Exercício após comer, quais são os efeitos na saúde?

Você pode se exercitar depois de comer? Talvez algumas pessoas questionem isso com frequência. Alguns podem pensar que os exercícios depois de comer podem queimar calorias dos alimentos consumidos, de modo que podem perder peso. No entanto, isso é verdade? Quais são as coisas a que prestar atenção? Encontre a resposta aqui!

Faça exercícios depois de comer, está bem?

Basicamente, o corpo precisa de energia para realizar diversas atividades, inclusive esportes. A energia vem dos alimentos e das reservas de energia do corpo. Vários estudos mostram diferenças na resposta do corpo quando você faz exercícios antes e depois de comer. Ao se exercitar com o estômago vazio ou antes de comer, o corpo tende a usar a gordura armazenada como energia. Acredita-se que isso aumenta a queima de gordura corporal, por isso é adequado para aqueles que desejam perder peso. No entanto, essa resposta pode ser diferente para cada indivíduo. Enquanto isso, quando você opta por fazer exercícios após comer, os nutrientes dos alimentos que acabou de consumir ainda estão em altas concentrações no sangue. Isso pode ajudar a restaurar os nutrientes imediatamente, durante e após o exercício. Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar antes de decidir fazer exercícios depois de comer!

1. Preste atenção à distância entre as refeições e os exercícios

Dê um tempo de pausa para comer e fazer exercícios Depois de comer, o corpo precisa de tempo para digerir os alimentos. Nesse caso, não é recomendável fazer exercícios imediatamente após as refeições. Visa evitar vômitos, indigestão, até cólicas estomacais que podem ocorrer. Se você quiser fazer refeições pesadas, faça uma pausa de 3-4 horas após as refeições para poder praticar esportes. Enquanto isso, se você comer lanches leves ou lanches, é recomendável esperar 30 minutos a 2 horas antes de se exercitar.

2. Preste atenção ao tipo e quantidade de alimentos vs. esporte

Além de prestar atenção na distância entre a alimentação e a prática de exercícios, o tipo e a quantidade de alimentos também são importantes para manter o desempenho ao se exercitar após as refeições. Nesse caso, lanches leves e alimentos que contenham carboidratos complexos são mais recomendados para consumo antes dos exercícios. Por que é que? Porque comer lanches leves e carboidratos complexos antes dos exercícios permite que você tenha mais energia e mantenha os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante para manter o foco e o desempenho, bem como prevenir lesões por quedas. Kate Patton, uma nutricionista esportiva da Cleveland Clinic em Ohio, Estados Unidos, recomenda consumir uma combinação de carboidratos e proteínas antes do exercício porque pode manter a energia e construir músculos. Além disso, evite alimentos ricos em gordura e fibras, pois eles podem causar cólicas e dores de estômago. Também não coma grandes quantidades antes de se exercitar. Porque, isso vai causar distúrbios digestivos, como diarréia e cólicas estomacais. Portanto, é recomendável comer pequenas quantidades de comida antes de praticar exercícios. [[Artigo relacionado]]

3. Preste atenção ao tempo e duração do exercício

Ajuste a alimentação com base no tempo de exercício Jennifer McDaniel, nutricionista esportiva de Missouri, Estados Unidos, também fornece recomendações sobre alimentação após o exercício que são adaptadas ao tempo e à duração do exercício, como as seguintes. a seguir.
  • Exercite-se menos de 1 hora pela manhã

    Algumas pessoas podem não ter muito tempo pela manhã para preparar uma refeição antes do exercício. Isso não importa se o exercício que você fará é inferior a 1 hora. Nesse caso, você pode simplesmente beber um copo de água e mel.

    No entanto, se ao acordar sentir fome e sentir dores de estômago, nunca é demais fazer um lanche leve e fácil de digerir antes do exercício. Você pode consumir suco de fruta ou banana 10-15 minutos antes do exercício.

  • Faça exercícios por mais de 1 hora pela manhã

    Se você vai se exercitar por mais de 1 hora pela manhã, nunca é demais acordar cedo e preparar a comida antes do exercício. No mínimo, você precisa de alimentos com carboidratos complexos de fácil digestão.

    Você pode preparar cereais com iogurte e granola ou lanches leves, como muffins com rodelas de banana. Consumir esses alimentos 30 minutos antes do exercício para manter a energia durante o exercício.

  • Exercite-se à tarde ou à noite

    Não há problema em se exercitar à tarde ou à noite depois de comer uma refeição pesada, contanto que você faça um intervalo de 3 a 4 horas depois de comer.

    Além disso, não se esqueça de manter o corpo hidratado bebendo bastante água antes, durante e depois dos exercícios.

Notas de SehatQ

Então, é normal fazer exercícios depois de comer? Sim, desde que você preste atenção à distância entre comer e praticar exercícios, o tipo e a quantidade de alimentos consumidos e o tempo e a duração dos exercícios. Por ser pessoal, a resposta do corpo às sugestões deste artigo pode variar de pessoa para pessoa. Não há nada de errado em consultar seu médico ou personal trainer, certo! Para saber mais sobre exercícios após comer, você pode pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em App Store e Google Play agora!