7 causas de costelas dolorosas que devem ser observadas

As costelas são uma parte importante do corpo humano porque protegem os vários órgãos ao redor do peito. No entanto, se as costelas doerem, esse problema pode fazer você se sentir desconfortável. Você também pode se perguntar por que as costelas doem à direita ou à esquerda? Às vezes, a dor nas costelas também pode interferir nas atividades diárias. Antes de descobrir como lidar com isso, é uma boa ideia primeiro identificar as causas da dor nas costelas.

Causas de dores nas costelas

Existem 24 costelas, com cada lado do corpo tendo 12 pares de ossos. Esse osso serve para proteger órgãos vitais, como coração, pulmões e fígado, de vários impactos externos. Quando um dos componentes das costelas ou órgãos adjacentes é danificado, pode causar dor nas costelas. Alguns casos de dor nas costelas não são condições graves. A condição geralmente desaparece com um tratamento simples. No entanto, alguns deles têm o potencial de sinalizar um problema sério que deve ser tratado com medicamentos. Aqui estão algumas causas das costelas doloridas:

1. Lesão

Lesão no tórax causada por queda, acidente ou esporte é a causa mais comum de dor nas costelas. Lesões torácicas podem ser leves ou graves. Em casos graves, essa lesão pode causar costelas quebradas, rachaduras ou hematomas.

2. Tensão do músculo torácico

Existe um pequeno músculo em cada costela que pode ficar tenso ou alongado. A tensão dos músculos torácicos pode causar dor e sensibilidade nas costelas. Essa condição geralmente é desencadeada por levantar pesos pesados ​​ou tossir muito.

3. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica que faz com que você sinta dores por todo o corpo, incluindo as costelas. Esta doença afeta 2 a 4% das pessoas no mundo. A dor geralmente é latejante, aguda ou ardente.

4. Costocondrite

Costocondrite ou síndrome de Tietze também é uma das causas comuns de dor nas costelas. Essa condição ocorre quando há inflamação da cartilagem que se liga ao esterno (esterno) junto com as costelas superiores. A dor nas costelas que você sente devido à costocondrite pode variar de leve a intensa. Nessa condição, as costelas parecem estar sendo pressionadas e doloridas ao toque, especialmente quando você inspira. Mesmo em casos graves, a dor pode irradiar para outras partes do corpo que podem interferir nas atividades.

5. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar ocorre quando as artérias que transportam sangue para os pulmões ficam bloqueadas. Além da dor nas costelas, a embolia pulmonar também pode causar tosse com sangue, falta de ar, ansiedade, sudorese excessiva, batimento cardíaco irregular e outros. Esta é uma doença grave que pode causar lesões nos pulmões e em outros órgãos.

6. Pleurisia

A pleurisia é uma inflamação que afeta o revestimento fino da pleura. Essa camada impede que os pulmões se esfreguem nas paredes da cavidade torácica durante a respiração. Em circunstâncias normais, a membrana pleural contém fluido que pode ajudar a reduzir o atrito. No entanto, quando há inflamação, esse fluido se torna pegajoso e faz com que os dois se esfreguem, causando dor nas costelas.

7. Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é a principal causa de morte em homens e mulheres. Um dos sintomas do câncer de pulmão é a dor nas costelas que piora quando você respira profundamente, tosse ou ri. Além disso, existem também outros sintomas, como respiração ofegante, falta de ar e tosse com catarro ou sangue. O câncer de pulmão que se origina em outras áreas do corpo também pode causar dor nas costelas ou no peito. Como pode ser causado por uma variedade de coisas, os sintomas de uma costela dolorida podem variar. Você pode sentir uma dor aguda ou vaga, que surge repentina ou lentamente e é intermitente ou contínua. Pode até causar doenças, como hematomas, falta de ar e mais dor ao respirar ou se mover. [[Artigo relacionado]]

Superando costelas doloridas

A dor nas costelas será tratada com base na causa. Também preste atenção a esta condição, as costelas doem à esquerda ou à direita? Se for apenas um ferimento leve, você pode usar uma compressa fria para reduzir o inchaço. No entanto, se a dor for forte, você pode tomar analgésicos como o paracetamol. Deve contactar o seu médico imediatamente se sentir uma dor nas costelas que não passa ou é acompanhada por outros sintomas. Procure ajuda médica de emergência se a dor nas costelas for acompanhada de compressões torácicas e desconforto, pois isso pode indicar um ataque cardíaco. O médico determinará o tratamento apropriado para tratar sua condição.