Registro médico é um termo que geralmente aparece quando alguém consulta uma unidade de saúde. Os registros médicos geralmente são necessários aos médicos ou equipe médica relacionada para descobrir informações detalhadas sobre o histórico médico do paciente. A partir dos registros existentes, o médico pode determinar que tipo de acompanhamento é adequado para o paciente. No entanto, o paciente também tem o direito de saber sobre as coisas listadas no documento. Todas as informações contidas no prontuário têm uso próprio.
Definição de prontuário médico
O prontuário é um documento que contém a história da doença do paciente. No entanto, essas informações não cobrem todo o seu conteúdo. Com base no Regulamento do Ministério da Saúde (Permenkes) nº 269, de 2008, referente ao prontuário, o prontuário é um arquivo que contém anotações sobre a identidade do paciente, bem como documentos de histórico de exames, tratamentos, ações e demais atendimentos realizados. fornecido aos pacientes. Os documentos referidos referem-se aos prontuários de determinados médicos, dentistas e / ou profissionais de saúde, comprovando relatórios de resultados, registros diários de observação e tratamento e todos os registros, sejam na forma de fotos de radiologia, imagens de imagem ( imagiologia ) e gravações de eletrodiagnóstico. O ultrassom é um dos registros do prontuário, ou seja, o prontuário é a documentação referente às informações do serviço prestado pelo pessoal médico aos pacientes na forma de laudos, anotações e registros. Os dados usados como conteúdo do prontuário são usados para a manutenção da saúde e tratamento do paciente. Além disso, a função do conteúdo do prontuário médico também é útil para a comprovação da aplicação da lei e da disciplina médica, bem como para a aplicação da ética médica. Os registros médicos também podem ser usados para fins educacionais, pesquisas e como base para o financiamento do orçamento da saúde. Para descobrir estatísticas sobre as condições de saúde em certas regiões ou mesmo em toda a Indonésia, os registros médicos também podem ser usados como dados de referência. [[Artigo relacionado]]Preencher o prontuário médico
O conteúdo do registro médico são informações sobre coisas que são obtidas pelo pessoal médico a partir do exame do paciente. No entanto, existem informações detalhadas que são inseridas no prontuário médico. Registo dos registos médicos dos resultados dos exames dos doentes De acordo com o Prontuário Médico e Materiais de Ensino de Informação Sanitária (RMIK) publicado pelo Ministério da Saúde, as informações detalhadas nos prontuários podem ser preenchidas através da obtenção de dois tipos de dados dos doentes, nomeadamente clínicos dados e dados administrativos. São os dados clínicos do paciente que devem ser preenchidos no prontuário:- Identidade do paciente.
- Data e hora da ação.
- Os resultados da anamnese, pelo menos sobre queixas e história da doença.
- Resultados do exame físico e suporte médico.
- Diagnóstico.
- Plano de gerenciamento.
- Tratamento administrado ao paciente.
- Outras informações de apoio.
- Nome completo.
- Número do registro médico e outros números de identificação.
- Endereço completo.
- Data, mês, ano e cidade de nascimento.
- Gênero.
- Estado civil.
- Nome e endereço da família mais próxima que pode ser contatada.
- Data e hora do registro na recepção do paciente.
- Nome e outra identidade do serviço de saúde.
- Registros médicos para pacientes ambulatoriais.
- Registros médicos para pacientes internados.
- Registros médicos para o departamento de emergência.
- Registros médicos para pacientes em situação de desastre.
- Registros médicos para os serviços de um médico especialista ou dentista.