Estreitamento das artérias do coração ou aterosclerose é uma condição na qual as artérias do coração se estreitam devido ao acúmulo de gordura ou placa. O acúmulo de placa faz com que o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio para os órgãos vitais sejam interrompidos, podendo causar complicações perigosas para o corpo. Constrição do coração ou aterosclerose tende a não ter sintomas imediatamente identificáveis. No entanto, se você tiver cuidado, os sintomas são quase semelhantes aos de outras doenças cardíacas. Se esses sintomas não forem tratados por muito tempo, podem ocorrer doenças cardíacas ou ataques cardíacos que podem ser fatais.
Sintomas de aterosclerose
Portanto, é importante que você faça um diagnóstico precoce, conhecendo os sintomas de constrição das artérias do coração abaixo, antes que seja tarde demais.
- Dor no peito ou angina
- Dor nas pernas, braços e outras partes do corpo onde os vasos sanguíneos estão bloqueados
- Difícil de respirar
- Fadiga
- Confusão, que ocorre quando o bloqueio afeta a circulação sanguínea para o cérebro
- Fraqueza dos músculos das pernas devido à falta de circulação sanguínea.
Causas da aterosclerose
Aqui estão alguns fatores de risco para aterosclerose que você precisa saber.
1. Fator de idade
Conforme você envelhece, seu coração e vasos sanguíneos precisam trabalhar mais para bombear e receber sangue. Os vasos sanguíneos do coração podem enfraquecer e se tornar menos elásticos com a idade, tornando-os mais suscetíveis ao acúmulo de placas que causam o estreitamento do coração.
2. Fatores genéticos
Se sua família tem histórico de aterosclerose, você pode correr o mesmo risco. Essa condição, junto com outros problemas cardíacos, pode ser familiar.
3. Estilo de vida pouco saudável
A falta de exercícios e hábitos de fumar fazem parte de um estilo de vida pouco saudável. Na verdade, o exercício regular é bom para o coração. Além disso, o exercício também fortalece o músculo cardíaco e estimula o oxigênio e o fluxo sanguíneo por todo o corpo. A adoção de um estilo de vida pouco saudável, como exercícios não frequentes e tabagismo, pode aumentar o risco de vários problemas de saúde, incluindo estreitamento do coração. Fumar pode até danificar os vasos sanguíneos e o coração.
4. Têm pressão alta
A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos, tornando-os fracos em determinados pontos. O acúmulo de colesterol e de outras substâncias no sangue pode reduzir a flexibilidade dos vasos sangüíneos do coração com o tempo.
5. Diabetes
Outra causa de constrição do coração é uma história de diabetes. Pessoas com diabetes geralmente têm um risco muito maior de doença coronariana. [[Artigo relacionado]]
Como tratar a constrição do coração?
O primeiro passo para lidar com a constrição do coração é inibir ou interromper o acúmulo de placas nas artérias do coração. Embora exija um tratamento de longo prazo, acredita-se que existem várias maneiras de ajudar a prevenir o agravamento dos sintomas da aterosclerose. Aqui estão alguns dos métodos em questão.
1. Mudanças no estilo de vida
Este método pode retardar ou interromper os sintomas e aumentar o risco de estreitamento das artérias do coração ou aterosclerose. As mudanças no estilo de vida incluem uma dieta saudável, exercícios e não fumar. Embora não remova completamente o bloqueio, este método demonstrou reduzir o pior risco de aterosclerose, ou seja, ataque cardíaco e derrame.
2. Tomando remédio
Tomar medicamentos para colesterol alto e hipertensão pode diminuir e diminuir o risco de aterosclerose. Antes de usar este medicamento, primeiro consulte seu médico para descobrir a dose certa para você.
3. Procedimento de angioplastia
Quando as mudanças no estilo de vida e os medicamentos não são suficientes para prevenir a aterosclerose, você pode ser encaminhado para uma angioplastia para abrir as artérias cardíacas bloqueadas. Neste procedimento, o médico inserirá um tubo fino no vaso sanguíneo do coração bloqueado para que o fluxo sanguíneo não seja mais bloqueado.
4. Operação desviar
Operação
desviar É frequentemente usado para tratar a aterosclerose. O seu médico retirará de você um vaso sanguíneo saudável, geralmente na perna ou no peito, e o usará para contornar o vaso sanguíneo bloqueado.
5. Endarterectomia
A endarterectomia é realizada para remover a placa e restaurar o fluxo sanguíneo para que o estreitamento do coração possa ser resolvido.
6. Terapia fibrinolítica
Outra forma de tratar a aterosclerose é administrar medicamentos que podem dissolver coágulos sanguíneos que bloqueiam os vasos sanguíneos do coração. O estreitamento das artérias do coração ou a aterosclerose é um sério problema de saúde. Para evitar que essa condição ocorra, o diagnóstico precoce é fundamental. Não deixe essa condição ameaçar sua vida. Muitas pessoas com aterosclerose podem levar uma vida saudável após receberem o tratamento correto.