Não se trata apenas de dispensar medicamentos, é o trabalho de um farmacêutico completo

O que é farmacêutico? Quando você ouve a palavra farmacêutico, o que vem à sua mente pode ser alguém que é bom em distribuir remédios e pode lhe dizer que tipo de remédio pode curar sua doença. Na verdade, o trabalho do farmacêutico é bastante complexo e requer uma competência que não pode ser subestimada. Na Indonésia, a própria profissão de farmacêutico é regulamentada pelo Regulamento do Ministro de Estado Número de Autorização de Aparelho: PER / 07 / M.PAN / 4/2008. Este regulamento estabelece que os farmacêuticos são responsáveis ​​pela preparação e gestão dos insumos farmacêuticos, tanto em clínicas como em serviços especiais de farmácia. Os farmacêuticos também não são apenas especialistas em conhecer os tipos e funções dos medicamentos, mas também dos medicamentos tradicionais e dos cosméticos. No entanto, os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos para certas doenças, porque isso está dentro da esfera de um médico.

Quais são os deveres e autoridades do farmacêutico na administração de medicamentos?

Uma das funções do farmacêutico é verificar a qualidade do medicamento. O farmacêutico é uma profissão indissociável de um centro de saúde integral. O trabalho do farmacêutico não é menos importante do que o dos médicos, enfermeiras e outro pessoal médico. Isso porque o farmacêutico tem competência para conhecer a qualidade dos medicamentos, quanto ao seu uso e conteúdo. Como parte da equipe médica de uma clínica ou hospital, as principais funções do farmacêutico são:
  • Garantir a qualidade dos medicamentos administrados aos pacientes, incluindo a garantia de que os medicamentos não tenham expirado e tenham recebido licenças de distribuição da Food and Drug Supervisory Agency (BPOM)
  • Certifique-se de que a dose do medicamento administrado está dentro do limite permitido
  • Certifique-se de que o paciente receba a medicação adequada de acordo com a reclamação
  • Explique aos pacientes sobre os medicamentos, incluindo dosagem, como tomá-los e possíveis efeitos colaterais
  • Responder às perguntas dos pacientes sobre medicamentos prescritos
Embora os farmacêuticos sejam os que melhor conhecem os medicamentos, eles não podem simplesmente mudar a receita do médico. Se o medicamento da receita não estiver disponível, o farmacêutico pode substituí-lo por outra marca que tenha um componente ativo semelhante. Esta substituição também deve ser com o consentimento do médico ou paciente. Se o médico ou paciente ainda deseja obter um medicamento que não está disponível na farmácia, o farmacêutico se encarrega de redigir notas para que o paciente possa resgatá-lo em outra farmácia. Notas ou cópia de ou uma cópia da receita também pode ser fornecida pelo farmacêutico, caso o paciente não tenha conseguido resgatar o medicamento naquele momento. Assim, o medicamento pode ser resgatado posteriormente, sem alteração das recomendações do médico. Além disso, outras funções do farmacêutico que não são menos importantes são:
  • Forneça recomendações aos pacientes para fazer ou evitar certas coisas durante. tomar medicamentos prescritos por um médico, por exemplo, não fumar ou consumir álcool, controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol no corpo.
  • Supervisione o fluxo de entrada e saída de medicamentos para garantir um suprimento seguro de medicamentos.
  • Certifique-se de que os medicamentos sejam administrados aos pacientes em condições adequadas, por exemplo, embalados e lacrados adequadamente, especialmente para medicamentos compostos.
  • Uma das funções dos farmacêuticos em hospitais é fornecer informações aos médicos ou equipe médica sobre medicamentos que são seguros para uso e estão disponíveis em estoque.
Em algumas clínicas ou hospitais, os farmacêuticos também coordenam com assistentes e técnicos de farmácia. Eles são responsáveis ​​pela compra, teste de qualidade e descarte de medicamentos considerados impróprios para serem administrados aos pacientes. [[Artigo relacionado]]

Farmacêuticos devem ter habilidades

Os farmacêuticos devem ser capazes de explicar sobre os efeitos colaterais dos medicamentos. Os farmacêuticos em potencial devem se submeter a uma série de estudos e fazer o juramento de ofício de farmacêutico. Você também deve ter uma licença de prática de farmacêutico (SIPA) antes de poder praticar farmácia em um serviço de farmácia. Para exercer bem a sua profissão no futuro, os futuros farmacêuticos devem submeter-se a uma série de programas de educação e formação especiais. Com base no Regulamento Ministerial, o seguinte é uma série de educação e treinamento para se tornar um farmacêutico:
  • Educação escolar para obter um diploma ou graduação
  • Educação funcional e treinamento na área farmacêutica até um Certificado de Graduação
  • Educação e Treinamento (STTPP) ou certificado
  • Educação e treinamento pré-serviço (Diklat) para obter um certificado de conclusão de educação e treinamento (STTPP) ou certificado
Por meio dessas várias formações e treinamentos, espera-se que os farmacêuticos tenham Habilidades ou experiência em:
  • Determinar medicamentos para pacientes com certas queixas com precisão
  • Compreenda e aplique a farmácia de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis ​​na Indonésia
  • Comunique-se bem, especialmente para ser capaz de explicar a função, dosagem e efeitos colaterais de certos medicamentos aos pacientes, usando termos fáceis de entender
  • Ouça as reclamações e responda às dúvidas do paciente sobre os medicamentos usados
  • Responsável pela profissão escolhida
  • Preocupação com a saúde pública
Um farmacêutico também deve trabalhar em estreita colaboração com várias partes, incluindo assistentes ou técnicos de farmácia. Assim, a tarefa do farmacêutico pode ser mais fácil e eficiente no atendimento aos pacientes.