Dióxido de titânio em alimentos e produtos de beleza, é seguro usar?

O dióxido de titânio é um aditivo de pigmento em pó fino que pode melhorar a brancura e a opacidade em vários produtos industriais. O dióxido de titânio é misturado a produtos como creme, doces, protetor solar e pasta de dente. Outras variações de dióxido de titânio também são incorporadas em tintas, plásticos, tecidos, têxteis, cerâmicas e produtos de papel para aumentar a brancura. No entanto, o tipo de dióxido de titânio em produtos não alimentícios difere de suas variações em alimentos.

Usos e benefícios do dióxido de titânio na indústria

Como aditivo de pigmento, o dióxido de titânio tem os seguintes usos e benefícios:

1. Melhorar a qualidade da cor dos alimentos

O dióxido de titânio em pequenas quantidades pode ser misturado em vários tipos de alimentos, como doces, chicletes, pastéis , chocolate, creme de café, para decoração de bolos. O uso de dióxido de titânio não é outro senão para aumentar a opacidade e a qualidade da cor branca.

2. Preservando o produto

Além de melhorar a cor branca dos alimentos, o dióxido de titânio também é adicionado às embalagens de alimentos para estender a vida útil de um produto. As embalagens contendo dióxido de titânio reduzem a produção de etileno nas frutas - o que, por sua vez, inibe o processo de amadurecimento das frutas e aumenta a vida útil. Além disso, a embalagem que é misturada com dióxido de titânio também inibe a atividade bacteriana e reduz a exposição à luz ultravioleta.

3. Melhorar a qualidade da cor de produtos de beleza e cuidados

Além de ser misturado aos alimentos, o dióxido de titânio também é usado para melhorar a qualidade da cor de produtos de cuidado e beleza. Os produtos que contêm dióxido de titânio incluem batom, protetor solar, pó e pasta de dente.

4. Oferece um efeito protetor dos raios UV

O uso de dióxido de titânio é muito popular em filtros solares. Isso ocorre porque essa substância tem um forte efeito contra os raios UV - bloqueando os raios UVA e UVB na pele. No entanto, é relatado que o dióxido de titânio estimula a produção de radicais livres. Portanto, o uso dessa substância será acompanhado de sílica ou alumina para evitar danos às células sem perder seu efeito na proteção da pele dos raios ultravioleta.

É seguro ingerir dióxido de titânio dos alimentos?

Até recentemente, a Food and Drug Administration (FDA) classifica o dióxido de titânio como geralmente reconhecido como seguro ou GRAS ( geralmente reconhecido como seguro ) Mas, infelizmente, não existe um limite máximo de consumo para o dióxido de titânio dos alimentos. De acordo com estudos em animais conduzidos pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, dar 2.250 miligramas por peso corporal de rato não mostrou nenhum efeito negativo. No entanto, essa certamente não pode ser uma referência exata para o dióxido de titânio que é consumido por humanos.

Consideração dos perigos do dióxido de titânio em alimentos e produtos de higiene pessoal

Embora o próprio FDA classifique o dióxido de titânio como um aditivo seguro, há algumas preocupações de que esse ingrediente possa causar certos problemas para o corpo. No entanto, pesquisas relacionadas a esse problema ainda não podem ser confirmadas, de modo que resultados mais conclusivos ainda são necessários. Alguns dos problemas associados ao uso de dióxido de titânio, mas ainda requerem mais estudos, a saber:
  • O risco de crescimento do câncer, incluindo inalação
  • Estresse oxidativo
  • Acúmulo de substâncias nos órgãos do corpo em altas doses
Embora os riscos a longo prazo do dióxido de titânio não sejam claros e não conclusivos, relata-se que essa substância pode causar efeitos colaterais na forma de irritação nos olhos. Certifique-se de usar protetor solar que contenha dióxido de titânio para que ele não entre em contato com os olhos. O dióxido de titânio também pode causar irritação na pele. Sempre faça um patch test (patch test) do produto no braço antes de ser aplicado em todas as partes da pele.

Limite o consumo de alimentos embalados

Como os efeitos de longo prazo do dióxido de titânio nos alimentos requerem mais estudos, você ainda pode minimizar o risco reduzindo a ingestão de alimentos embalados. O dióxido de titânio nos alimentos é comumente encontrado nos produtos favoritos das crianças, como doces e chicletes. É recomendável educar seu filho e sua família para reduzir o consumo de doces, gomas de mascar, cremes e outros produtos embalados. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O dióxido de titânio é um aditivo adicionado para melhorar a cor branca de alimentos e produtos de higiene pessoal. Apesar de categorizado como seguro, a redução do consumo de alimentos embalados em geral ainda é recomendada. Se você ainda tiver dúvidas sobre o dióxido de titânio, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ está disponível gratuitamente em Appstore e Playstore que fornecem informações confiáveis ​​sobre saúde.