O que é Skinship? Acontece que o toque pode funcionar como uma vacina

Rascunho skinship é o ato de tocar - mas não sexualmente - entre dois amigos íntimos. A forma de toque pode variar de abraçar, dar as mãos ou brincar muito perto. Este termo vem do japonês Sukinshippu o que significa proximidade. Não só no Japão, o termo skinship também é usado na Coréia do Sul. No início, o significado de relação pele a pele é a proximidade entre mãe e filho. Mas agora, seu escopo se estende à amizade.

O que é isso skinship?

Para explicar o que é skinship, sua origem é um termo transcultural do Japão que agora é conhecido pelo mundo. Basicamente, a maioria das formas de comunicação humana não é verbal. Gestos, expressões faciais e toque podem ter o mesmo significado - de forma ainda mais poderosa - do que palavras. Partir de um leve tapinha no ombro como forma de apoio, abraçar quando se sentir feliz e outros. Quando alguém toca nossa pele, essas sensações são traduzidas em emoções. Existe uma sensação de prazer, conforto, ser amado ou mesmo perturbado pelo toque de outra pessoa. Skinship não é apenas uma questão de contato entre pais e filhos, quando esse conceito começou. Este contato físico não conhece limites para ninguém, porque basicamente, todos precisam de contato com outras pessoas. Na verdade, existem muitos estudos que provam que o toque físico pode ser benéfico para a saúde física e mental.

Benefícios do contato físico com outras pessoas

Existem muitos estudos empíricos que descobriram que o contato físico com outras pessoas pode ter muitos efeitos positivos. Isso se aplica não apenas aos recém-nascidos, mas também aos adultos. Os psicólogos têm o termo fome de pele para explicar a necessidade humana de contato físico com outras pessoas. Além disso, vários benefícios skinship é:

1. Desempenhar um papel no desenvolvimento cognitivo das crianças

O toque da pele pode melhorar o aspecto cognitivo das crianças. Crianças que crescem sem alguém para abraçar, prestar atenção ou acariciar podem ter problemas de desenvolvimento cognitivo. Não só isso, seu sistema imunológico também é prejudicado ao ponto de nanismo. Este fato é derivado da revolução negra na Romênia em 1970-1980 sobre crianças órfãs. Naquela época, mais de 170.000 crianças viviam no prédio sem uma figura adulta amorosa. Mais tarde, foi descoberto que as crianças que cresceram com falta de contato físico também tinham problemas para controlar as emoções e lidar com problemas.

2. Protege e reduz o estresse

Muitos estudos empíricos descobriram que os abraços podem proteger uma pessoa do estresse. Ao abraçar, a produção do hormônio oxitocina aumenta. Este é um hormônio que afeta positivamente o comportamento de amar os outros. Além disso, abraçar também pode aumentar a produção de dopamina e serotonina. Além de reduzir o estresse, esse tipo de toque também pode reduzir a depressão. Curiosamente, dois pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que jogadores de basquete da NBA que frequentemente se tocam com toca aqui ou colisão no peito pode ganhar mais partidas.

3. Pode viver mais

Abraços podem tornar a vida mais longa quando traz contexto skinship Em um relacionamento amoroso, aparentemente essa proximidade pode fazer uma pessoa viver 8 anos a mais. Se feito regularmente, o contato físico com o parceiro aumentará as chances de uma vida saudável. Na verdade, o contato físico com um parceiro também pode melhorar a qualidade do sono. As formas de toque podem ser qualquer coisa, desde beijos, abraços, mãos dadas até ter um orgasmo.

4. Ajude a tomar decisões

Um estudo de 2010 descobriu que o toque físico ativa córtex orbitofrontal, a parte do cérebro que desempenha um papel na aprendizagem e na tomada de decisões. O prosencéfalo também está intimamente relacionado ao comportamento social e controle emocional. Quanto mais uma pessoa sente um toque físico positivo, a capacidade de aprender a tomar decisões torna-se ideal.

5. Previna infecções respiratórias

O contato físico não é benéfico apenas psicologicamente, mas também para a saúde física. Um estudo de 2014 publicado no Journal of Psychological Science sugeriu que abraçar pode reduzir o estresse de uma pessoa. Além disso, os abraços também protegem contra infecções respiratórias. Além disso, beijar um ente querido tem benefícios como uma vacina. Ao beijar apenas 10 segundos, existem 80 milhões de bactérias que se movem de uma pessoa para outra. Quando isso acontece, o sistema imunológico se adapta ao potencial da nova bactéria enquanto se fortalece.

6. Alivia a dor

Skinship é uma forma eficaz de aliviar a dor, assim como a massagem terapêutica. Até mesmo ficar de mãos dadas com um amigo ou parceiro pode ajudar a aliviar dores que variam de dores de cabeça a dores nas costas. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Se skinship é uma atividade que tem um impacto tão forte no cérebro e no corpo, que não há mal nenhum em praticá-la com mais frequência. Como bônus, a confiança nas pessoas mais próximas a você também aumentará, assim como a proximidade emocional. Está curioso para saber que toque pode ter um impacto positivo tanto física quanto mentalmente? Você podeconsulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.