tumores. Isso ocorre devido ao conteúdo de antioxidantes fenólicos na lichia.

6. Manter o trato digestivo

A lichia é uma fruta rica em fibras. O conteúdo de fibras é importante para manter o trato digestivo funcionando corretamente. As fibras podem ajudar o intestino a se mover melhor e estimular a evacuação das fezes. Portanto, pode evitar o risco de prisão de ventre.

7. Manter a pressão arterial e a saúde cardíaca

Outro benefício da lichia é a capacidade de manter a saúde cardíaca e a pressão arterial. A lichia contém potássio e epicatequina, que ajudam a proteger o corpo contra doenças cardíacas. O conteúdo de flavonóides na lichia também ajuda a melhorar a saúde do coração.

8. Previna a catarata

Outro benefício da lichia é que ela pode ajudar a prevenir o risco de catarata. Vários estudos afirmam que o conteúdo antioxidante e antineoplásico da lichia pode atuar como um inibidor do crescimento de células anormais que causam catarata.

9. Superando a gripe

Lichia contém oligonol, que consiste em uma mistura de antioxidantes que mais tarde foram desenvolvidos como um agente eficaz contra o vírus da gripe. Este conteúdo também atua como um antiviral para tratar sintomas graves da gripe.

10. Ajuda a produzir energia

A lichia também é rica em vitamina C, que atua como enzimática. Esta é uma reação que funciona para produzir colágeno e carnitina, que o corpo precisa para quebrar a gordura e produzir energia instantaneamente. Leia também: Aproveite os benefícios das ameixas que precisam ser degustadas

Efeitos colaterais do consumo de lichia que precisam ser considerados

A lichia consumida de maneira adequada pode não causar muitos efeitos colaterais para a saúde. No entanto, a lichia foi associada à inflamação do cérebro no sudeste e no sul da Ásia. Os especialistas estimam que o teor de hipoglicina seja o gatilho, embora mais pesquisas ainda sejam necessárias. Além disso, os diabéticos precisam ter cuidado com esta fruta devido ao seu alto teor de açúcar. O consumo excessivo de lichia também pode causar outros problemas, como sangramento no nariz, febre e dor de garganta. Em casos raros, pode ocorrer alergia à lichia em alguns indivíduos.

Notas de SehatQ

A lichia é uma fruta doce e refrescante, muito popular no Sudeste Asiático. Essa fruta é rica em vitamina C e moléculas antioxidantes, que têm potencial para trazer benefícios à saúde. Se você quiser consultar um médico diretamente, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.