O espasmo muscular é uma contração involuntária repentina de um ou mais músculos. Essa condição é comum em vários músculos do corpo, mas tende a afetar as pernas, mãos, braços, coxas, abdômen e ao redor das costelas. Os espasmos musculares podem fazer você se sentir desconfortável ou dolorido; às vezes, até mesmo todo o músculo parece estar com cãibras e não consegue se mover. O músculo espasmado também ficará mais duro do que o normal e você poderá notar contrações musculares. A duração da contração muscular dura de alguns segundos a 15 minutos ou mais. Essa condição pode ocorrer várias vezes antes de desaparecer por conta própria. Então, qual é a causa?
Causas de espasmo muscular
Embora nem sempre perigosos, os espasmos musculares podem sinalizar uma condição médica latente. Aqui estão várias causas possíveis de espasmos musculares:
1. Não aqueça antes do exercício
O aquecimento antes do exercício é importante para prevenir cãibras e espasmos musculares. Do contrário, você corre um risco maior de ter cãibras ou espasmos musculares.
2. Fadiga muscular
A fadiga muscular pode causar espasmos. Os espasmos musculares podem ser uma das maneiras do corpo de dizer aos músculos que você está cansado e letárgico. Além disso, você também pode sentir dor e fraqueza.
3. Exercício em altas temperaturas
Praticar exercícios em condições de calor pode torná-lo mais facilmente cansado e suado, o que pode desencadear espasmos musculares.
4. Desidratação
A desidratação pode causar espasmos musculares. Essa condição ocorre quando você não bebe água suficiente ou perde muitos fluidos corporais.
5. Desequilíbrio eletrolítico
Potássio, magnésio e cálcio desempenham um papel importante para que os músculos funcionem corretamente. Se você não tiver esses minerais, o corpo enviará mensagens aos músculos, causando espasmos.
6. Estresse ou ansiedade
O estresse pode causar tensão muscular. Estresse ou ansiedade também podem causar tensão muscular e dor. Ao passar por essa condição, você sentirá espasmos ou contração musculares.
7. Consumir muita cafeína
Consumir cafeína em excesso, como várias xícaras de café, pode desencadear espasmos musculares em várias partes do corpo. Idosos, atletas, com sobrepeso ou obesos, exercitando-se excessivamente, por ter certas condições médicas, como distúrbios nervosos ou da tireoide, são grupos que tendem a ter maior risco de espasmos musculares. [[Artigo relacionado]]
Como lidar com espasmos musculares
Embora desapareça por conta própria, os espasmos musculares podem ser desconfortáveis. Existem várias maneiras de lidar com espasmos musculares, a saber:
1. alongamento
alongamento ou esticar a área do espasmo muscular pode ajudar a aliviá-lo ou interrompê-lo. Você pode alongar os músculos da panturrilha, coxas, costas, pescoço e muito mais.
2. Massagem
A massagem pode aliviar dores musculares e cãibras. No entanto, certifique-se de massagear lenta e precisamente para não exacerbar os espasmos musculares.
3. Compressa quente ou gelo
Se os espasmos musculares forem persistentes, você pode colocar uma bolsa de gelo na área muscular afetada por 15-20 minutos várias vezes ao dia. Enrole o gelo em uma toalha ou pano para que ele não toque a pele diretamente. Além disso, você também pode usar uma compressa quente por 15-20 minutos e depois continuar com uma bolsa de gelo. Embora uma compressa quente possa reduzir a dor, ela também pode exacerbar a inflamação e exigir gelo para aliviá-la.
4. Beba mais água
Beber água pode ajudar a lidar com os espasmos musculares. Quando você tiver um espasmo muscular, tente beber mais água. Certifique-se de se manter hidratado, especialmente se estiver fazendo exercícios ou em climas quentes. Beba aproximadamente 8-12 copos de água por dia.
5. Uso de medicamentos tópicos de venda livre
Cremes de alívio da dor, especialmente aqueles que contêm lidocaína, cânfora ou mentol, podem ajudar com espasmos musculares. Além disso, géis emolientes feitos de
Curcuma longa e as sementes de aipo aliviam a dor e a inflamação em espasmos musculares.
6. Uso de medicamentos controlados
Se você tiver espasmos musculares que persistem ou pioram, seu médico pode prescrever um relaxante muscular. Esses medicamentos geralmente são prescritos apenas para 2 a 3 semanas. Para uma discussão mais aprofundada sobre espasmos musculares,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .