Reconhecer a função das costelas para o corpo humano

As costelas são a disposição dos ossos na região do tórax. Sua função é proteger órgãos importantes do corpo, como pulmões, coração, fígado e outros órgãos ao redor do tórax.

Reconhecendo costelas

As costelas se ligam ao esterno ou esterno. Este osso é longo e achatado. A maior parte está presa ao osso no centro do tórax. No entanto, nem todas as costelas estão conectadas ao esterno. Apenas os sete pares de costelas superiores se prendem ao esterno. Esses sete pares de costelas são conhecidos como costelas verdadeiras e estão conectadas ao esterno por meio de cartilagem (cartilagem) Enquanto os cinco pares de costelas abaixo são chamados de costelas falsas. Os primeiros três pares de costelas estão conectados à cartilagem acima, enquanto os dois pares restantes de costelas estão conectados aos músculos abdominais que a fazem flutuar. Embora pareçam rígidas e robustas, na verdade as costelas têm um certo nível de flexibilidade. É por isso que pode se expandir durante o processo respiratório e ao mesmo tempo é forte o suficiente para proteger contra impactos externos que podem ferir órgãos vitais no tórax.

Lesão nas costelas

Embora forte quando atingido por algo mais forte do que ele, as costelas podem ser feridas. Algumas lesões nas costelas cicatrizam por conta própria. No entanto, para lesões mais graves, é necessário tratamento médico. Geralmente, as lesões nas costelas são causadas por quedas, acidentes de carro ou motocicleta, impactos de objetos duros e impactos de esportes. A gravidade das lesões nas costelas pode variar de hematomas a fraturas de costelas. Você pode descobrir com certeza a lesão na costela experimentada durante o exame raio X, verifique a condição física e os registros médicos com o médico. Alguns dos sintomas que podem ocorrer devido a uma lesão na costela são:
  • Um som de estalo indica uma costela quebrada.
  • Dor na região do peito, especialmente ao respirar ou mover o corpo.
  • Hematomas no peito.
  • Dificuldade para respirar.
  • Inchaço ou amolecimento da área da costela lesionada.
  • Espasmos musculares nas costelas.
  • Forma de costela diferente.
Normalmente, as lesões nas costelas cicatrizam em cerca de três a seis semanas. Quando você experimenta uma fratura, o médico não lhe dará certas ferramentas, como um gesso, exceto para uma lesão óssea na mão ou no pé. É mais provável que o tratamento de lesões nas costelas reduza a dor nas costelas até que estejam totalmente curadas. No entanto, uma lesão na costela que rompe a caixa torácica leva 12 semanas ou mais.

O que evitar durante uma lesão na costela?

Notas de SehatQ

Se você sofrer uma lesão nas costelas ou sentir os sintomas acima, consulte imediatamente um médico para exame e tratamento adequados. Se a lesão for grave e deixada por muito tempo sem tratamento, pode causar complicações graves, como rompimento do baço ou do pulmão devido a um osso quebrado.