Pode passar a ponta dos dedos, é assim que se sabe o tipo de sangue

O tipo sanguíneo de uma pessoa é determinado pelos genes de seus pais. No passado, antes de se saber como saber o tipo de sangue, o mundo médico considerava todos os tipos de sangue iguais. Consequentemente, muitas complicações resultam de receber diferentes transfusões de sangue. Foi somente em 1901, que foram encontrados grupos de grupos sanguíneos. Saber o tipo de sangue é muito importante porque está relacionado a muitas coisas. Variando de transfusões de sangue entre doadores e receptores, a outros problemas médicos que estão intimamente relacionados ao tipo de sangue de uma pessoa. Cada tipo de sangue tem sua própria singularidade. Existem diferentes combinações de moléculas de proteína na forma de antígenos e anticorpos. Os antígenos vivem na superfície das células vermelhas do sangue, enquanto os anticorpos estão presentes no plasma. Então, como você sabe seu tipo de sangue?

Categorização do grupo sanguíneo

A maioria das pessoas tem de 4 a 6 litros de sangue no corpo. Esta parte do sangue é:
  • glóbulos vermelhos serve para distribuir oxigênio aos tecidos do corpo e remover dióxido de carbono
  • glóbulo branco evitar infecção
  • Plaquetas ajuda o processo de coagulação do sangue
  • Plasma sanguíneo é um líquido feito de proteína e sal
Além disso, o tipo de sangue consiste em duas categorias, a saber, ABO e Rh, dependendo do antígeno específico nele. Aqui está a categorização:
  1. O sangue do tipo A contém antígeno A e anticorpos B
  2. O sangue do tipo B contém antígenos B e anticorpos A.
  3. O sangue do tipo AB tem antígenos A e B, mas nenhum anticorpo
  4. O sangue do tipo O não tem antígenos, mas tem anticorpos A e B
Depois de conhecer o tipo sanguíneo A, B, AB ou O, o fator Rhesus (Rh) pode ser identificado. Rhesus é uma proteína especial que pode estar presente ou ausente no corpo de uma pessoa, que se divide em:
  • Rhesus positivo ou Rh positivo (tendo o antígeno Rh na superfície dos glóbulos vermelhos)
  • Rhesus negativo ou Rh negativo (sem antígeno Rh na superfície dos glóbulos vermelhos)
As mulheres grávidas também precisam saber se seu tipo sanguíneo é Rh positivo ou negativo.

Como saber o grupo sanguíneo

Basicamente, como descobrir seu tipo de sangue é bastante simples e pode ser feito por meio de um procedimento simples. O processo pode ser feito em uma clínica, hospital ou laboratório. Alguém certificado e com experiência em tirar sangue colherá uma amostra de sangue de seu braço ou da ponta do dedo. Em seguida, a amostra de sangue será misturada com anticorpos até reagir. Por exemplo, quando sua amostra de sangue coagula quando misturada com sangue do tipo B, você tem o tipo de sangue A. Depois que o grupo sanguíneo é determinado, o soro anti-Rh é adicionado. Quando o sangue reage ao coágulo, significa que o tipo sanguíneo é Rh-positivo. Além de passar em um exame de tipo sanguíneo, geralmente quando alguém está prestes a doar sangue e não sabe seu tipo sanguíneo, os policiais podem ajudar a verificar seu tipo sanguíneo. Também existe uma maneira de descobrir o seu tipo sanguíneo com uma ferramenta que você mesmo pode fazer em casa (kit de teste doméstico) Existe até uma maneira de descobrir o tipo de sangue pela saliva, mas a ferramenta é vendida por um preço mais alto.

A importância de saber seu tipo de sangue

Além de evitar complicações durante as transfusões de sangue entre diferentes tipos de sangue, geralmente o procedimento para saber o tipo de sangue também é necessário para outras coisas. Alguns exemplos são quando:
  • Antes de se submeter à cirurgia
  • Antes do transplante de órgão
  • Bebê recém-nascido
  • Mãe grávida
  • Certas necessidades médicas.
[[Artigo relacionado]]

Benefícios da doação de sangue

Se você conhece seu tipo de sangue e se certifica de que é saudável, nunca é demais doar sangue ocasionalmente. Ter sangue do tipo O é considerado um doador universal porque pode ser doado para qualquer tipo de sangue. De acordo com a Fundação de Saúde Mental, além de salvar a vida de outras pessoas, a doação de sangue também é benéfica para os doadores:
  • Reduzir o estresse
  • Melhore o bem-estar emocional
  • Melhorar a saúde física
  • Ajude a se livrar de sentimentos negativos
Para aqueles de vocês que já verificaram seu tipo sanguíneo, é importante manter isso em mente. Se o teste foi realizado por muito tempo, é melhor descobrir seu tipo de sangue fazendo um novo teste. Saber o tipo de sangue é muito importante porque nunca sabemos quando será necessário.