Entenda as diferenças entre DNA e RNA para o avanço da medicina

Podemos ver facilmente a diferença entre DNA e RNA, que pode ser vista em suas abreviaturas, ou seja, ácido desoxirribonucléico e ácido ribonucléico. Ambos são compostos químicos que podem ser produzidos pelo nosso corpo e têm um papel vital para o desenvolvimento e crescimento do ser humano como um todo.

Diferenças entre DNA e RNA no corpo humano

O DNA e o RNA são classificados como moléculas de ácido nucléico e agem como transportadores de informações sobre a condição do corpo, que serão transmitidas aos seus descendentes. A informação genética no composto é armazenada em uma seqüência de bases ao longo da cadeia de ácido nucléico. Essas bases formam pares específicos entre si, que são estabilizados por ligações de hidrogênio. Embora pareçam ter funções semelhantes, existem algumas diferenças fundamentais entre o DNA e o RNA. Alguns deles incluem:
  • Estrutura de açúcar
DNA contém um açúcar chamadoácido desoxirribonucleico. Este tipo de açúcar contém base A (adenina), T (timina), C (citocina), e G (guanina) Para o RNA, o açúcar presente nele é chamado de ribose. O código que possui é A (adenina), U (uracilo), C (citocina), e G (guanina).
  • Forma

O DNA tem a forma de uma fita de duas fitas, enquanto o RNA é apenas uma fita simples que contém uma cópia do material genético do DNA.
  • Par de código de gene

Como mencionado acima, o DNA tem o código genético A, T, C e G. Os quatro deles formam dois pares de códigos, onde A irá emparelhar com T e C irá emparelhar com G. Enquanto no RNA, o código genético é A , U, C e G. Este código formará o par AU e CG.
  • Função

O DNA carrega as informações de que o corpo precisa para o desenvolvimento, função e reprodução, onde o RNA será formado como uma cópia do DNA para converter aminoácidos em proteínas. Às vezes, o RNA também atua como um regulador da expressão gênica.

Diferenças no DNA e RNA revelam a jornada dos genes

Dentro do corpo, o DNA armazena o material genético que os humanos usam para sustentar a vida. Então, qual é o papel do RNA? É precisamente a molécula de RNA que se torna a estrutura para a síntese de proteínas. Esta tarefa particular será realizada por um grupo de moléculas de RNA chamadas mensageiro RNA (mRNA). Como é chamado, o mRNA é um mensageiro no processo de síntese de proteínas. Este processo também envolve outro grupo de moléculas de RNA, a saber transferir RNA (tRNA) e RNA ribossomal (rRNA). A síntese de proteínas ocorre no ribossomo, que é uma coleção complexa de rRNA com mais de 50 tipos de proteínas.

O papel do DNA e RNA em vacinas

O processo de trabalho do DNA e do RNA faz com que o mundo da saúde se mova mais rapidamente na medicina. Um deles é criar uma vacina de DNA. As vacinas de DNA têm sido aplicadas na prevenção de várias doenças infecciosas e malignas. No entanto, a eficácia desta vacina não foi tão ótima quanto o esperado por muitas partes. As vacinas de DNA são consideradas um importante avanço na história da vacinologia. No entanto, é claro que mais pesquisas ainda são necessárias para que sua eficácia seja a esperada. [[Artigo relacionado]]

Benefícios do DNA e RNA na medicina

Agora, esses dois ácidos podem ser produzidos em laboratório para fins medicinais. Os especialistas em saúde fazem combinações de DNA ou RNA para vários fins. Alguns dos usos da combinação incluem:
  • Melhore a memória e a nitidez mental
  • Tratamento ou prevenção da doença de Alzheimer
  • Trate a depressão
  • Endurecimento da pele
  • Neutralize os efeitos do envelhecimento
Espera-se que um conhecimento mais profundo das diferenças entre DNA e RNA pavimente o caminho para o avanço da ciência médica. A aplicação de tratamento com DNA e RNA no futuro deverá ser mais amplamente utilizada. Curioso sobre a diferença entre DNA e RNA e seu desenvolvimento para a saúde? Você pode consulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.