Comportamento impulsivo, realmente instável e agressivo?

Você é uma daquelas pessoas que costuma agir sem pensar primeiro nas consequências? Nesse caso, você pode ter um comportamento impulsivo. A impulsividade é uma tendência a agir sem pensar nas consequências ou riscos que serão enfrentados. Em outras palavras, tem o significado de ser rápido para agir repentinamente de acordo com os impulsos. Não raro, ter um comportamento impulsivo pode ter um impacto negativo na vida.

Sinais de comportamento impulsivo

A impulsividade e a compulsividade costumam ser confundidas com as pessoas, embora sejam diferentes. Em uma pessoa compulsiva, ela sabe que o comportamento que está praticando não é normal, mas não pode impedi-lo. Enquanto isso, as pessoas impulsivas agem sem admitir que o comportamento não é normal. De acordo com uma pesquisa do NCBI, o comportamento impulsivo geralmente é vivenciado pelo final da adolescência até os 30 anos de idade. A maioria (80-95%) dos indivíduos com comportamento impulsivo são mulheres. As mulheres geralmente compram coisas que não são caras, mas muitas vezes comprar em grandes quantidades resulta em gastos excessivos. Os produtos comprados muitas vezes acabam sem uso ou mesmo devolvidos à loja.

Uma das características de uma pessoa impulsiva é geralmente descrita como uma pessoa que é imprudente, inquieta, imprevisível, instável, agressiva, facilmente distraída, tem auto-controle ruim e gosta de interromper os outros. Exemplos comuns de comportamento impulsivo incluem comprar algo não planejado ou atravessar a rua correndo sem olhar. Os outros sinais de comportamento impulsivo, a saber:

  • Libere emoções excessivas
  • Desperdiçando muito dinheiro
  • Muitas desculpas
  • De repente, pare de trabalhar
  • Emoções frequentemente explodem
  • Tendo sexo arriscado
  • Alterar ou cancelar planos repentinamente
  • Incapaz de aceitar críticas
  • Comer ou beber excessivamente
  • Ameaçando ferir outros
  • Se machucar
  • Quebrando coisas
Às vezes, é normal que esse comportamento impulsivo aconteça de vez em quando. No entanto, se for muito frequente ou até que realmente afete sua vida, você precisa ter cuidado.

O que causa o comportamento impulsivo?

Em crianças ou adolescentes, o comportamento impulsivo pode ocorrer porque o cérebro ainda está em desenvolvimento, portanto, não é necessariamente um sinal de problema. Não se sabe exatamente o que causa o comportamento impulsivo, mas está associado às regiões cerebrais do hipotálamo e do hipocampo. O hipocampo desempenha um papel ativo na memória, no aprendizado e nas habilidades emocionais. Enquanto isso, o hipotálamo desempenha um papel na regulação humor e comportamento funcional humano. Quando os pesquisadores aumentaram ou diminuíram o tráfego entre o hipotálamo lateral e o hipocampo ventral no cérebro do rato, eles mostraram o mesmo efeito, aumentando o comportamento impulsivo. Por outro lado, acredita-se que fatores genéticos também desempenham um papel. No entanto, em alguns casos, o comportamento impulsivo também pode ser um sinal de certas condições, incluindo:

1. Transtorno de Atenção (TDAH)

Uma pessoa com transtorno de déficit de atenção geralmente exibe um comportamento impulsivo interrompendo outras pessoas que estão falando, gritando respostas a perguntas ou tendo dificuldade em esperar sua vez na fila.

2. Transtorno bipolar

Esse distúrbio cerebral afeta o humor, os níveis de energia e a capacidade de realizar as atividades diárias. Quando a impulsividade aparece no transtorno bipolar, você vai gastar ou gastar dinheiro ao extremo ou usar certas substâncias.

3. Transtorno de personalidade anti-social

Esse distúrbio permite que uma pessoa ignore o certo e o errado e trate mal as pessoas sem pensar nas consequências. Comportamento impulsivo associado a esta condição, nomeadamente o abuso de determinadas substâncias ou outras ações nocivas. [[Artigo relacionado]]

Lidando com comportamento impulsivo

O comportamento impulsivo deve ser tratado de forma adequada. Se a impulsividade faz parte de uma determinada condição, o tratamento para ela depende da causa. Uma das abordagens comuns é a análise do comportamento aplicada. Neste método, você aprenderá a lidar ou controlar situações que tendem a desencadear seu comportamento impulsivo. Os psiquiatras também podem recomendar certos medicamentos. Os antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), podem ajudar a aliviar os distúrbios do controle dos impulsos. No entanto, se o comportamento for parte do TDAH, os medicamentos recomendados podem incluir anfetaminas e dextroanfetamina ou metilfenidato. Às vezes, medicamentos não estimulantes também podem ajudar a controlar os impulsos. Além disso, você também deve praticar desviar situações que podem desencadear a impulsividade. Por exemplo, traga um caderno para rabiscar para se distrair. Isso pode ajudar a evitar que você aja impulsivamente. Porque, a pausa resultante pode fazer você pensar se a ação é boa ou não, e pensar nas consequências que serão enfrentadas mais tarde. Perceba que esse comportamento impulsivo é impróprio e não deve continuar. Você precisa se lembrar que o comportamento impulsivo pode ser prejudicial a você e às pessoas ao seu redor. Na verdade, além de prejudicar seu relacionamento e sua segurança, esse comportamento também pode gerar perdas financeiras e jurídicas se não for controlado imediatamente. Portanto, não hesite em consultar um psicólogo ou psiquiatra se sentir que tem tendência para este comportamento.