Conheça o papel do sebo para a saúde da pele

O sebo é uma substância de consistência semelhante à do óleo ou da cera e é produzida pelas glândulas ou glândulas sebáceas da pele. O sebo também é conhecido como óleo natural. Você pode ter experimentado pele facial oleosa. No entanto, você sabia que o que está na superfície da pele não é óleo? O óleo no rosto é realmente chamado de sebo.

O que é sebo?

Como mencionado anteriormente, o sebo é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas ou glândulas sebáceas (glândulas sebáceas) Esses componentes consistem em triglicerídeos, ácidos graxos, ésteres de cera, esqualeno, ésteres de colesterol e colesterol. As glândulas sebáceas podem ser encontradas em quase todas as áreas do corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés. As glândulas são mais comumente encontradas no rosto (especialmente na área T, como testa, nariz e testa), nas costas e na área genital. Antes de sair para a superfície da pele, o sebo se mistura com as células dos folículos capilares. Os folículos capilares são orifícios minúsculos que circundam as raízes do cabelo. Depois de preencher o folículo junto com outras substâncias, a nova sebo será liberada e se espalhará na superfície da pele. Quando esse processo ocorre excessivamente, seu cabelo e pele ficarão oleosos. Por outro lado, se houver menos produção de sebo, sua pele ficará seca. O excesso de produção de sebo está intimamente relacionado à produção de hormônios andrógenos. A produção desses hormônios aumentará quando você entrar na puberdade. É por isso que os adolescentes costumam estar associados à acne. Outras condições, como gravidez ou distúrbios hormonais, também podem tornar uma pessoa mais propensa à acne causada pelo aumento da produção de sebo.

Qual é a função do sebo?

Os cientistas dizem que a produção de sebo é um assunto complexo e difícil de entender. No entanto, os pesquisadores afirmam que a principal função do sebo é manter a pele úmida. Além disso, alguns cientistas especulam que o sebo pode ter um papel antimicrobiano ou antioxidante. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para determinar sua eficácia. Embora muitas vezes seja conhecida como a causa da formação de espinhas e cravos, existem várias funções da sebo que são boas para a saúde da pele. Algumas das funções do sebo são as seguintes.

1. Manter a umidade da pele

Em quantidades suficientes, a função do sebo é ajudar a reter a umidade da pele. O sebo é um óleo natural que tem a função de lubrificar a pele e mantê-la hidratada. Dessa forma, sua pele pode ficar macia e flexível e não muito seca, rachada e irritada.

2. Protege a pele de micróbios

A função do sebo é proteger a pele de várias causas de infecções bacterianas. Isso ocorre porque o sebo é capaz de manter o pH natural da pele para permanecer normal, que está na faixa de pH de 4,5-6,0, evitando assim o crescimento de vários tipos de bactérias.

3. Previna infecções fúngicas

A função do sebo também é comprovadamente capaz de prevenir infecções de doenças de pele causadas por fungos, como a micose. Pessoas que produzem menos sebo são geralmente mais propensas a doenças de pele causadas por fungos.

4. Protege a pele da exposição ao sol

Proteger a pele da exposição ao sol também é a próxima função do sebo. O conteúdo de esqualeno na sebo protege a pele da exposição ao sol e dos danos à pele causados ​​pelos raios ultravioleta (UV).

Sebo e seu papel na formação de acne

Em quantidades suficientes, as funções de sebo acima podem funcionar bem. No entanto, quando a produção de sebo aumenta junto com o acúmulo de células mortas da pele, sujeira facial e suor aderente, isso pode causar o entupimento dos poros. Essas condições podem desencadear acne. Quando a sebo começa a obstruir os poros, as bactérias na superfície da pele também aumentam e se desenvolvem ao redor dos folículos capilares. A presença de bactérias faz com que a inflamação da pele possa ocorrer. Como resultado, podem surgir espinhas na pele. A produção excessiva de sebo tende a causar acne. O bloqueio dos poros devido à sebo ocorre com mais frequência na área T do rosto, como testa, nariz e queixo. Dado que o tamanho dos poros do nariz é maior, então quando entupido, pode fazer com que a acne pareça mais evidente. No entanto, não apenas nessas três áreas da pele, poros obstruídos podem realmente ocorrer em outras áreas do corpo que possuem folículos pilosos. Além da acne, o excesso de sebo também pode causar pele oleosa, cravos e dermatite seborréica. Enquanto isso, a falta de sebo pode causar secura, coceira, vermelhidão e até mesmo descamação ou descamação da pele.

Existe uma maneira de se livrar do excesso de sebo?

Produtos de sebo suficientes podem certamente ser benéficos para a pele. No entanto, a produção excessiva de sebo tende a causar o aparecimento de acne. Especialmente para pessoas com pele oleosa e com tendência acneica. Como solução, existem várias maneiras de se livrar da sebo se você for propenso a acne, usando uma série de produtos para a pele abaixo.

1. Sabonete facial feito de ácido salicílico

Uma maneira de se livrar do excesso de sebo é usar um produto para limpeza de rosto que contenha ácido salicílico. ácido salicílico ou ácido salicílico pode ajudar a remover o excesso de sebo da pele. Com isso, as bactérias que causam acne podem ser eliminadas.

2. Gel ou creme contendo peróxido de benzoíla

Peróxido de benzoíla ou peróxido de benzoíla O gel pode ajudar a pele com problemas de sebo e acne de três maneiras. Primeiro, torna a pele mais seca e esfolia a camada mais externa da pele para que uma camada mais saudável da pele possa ser exposta. Além disso, o uso de produtos para a pele contendo peróxido de benzoíla pode prevenir o crescimento de bactérias na pele e remover bloqueios no cabelo folículos.

3. Creme ácido azelaico

Azelleic sour cream ou ácido azelaico Também pode ser usado como meio de remoção de sebo. Você pode usá-lo duas vezes ao dia após lavar o rosto. Depois de usar este ingrediente por algum tempo, você pode reduzir a frequência de uso para uma vez ao dia. Ácido azelaico pode ajudar a eliminar bactérias e reduzir a formação de cravos pretos. No entanto, os resultados só podem ser visíveis após algumas semanas de uso.

4. Tretinoína

A tretinoína é um derivado da vitamina A que pode ser encontrada em gel, creme ou mesmo na forma líquida. A tretinoína atua removendo bloqueios nos folículos capilares e acelerando a renovação das células da pele. No entanto, esse ingrediente também pode tornar a pele mais sensível à luz solar. Portanto, você precisa usar protetor solar ou protetor solar se você usar tretinoína todos os dias regularmente.

5. Use antibióticos

Se os vários ingredientes ativos acima não forem eficazes para se livrar da acne, seu médico pode prescrever uma pomada antibiótica para reduzir significativamente o crescimento de bactérias. Se a espinha ainda não desaparecer, o médico prescreverá um antibiótico oral, como minoxiciclina ou doxiciclina. Para superar a acne devido ao excesso de produção de sebo, você também deve manter a pele sempre limpa, lavando regularmente o rosto de uma maneira boa e correta. Não se esqueça de comer sempre vegetais e frutas que fazem bem à saúde da pele.

Notas de SehatQ

Na quantidade certa, a função sebácea é importante para a saúde da pele. No entanto, se houver produção excessiva ou insuficiente de sebo, essa condição pode desencadear problemas de pele. Se você tiver problemas de pele devido à produção prejudicada de sebo, tanto em excesso quanto em deficiência, é melhor consultar um dermatologista para obter o tratamento adequado. [[artigos relacionados]] Ainda tem dúvidas sobre o que é sebo no rosto? Consulte um médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. O truque, certifique-se de que você fez o download via App Store e Google Play .