Quais são os alimentos proibidos para pessoas com bronquite?

A bronquite crônica é uma das doenças pulmonares obstrutivas crônicas mais comuns (DPOC). Esta doença é caracterizada por inflamação e estreitamento das principais vias respiratórias (brônquios), permitindo a formação de muco. Pessoas com bronquite crônica correm o risco de piorar os sintomas. Por isso, existem alguns tabus, como alimentação e atividades, que devem ser seguidos para não se agravarem.

Alimentos a evitar com bronquite

Melhorar os hábitos alimentares pode ser uma das sugestões do médico para as pessoas com bronquite. Não surpreendentemente, alguns dos seguintes alimentos podem realmente piorá-lo ( surtos ) sintomas de bronquite.

1. A fruta contém gás

Frutas que contêm gases podem causar inchaço e acúmulo de gases no estômago. Como resultado, os pulmões ficam comprimidos, dificultando a respiração das pessoas com bronquite. Algumas frutas que podem causar problemas respiratórios em pessoas com bronquite incluem:
  • maçã
  • Damasco
  • Ameixas
  • Pêssego
Como substituto, você pode escolher outras frutas que são seguras para a digestão e não são gasosas, como frutas vermelhas, abacaxi e uvas.

2. Vegetais e feijões contêm gás

Além de frutas, alguns vegetais e nozes também contêm gases que desencadeiam sintomas digestivos, como inchaço. Conforme explicado anteriormente, problemas de estômago também podem causar sintomas de falta de ar. Alguns vegetais e legumes que devem ser limitados por quem sofre de bronquite incluem:
  • Repolho
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Milho
  • alho-poró
  • Soja
[[Artigo relacionado]]

3. frito

Alimentos fritos e outros alimentos processados ​​por fritura são alimentos proibidos para pessoas com bronquite. Os alimentos fritos geralmente contêm óleo que pode desencadear sintomas, como tosse e garganta desconfortáveis. Estes são os dois sintomas que as pessoas costumam apresentar com bronquite. Por isso, não se deve comer alimentos fritos para que os sintomas existentes não piorem. Além disso, os alimentos fritos também podem causar gases e indigestão, o que interfere ainda mais na respiração. Escolha maneiras mais saudáveis ​​de preparar os alimentos, como grelhar ou cozinhar no vapor. Mesmo se você tiver que fritar, não use muito óleo. Fritadeira de ar também pode ser de outra maneira.

4. Sal

Limitar o sal na dieta significa prevenir a ingestão excessiva de sódio. Muito sódio no corpo resulta em acúmulo de líquido ou retenção de água. Além de ter um impacto no aumento da pressão arterial, o sódio alto também pode afetar a capacidade de respirar. Para pessoas com bronquite crônica, isso pode piorar a condição (exacerbações). Além do sal, o sódio também vem de alimentos processados ​​e salgadinhos. Na verdade, a comida não tem sabor salgado. Por isso, verifique sempre o rótulo de informações sobre o valor nutricional na embalagem antes de consumir. Normalmente, o teor de sal em alimentos processados ​​é escrito como sódio ou sódio. O Ministério da Saúde da Indonésia recomenda que o consumo de sal por dia não exceda 2.000 mg ou o equivalente a 1 colher de chá.

5. Carne processada

A carne processada, nomeadamente a carne que passou por processamento e conservação, é um alimento proibido para pessoas com bronquite. European Respiratory Journal mostraram que a carne processada pode causar inflamação e estresse nos pulmões. Pode piorar a função pulmonar de pessoas com bronquite. Sem mencionar que a carne processada também pode conter alto teor de sal. É bom, você evita alimentos processados ​​e carnes completamente. Alguns tipos de carne processada que são proibidos para pessoas com bronquite incluem:
  • Bacon
  • presunto
  • Salsicha
  • Carne Deli (pedaços de carne processada)

6. Produtos lácteos

Geralmente, os laticínios são bons para a saúde. No entanto, alguns laticínios, como leite e queijo, podem tornar o catarro mais espesso. É por isso que seu consumo para pessoas com bronquite pode precisar ser limitado. Para descobrir quais tipos de laticínios são seguros para pessoas com bronquite, consulte um médico. Se o produto lácteo que você está consumindo não piora seu catarro ou condição, significa que o produto é seguro para consumo.

7. Cafeína

Quem sofre de bronquite geralmente toma medicamentos. O consumo de bebidas que contenham cafeína pode interferir no tratamento e até mesmo causar interações medicamentosas. É por isso que as pessoas com bronquite devem evitar bebidas ou alimentos com cafeína, como:
  • Café
  • Chá
  • Refrigerante
  • Bebida energética
  • Chocolate
Pergunte ao seu médico sobre o consumo de cafeína ou um intervalo seguro de tempo durante o tratamento. Em vez de consumir cafeína, as pessoas com bronquite devem ingerir líquidos suficientes bebendo pelo menos 8 copos de água por dia. O simples fato de beber pode ajudar a diluir o catarro e a desobstruir as vias respiratórias. No entanto, se tiver problemas de coração e pulmões, deve consultar o seu médico sobre uma quantidade segura de líquidos. O motivo é que algumas pessoas com doenças cardíacas e pulmonares apresentam restrições de fluidos. [[Artigo relacionado]]

Qual alimento é recomendado para pessoas com bronquite?

Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a manter a saúde pulmonar. Além dos alimentos tabu da bronquite acima, aqui estão alguns alimentos que devem ser consumidos para manter a saúde pulmonar:
  • Alimentos ricos em fibras, como framboesas, sementes de chia, quinua, peras, brócolis e aveia
  • Alimentos ricos em proteínas, como peixes, peito de frango e ovos
  • Carboidratos complexos, como aveia e aveia
  • Legumes e frutas frescas não contêm gases e são ricos em potássio, como abacate, folhas verdes, tomate, beterraba, banana
  • Alimentos que contêm gorduras saudáveis, como azeite de oliva, óleo de peixe

Pessoas com bronquite podem se exercitar?

Além de compreender os alimentos proibidos e recomendados, também é importante que as pessoas com bronquite conheçam as diversas atividades que devem e não devem ser realizadas. Uma questão que pode ser questionada é: o exercício físico é um tabu para quem sofre de bronquite? Em geral, o exercício é uma atividade benéfica para melhorar a saúde física e mental, incluindo a manutenção da saúde pulmonar. O exercício adequado pode prevenir o agravamento de doenças, aumentar a imunidade e até mesmo aliviar a respiração. A bronquite é uma doença que ataca os pulmões. É por isso que. o exercício se torna mais desafiador porque requer muito oxigênio. Pessoas com bronquite podem praticar exercícios, mas devem ser cuidadosos ao escolher o tipo. Evite exercícios de intensidade vigorosa e longa duração, pois podem causar falta de ar e desencadear sintomas de bronquite. Algumas das opções certas de exercícios para bronquite são caminhar ou correr. Ambos são exercícios de intensidade moderada. Os exercícios que se concentram nos músculos geralmente usam menos oxigênio. É por isso que é bom para pessoas com bronquite. Os exercícios respiratórios também podem ser uma alternativa aos exercícios para pessoas com bronquite. Você também pode consultar um médico sobre os exercícios certos para apoiar o tratamento da bronquite que você está fazendo.

Notas de SehatQ

Uma dieta saudável e balanceada pode ajudar a manter o corpo saudável, incluindo os pulmões. As escolhas alimentares seguras para pessoas com bronquite podem ser uma forma de controlar os sintomas e minimizar as complicações da DPOC. Você também pode consumir vários ingredientes naturais para aliviar os sintomas de bronquite. Sempre consulte um médico sobre a condição e o plano de tratamento para bronquite que está passando. Obedecer às recomendações e tabus da bronquite pode ajudar as pessoas com bronquite a viver com mais conforto e qualidade. Você também pode consultar diretamente conectados usar recursos conversa de médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!