Abdômen inferior rígido? Aqui estão 9 possíveis causas

Se a parte inferior do seu estômago estiver endurecida, pode haver comida e bebida que está causando isso. No entanto, se a condição não melhorar, você deve estar atento. Lembre-se de que algumas doenças podem causar rigidez na parte inferior do abdômen. Se isso acontecer, você deve consultar o seu médico para obter o tratamento correto.

9 causas de abdômen inferior rígido

A condição do abdome inferior rígido pode causar dor e desconforto ao realizar atividades. Conhecendo a causa o mais cedo possível, o tratamento adequado pode ser feito. Aqui estão 9 causas de abdome inferior rígido que você precisa saber:

1. Constipação

A constipação é uma doença que faz com que a pessoa se sinta difícil e dolorida ao defecar. Aparentemente, a prisão de ventre também pode tornar o abdômen inferior rígido, pois essa condição pode causar flatulência devido às fezes endurecidas e afetar os movimentos intestinais. Para superar isso naturalmente, experimente alimentos com alto teor de fibras e beba muita água. Se não melhorar, verifique com seu médico. Normalmente, o médico receitará medicamentos laxantes para tornar as fezes moles e torná-las mais fáceis de evacuar.

2. Síndrome do intestino irritável (SII)

Síndrome do intestino irritável ou IBS também pode causar um abdômen inferior duro. Essa condição tem vários sintomas perturbadores, como dor no estômago, diarréia, prisão de ventre e flatulência. O foco do tratamento para IBS é aliviar seus sintomas. Seu médico pode recomendar suplementos de fibras ou laxantes para tratar os sintomas da constipação. Enquanto isso, para pacientes com SII que têm diarreia, os médicos podem prescrever probióticos ou drogas de loperamida. Como um tratamento natural, os pacientes com SII são recomendados a se exercitar com mais regularidade para controlar seus sintomas.

3. Bebidas gaseificadas

Abdômen inferior rígido? Pode ser por causa do refrigerante! Beber refrigerante muito rápido às vezes pode causar um acúmulo de gases que faz com que até a parte inferior do abdômen fique dura. Se o gás foi removido, o estômago geralmente volta ao conforto. Para quem gosta de refrigerantes, tenha o hábito de não consumi-los em excesso para evitar o surgimento de desconforto no estômago.

4. Comer demais

Comer em excesso ou comer muito rápido pode causar desconforto abdominal. Na verdade, o estômago pode ficar duro. Essa sensação desconfortável geralmente passa quando o alimento que você engole é digerido corretamente e passa para o sistema digestivo.

5. Intolerância alimentar

As intolerâncias alimentares também podem causar rigidez na parte inferior do estômago. Por exemplo, se você tem intolerância alimentar a produtos lácteos, será difícil para seu corpo digeri-los. Quando ocorre uma intolerância alimentar, o estômago fica inchado e duro ao toque. Consulte um médico para superar essa intolerância alimentar.

6. Doença inflamatória intestinal (DII)

Doença inflamatória intestinal (DII) é um termo para uma doença que causa inflamação crônica do trato digestivo. Alguns exemplos de doenças que incluem DII são a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Acredita-se que ambas as doenças causam a rigidez e a sensação de inchaço na parte inferior do abdômen. Os médicos podem dar drogas antiinflamatórias aos antibióticos para tratar a DII.

7. Diverticulite

A diverticulite é uma inflamação e infecção do trato digestivo. Essa condição pode fazer com que o abdômen fique duro e inchado. Se sua diverticulite for leve, seu médico pode recomendar que você descanse em casa. Além disso, o médico também pode pedir que você tome antibióticos para combater infecções, amolecedores de fezes e antiespasmódicos.

8. Gastrite

A gastrite pode causar dor no estômago A gastrite é uma inflamação do estômago geralmente causada por uma infecção bacteriana Helicobacter pylori. Os sintomas incluem dor, inchaço e estômago duro. Os médicos geralmente dão antibióticos para matar as bactérias, medicamentos para inibir a produção de ácido e antiácidos para neutralizar o ácido estomacal.

9. Câncer de estômago

De acordo com o National Cancer Institute, o câncer de estômago é uma forma de câncer que ataca o revestimento do estômago. As células cancerosas começarão a crescer na camada da mucosa gástrica (camada mais interna), antes de se espalharem para outras camadas. Além de causar rigidez na parte inferior do abdômen, o câncer de estômago também pode causar azia, perda de apetite e náuseas. Para o câncer gástrico que já é grave, os pacientes podem apresentar sangue nas fezes, vômitos, perda significativa de peso, dor abdominal e dificuldade para engolir. Os médicos geralmente recomendam cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia direcionada e imunoterapia como tratamento para o câncer de estômago. [[Artigo relacionado]]

Abdômen inferior rígido durante a gravidez

Um abdômen duro durante a gravidez pode ser causado pelas contrações de Braxton-Hicks, também conhecidas como falso trabalho de parto. De acordo com um estudo, as contrações de Braxton-Hicks surgem de forma irregular. Essas contrações ocorrem quando as fibras musculares no útero se contraem e relaxam. As contrações de Braxton-Hicks podem ocorrer quando o feto atinge 6 semanas de idade. Mas a maioria das mulheres grávidas sente isso no segundo e terceiro trimestres.

Quando você deve ir ao médico?

Se algum dos sintomas a seguir ocorrer junto com abdômen inferior rígido, você deve consultar um médico imediatamente.
  • Fezes ensanguentadas
  • Difícil de respirar
  • Dor insuportável no estômago
  • Nausea e vomito
  • Perda de peso repentina
  • A pele fica amarela.
Para evitar coisas indesejáveis, consulte imediatamente um médico se sentir a parte inferior do abdômen endurecida. Não atrase sua visita para evitar complicações futuras. Para discutir a condição do abdome inferior duro, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e no Google Play, para consultar os especialistas, a qualquer hora e em qualquer lugar!