O núcleo é uma organela da célula, também conhecida como núcleo da célula. Organelas são os órgãos presentes na célula. Se comparados ao corpo humano, organelas celulares como o núcleo, seu papel é quase semelhante ao do cérebro. O núcleo é o centro de todas as organelas e é responsável pelo controle da atividade celular.
A função do núcleo ou núcleo da célula
O núcleo ou núcleo da célula tem um papel muito importante no funcionamento da célula. Isso ocorre porque é aqui que a célula armazena seu material genético. O núcleo da célula também desempenha um papel importante nas atividades celulares, como a síntese de proteínas e a divisão celular. Anatomicamente, o núcleo consiste em várias partes, como uma camada externa chamada de envelope nuclear, lâmina nuclear, nucléolo, cromossomos, nucleoplasma e outras partes. Todos esses componentes trabalham juntos para que o núcleo desempenhe diversas funções, a saber:
- Controlar a informação genética nas células, para que cada organismo (inclusive o humano) tenha suas características
- Controla a síntese de proteínas e enzimas
- Controla o crescimento e a divisão celular
- Como um lugar para armazenar DNA, RNA e ribossomos
- Regula a transcrição de mRNA em proteína
- Produzir ribossomos
Se comparado ao núcleo da célula ou núcleo, seu papel é quase semelhante ao do cérebro humano. Esta organela celular atua como um centro de atividade para que as células do corpo possam funcionar adequadamente. O núcleo está localizado no centro da célula. É bastante grande, pois representa cerca de 10% do volume da célula. No corpo humano, cada célula possui apenas um núcleo celular. Mas também existem seres vivos que têm mais de um núcleo, como fungos viscosos. Os núcleos com mais de um número são chamados de núcleos.
Desenhe as partes do núcleo ou núcleo da célula
Conheça as partes do núcleo com mais detalhes
O núcleo é uma organela esférica e de tamanho bastante grande, que é externamente circundado por uma camada ou membrana protetora. Além disso, aqui estão as partes do núcleo em detalhes que você precisa saber.
1. Envoltório nuclear
O envelope nuclear é a parte mais externa do núcleo da célula que envolve todo o exterior. Este envelope consiste em duas camadas, ou seja, a camada externa e a camada interna. O envelope nuclear tem poros com cerca de 100 nanômetros de tamanho, através dos quais as moléculas entram e saem.
2. Lâmina nuclear
A lâmina nuclear é a camada sob o envelope nuclear que tem a forma de uma rede. Essa camada é composta por proteínas chamadas laminas. A lâmina nuclear serve para apoiar a estrutura do envelope nuclear e garantir que a estrutura do núcleo da célula permaneça sólida. Além das laminas, essa parte do núcleo da célula também contém outras proteínas que a ajudarão a cooperar com a camada interna do envelope nuclear. A lâmina nuclear também funcionará com uma proteína em forma de fibra chamada matriz nuclear, para regular o material genético no núcleo da célula para que ele possa funcionar com mais eficiência.
3. Cromossomos
O DNA no núcleo será uma unidade chamada cromossomo. Cada núcleo contém 46 cromossomos. Além de conter uma coleção de DNA, os cromossomos também contêm proteínas. Essa combinação de DNA e proteínas nos cromossomos é conhecida como cromatina. O DNA nos cromossomos armazena informações sobre as características de cada indivíduo, como tipo de cabelo, altura, cor dos olhos e assim por diante. Os cromossomos também armazenam informações e instruções sobre a divisão celular, o desenvolvimento dos seres vivos e a reprodução.
4. Nucléolo
O nucléolo é a parte do núcleo da célula que é sólida e não está equipada com uma camada ou membrana protetora na parte externa. Esta parte do núcleo contém RNA e proteínas. Esta parte serve para regular a síntese dos ribossomos. Quando ocorre o processo de divisão celular, o nucléolo desaparece. Mas depois que o processo é concluído, essa parte do núcleo da célula é formada novamente.
5. Nucleoplasma
O nucleoplasma é a parte do núcleo da célula que tem a forma de um gel e está localizada entre as camadas do envelope nuclear. Essa parte também é freqüentemente chamada de carioplasma e serve como uma almofada protetora ou adicional para outras partes do núcleo da célula, de modo que não seja facilmente danificado. Outra função do nucleoplasma é manter a forma do núcleo. [[artigos relacionados]] A função do núcleo e de cada uma de suas partes tem um papel muito importante para a sobrevivência dos humanos e de outros organismos. Se até mesmo uma de suas funções for interrompida, as células não serão capazes de sobreviver adequadamente e, eventualmente, serão danificadas. Isso é o que causará doenças no corpo.